O Marketing B2B em geral apresenta mais desafios para os gestores e equipe comercial do que o tradicional marketing para consumidores finais. As vendas B2B são mais consultivas, com um ciclo de vendas longo. Muitas vezes a venda envolve um conjunto de produtos e serviços, não só uma coisa ou outra.
Por isso, elaborar uma estratégia digital de Marketing B2B exige muita atenção. As empresas não compram, por exemplo, por impulso ou por pressão. O processo de compra de um serviço ou produto corporativo ocorre de forma muito mais informada. A decisão é tomada com base em pesquisa e conhecimento.
É justamente por isso que o marketing digital pode ser uma excelente estratégia para alavancar as vendas B2B. A seguir, vamos falar sobre algumas estratégias e ações que você pode executar para ajudar o seu cliente corporativo a caminhar na jornada de compras. Acompanhe!
Como dissemos, o cliente B2B realiza compras menos movido pelo impulso e mais com base em decisões racionais, feitas após bastante pesquisa e estudo. Por isso, produzir conteúdos de qualidade, que o auxiliem durante a pesquisa e o processo de tomada de decisão, é uma das melhores estratégias para fomentar esse tipo de venda.
Ao produzir bons conteúdos, você será posicionado na cabeça do cliente não como mais um vendedor, e sim como um consultor, que irá auxiliá-lo a solucionar o “problema” que ele tem.
Em processos de venda complexos, com ciclo de vendas extenso, é essencial definir e acompanhar os principais indicadores — KPI’s — para poder garantir que as ações e estratégias estão surtindo efeito e de fato auxiliando a alavancar as vendas. Entre os índices a serem acompanhados, considere as taxas de conversão, o número de leads e o churn rate.
O CAC — custo de aquisição de clientes — é sempre maior do que o custo de retenção. Por isso, faça uso de uma estratégia de nutrição, oferecendo, de forma constante, bons conteúdos e promoções para seus atuais clientes. Para executar essa estratégia, você pode utilizar soluções de e-mail marketing e automação de marketing.
A nutrição de clientes, quando bem-feita, possibilita que você execute técnicas de up-sell e cross-sell, aproveitando um cliente já existente para vender novos produtos e serviços. O bom disso é que você já está bem posicionado na cabeça do cliente.
O mercado B2B tem canais de comunicação diferentes dos utilizados pelo consumidor final. O LinkedIn, por exemplo, é excelente para fomentar novos negócios, ao passo que o Instagram não costuma fazer muito sentido para esse segmento. Portanto, entenda sua área de atuação e identifique onde seu cliente potencial está e invista nesses canais.
Vencer o desafio do Marketing B2B no universo digital exige planejamento, estudo de cliente e mercado e um conjunto de estratégias e ações diferentes, que permitam você encontrar e fornecer os conteúdos certos para o cliente.
Para você entender ainda melhor sobre essas estratégias, aproveite e baixe agora mesmo nosso e-book completo sobre Inbound Marketing!
(Imagens: divulgação)
Com uma programação que promete elevar o nível das interações, o RD Summit 2025 se…
O RD Summit é reconhecido como o maior evento de marketing e vendas da América…
“Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.” Você já ouviu essa frase?…
Poucas empresas conseguem criar um marketing de conteúdo eficiente no B2B, afinal, a jornada de…
Com a chegada da inteligência artificial, o marketing de conteúdo B2B entrou em uma nova…
Se antes o foco das empresas B2B era atrair e converter novos clientes, hoje o…