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Confira 5 estratégias de marketing nas redes sociais

O brasileiro é o povo que mais tempo passa nas redes sociais e todo o mundo (em média 21,2 minutos por visita), de acordo com o relatório da consultoria comScore divulgado em 2015. Só o Facebook — principal rede social do país — conta com cerca de 105 milhões de acessos por mês no Brasil. Não é à toa que as marcas estão dando cada vez mais atentas ao marketing nas redes sociais.

Neste artigo, veremos 5 estratégias para ajudar sua empresa a alcançar os objetivos que deseja ao atrair e engajar usuários nas redes sociais. Confira!

1. Descubra quais redes combinam com o seu negócio

As redes sociais têm propósitos e formatos diferentes. Não adianta estar presente na rede mais movimentada se isso não estiver alinhado aos seus objetivos.

Antes de entrar em uma rede social, confira como os já clientes e os clientes potenciais interagem com conteúdos de assuntos relacionados à sua empresa. Analise os perfis de concorrentes. Observe os perfis de influenciadores do seu segmento. Confira o comportamento em grupos no Facebook, tweets, textos no LinkedIn e comentários nas imagens do Instagram.

Analisar a sua buyer persona também pode auxiliar nesse processo.

2. Participe ativamente

Depois de escolhida a rede, estabeleça uma frequência para compartilhar conteúdo. Já vimos aqui no blog que postar com uma frequência insensata é um dos principais erros na gestão de redes sociais. Poste constantemente, mas com moderação.

Tenha em mente que as pessoas que seguem a sua marca não esperam receber apenas atualizações sobre os seus produtos e serviços. Elas também esperam por dicas, novidades e informações pertinentes à indústria em que você atua.

Responda a todos os comentários. Mostre-se disposto a solucionar o problema se um usuário fizer uma reclamação. Para aqueles que se dispuserem a deixar um comentário positivo, demonstre uma atenção especial, indicando posts relacionados ou materiais semelhantes.

3. Atraia a atenção do usuário

É muito fácil se distrair navegando na web, principalmente no feed das redes sociais. Por isso, o seu conteúdo precisa prender a atenção do usuário. O uso de conteúdos visuais como imagens, vídeos e infográficos desperta um maior interesse se comparado a um simples post em texto.

Inclua hashtags relacionadas ao assunto do seu post. Dessa forma, pessoas interessadas naquele tópico podem encontrá-lo com mais facilidade. Mas excesso de hashtags também pode dar um aspecto amador ao seu perfil, portanto, não exagere.

4. Crie conteúdo de valor

Antes de publicar um post, pergunte-se sempre se aquele conteúdo será útil para o seu público. À medida que as pessoas perceberem a preocupação da sua marca em compartilhar conteúdo relevante com elas, a confiança irá crescer. Assim, estarão mais abertas a ouvir quando você fizer recomendações de seus produtos ou serviços. Esse é o poder do conteúdo para as vendas.

Mas lembre-se: na maior parte das vezes, os usuários acessam as redes sociais para relaxar. Sobrecarregá-los de ofertas, além de frustrá-los, irá prejudicar a sua imagem.

5. Documente a sua estratégia de marketing nas redes sociais

É importante documentar as características das suas publicações e o impacto que elas tiveram. A dica é criar uma planilha contendo data, hora, dia da semana, título da publicação, categoria e número de interações (comentários, curtidas, retweets, compartilhamentos, etc.).

Com essas informações, analise os tipos de postagem que mais geram engajamento, quais os melhores dias da semana para publicar e quais são os melhores horários. Entenda o gosto e as motivações do seu público e publique os próximos conteúdos com base nisso. Teste outros tipos de posts e sempre analise os resultados.

Seguindo todas essas dicas com dedicação e disciplina, você será capaz de construir uma audiência consistente e que enxerga a sua marca como referência. Tenha sempre um objetivo em mente, como encaminhar os usuários para o seu site ou divulgar a marca, por exemplo. E trabalhe para alcançá-lo.

E então, gostou do post? Se você aprendeu mais sobre marketing nas redes sociais ou se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo!

Confira 5 estratégias de marketing nas redes sociais

Flávio Sales

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Published by
Flávio Sales
Tags: agencia de marketing digitalestratégiasinbound marketingmarketing de conteúdomarketing digital
9 anos ago

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