A sigla CRM, do inglês Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia cujo objetivo é garantir a interação com o mercado.
No entanto, diante das novas tecnologias existentes e que não param de aparecer, surge a pergunta: vale a pena investir nessa estratégia?
A resposta é sim, uma vez que essa ferramenta é fundamental na construção de relacionamentos e no controle dos negócios, contribuindo de maneira efetiva para a prospecção de clientes e para o sucesso das operações de vendas.
Segundo um estudo realizado pela Zippia, empresa norte-americana de Recursos Humanos e Tecnologia, a adoção de uma solução de CRM apresenta os seguintes resultados:
Vem entender mais!
O conceito de CRM surgiu na década de 1970 através das pesquisas de satisfação dos clientes, porém, foi só nos anos de 1990 que surgiram os primeiros sistemas voltados à gestão dos relacionamentos.
As soluções em nuvem, ou seja, o uso de aplicativos em datacenters e acessados através da internet, apareceram no mercado no início dos anos 2000, quando a integração com os sistemas de gestão (ERP’s) passou a ser uma realidade.
Desde então, essas soluções se popularizaram e, hoje, são empregadas por milhares de empresas.
O objetivo é conhecer e monitorar a jornada de cada cliente, a fim de estreitar os relacionamentos e, consequentemente, impulsionar os resultados dos negócios.
O CRM tem sido um grande aliado das relações empresariais, atendendo tanto aos negócios B2B quanto possuindo uma significativa importância para as empresas que operam com projetos envolvendo valores consideráveis.
O acompanhamento de cada negociação precisa ser controlado com eficiência.
As ações devem ser tomadas na medida em que os processos se desencadeiam, portanto, é comum que as empresas adotem um Ciclo de Vendas, que é uma metodologia que permite uma relação adequada desde o primeiro contato até o fechamento do pedido.
O controle dessas operações é essencial, por isso uma boa gestão dos relacionamentos permite:
Assim como todos os segmentos de negócios e setores responsáveis pelas operações das empresas, o CRM também foi beneficiado pela chegada de novos recursos tecnológicos.
A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, é uma das grandes tendências para os próximos anos.
Junto ao Machine Learning (ML), ou seja, a capacidade que sistemas possuem em aprender a partir dos acontecimentos, torna-se possível conhecer cada cliente de maneira personalizada.
Com isso, pode-se identificar o melhor momento para um contato e encaminhar a cada um mensagens personalizadas que atendam exatamente ao que a empresa ou pessoa está procurando.
O melhor de tudo isso é que essas operações podem ser realizadas de forma automática e sem qualquer interferência de operadores humanos, cabendo aos profissionais de vendas se envolverem nos processos no momento adequado.
Como se observa, o CRM se aprimorou e, cada vez mais, passa a ser uma ferramenta fundamental para as indústrias e empresas que atuam no mundo corporativo ou em projetos que necessitam de ações específicas para o alcance dos resultados.
Se a sua empresa encontra dificuldades na adoção dessa ferramenta ou deseja impulsionar os negócios a partir das tecnologias disponíveis, vale a pena avaliar a possibilidade de contratar uma consultoria comercial especializada em RD CRM.
Acesse nosso site e conheça detalhes a esse respeito!
(Imagens: divulgação)
O fim do ano se aproxima, e com ele vem aquela sensação de que os…
O branding vai muito além de regras de identidade visual ou de um logotipo sofisticado…
O RD Summit 2025 reuniu 21 mil profissionais nos seus 3 dias de encontro, trazendo…
A presença digital é inquestionável para que uma empresa possa divulgar e destacar a participação…
Com uma programação que promete elevar o nível das interações, o RD Summit 2025 se…
O RD Summit é reconhecido como o maior evento de marketing e vendas da América…