Tecnologia

A inteligência artificial pode ser uma aliada e não uma concorrente. Entenda!

Desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022, até a evolução repentina de milhares de outras ferramentas de IA até hoje, seja para criação de conteúdos, de imagem ou de análise de dados, uma questão ainda continua a assombrar determinados negócios e profissionais: afinal, a Inteligência Artificial se tornou uma aliada ou concorrente direta?

O fato é que ninguém, nem mesmo os desenvolvedores dessas tecnologias, nem o próprio Google, consegue mensurar ou prever o que será do futuro nesse sentido.

Porém, hoje, é certo afirmar que nem a mais avançada das IAs disponíveis no mercado é capaz de substituir a criatividade humana, mas pode ajudá-la e muito!

Sendo assim, se o assunto te interessa, não deixe de conferir esta leitura até o final!

Inteligência Artificial: uma aliada ou vilã do marketing de conteúdo?

Como bem resumimos, ainda é cedo para considerar a Inteligência Artificial uma vilã para as agências e profissionais do marketing de conteúdo. No entanto, ao mesmo tempo, é impossível desconsiderar o papel fundamental que estas tecnologias têm atualmente nos mais diversos processos, desde o planejamento, passando pela criação, até a análise de dados dentro de uma estratégia digital.

Sendo assim, até o momento, a IA deve ser encarada como uma forte aliada nessa nova era, permitindo otimizar infinitas tarefas, sugerir ideias, facilitar etapas e até mesmo automatizar alguns trabalhos.

No entanto, é muito improvável que ela seja capaz de substituir por completo especialistas humanos e, principalmente, a capacidade criativa do homem.

A Inteligência Artificial X o futuro do Marketing de Conteúdo

Quando trazemos o uso da Inteligência Artificial especificamente para a criação de conteúdos, o que não faltam são ferramentas e tecnologias cada vez mais avançadas para este fim.

Além do ChatGPT, o próprio Google já “entrega” respostas prontas, geradas por sua IA em seus resultados de busca. E isso não significa, necessariamente, que chegamos ao fim do SEO e que tudo o que investimos em marketing de conteúdo até ontem perderá o seu valor agora.

Muito pelo contrário! Afinal, a maior parcela de renda dessas plataformas ainda se concentra nas estratégias de conteúdo, sejam eles patrocinados ou orgânicos. Logo, a criação de textos relevantes jamais deixará de existir. Porém, a forma que serão criados e consumidos, é que é uma incógnita!

Quais as vantagens e riscos de usar a IA na criação de seus textos?

Ainda que o Google venha destacando os resultados de sua IA antes mesmo dos conteúdos na primeira página, a plataforma reforça o seu compromisso com a qualificação dos textos.

Prova disso é o nítido aviso que o buscador deixa aos seus usuários sobre a originalidade dessas respostas, ressaltando que tal conteúdo foi “gerado por uma IA”.

Além disso, nas próprias atualizações das diretrizes, o Google enfatiza, ano após ano, a importância da criação de textos mais humanizados e que proporcionem uma experiência mais relevante, sendo isso, inclusive, um dos requisitos para o ranqueamento nas buscas.

Logo, utilizar a Inteligência Artificial para a criação de textos traz sim inúmeras vantagens, principalmente no que se refere a questões de otimização de processos, agilidade, facilitação de ideias, entre outros aspectos.

Mas paralelo a isso, o uso indevido também levanta riscos, como qualidade, irrelevância, incoerência e até mesmo informações falsas e erradas sobre determinados temas.

Sendo assim, podemos finalizar o artigo ressaltando algumas vantagens indiscutíveis do uso da Inteligência Artificial como aliada do marketing de conteúdo no que se refere aos processos operacionais. No entanto, ainda é improvável prever ou afirmar que tal tecnologia será capaz de assumir a posição de um especialista.

E você? Qual a sua opinião sobre o tema? Compartilhe o post em suas redes e levante essa discussão!

 

(Imagens: divulgação)

 

Flávio Sales

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