All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • Homepage
  • Marketing Digital
Categories: EstratégiaMarketing Digital

Nutrição de leads: entenda a importância deste processo!

Como é sabido, quando um cliente fecha um negócio significa que ele já passou por todos os estágios da jornada de compra e do funil de vendas, ou seja, já passou pela descoberta do problema, que seria o topo do funil, pela consideração da solução, que seria o meio, e pela decisão de compra, o fundo do funil.

Quando um cliente está no topo, é natural que ele percorra sozinho todo o percurso até chegar ao momento de compra, certo? Não necessariamente. Existe uma técnica que pode te ajudar a fazer com que ele avance na jornada rumo ao fundo do funil, chamada nutrição de leads.

No post de hoje vamos explicar um pouco o que é e qual é a importância desse processo. Confira:

O que é nutrição de leads?

A nutrição de leads consiste em enviar, de forma automática, materiais de qualidade relacionados àqueles que já demonstraram algum tipo de interesse, com o objetivo de esclarecer alguma dúvida, complementar algum conceito e, principalmente, criar um relacionamento com esses contatos.

Atualmente, grande parte desse envio de conteúdo é feito por meio de e-mails, pela facilidade e possibilidade de segmentação.

Qual a importância da nutrição de leads?

Economia de tempo

Uma vez que o envio é todo feito por ferramentas e o conteúdo do e-mail é redigido previamente e incluído no software para ser disparado para seus contatos, não é demandado um grande esforço e pode ser feito rapidamente, economizando tempo da sua equipe de marketing.

Envio de e-mails segmentados e relevantes

Evite mensagens padronizadas para toda a base. Da mesma forma que essas ferramentas permitem um envio facilitado de e-mail, elas também permitem que seja feita uma segmentação baseada em diversos fatores. Um dos mais importantes a serem usados na nutrição das leads é que o próximo e-mail deve sempre relacionado com aquele conteúdo que o usuário acessou ou baixou no seu site. Essa precisão no envio do conteúdo garante usuários mais engajados e melhor taxa de abertura de e-mail.

Gera mais oportunidades

A segmentação e a comunicação personalizada com os leads faz com que a sua empresa acabe tendo um relacionamento próximo dos seus contatos durante um certo tempo. O resultado são pessoas mais interessadas e provavelmente mais inclinadas a conversarem com a sua empresa.

Gera oportunidades mais qualificadas

Como você está enviando materiais complementares àqueles que já foram consumidos pelo seu lead, é de se esperar que quando eles venham conversar com você já tenham mais domínio sobre o assunto e estejam mais próximos do momento de compra. Leads maduros são o sonho de qualquer vendedor.

Vendas maiores

Como os contatos já estão mais educados e cientes da necessidade de resolver um problema — além de terem mais informações sobre a sua empresa —, é comum que em muitos casos essas pessoas optem por pacotes mais completos e com valores mais altos.

Facilidade na mensuração de resultados

Por meio das ferramentas de envio de e-mail, é possível mensurar os resultados. Você pode realizar testes A/B para saber qual tipo de e-mail tem melhor taxa de abertura, taxa de respostas, cliques etc. Dessa forma, fica mais fácil sempre aprimorar o processo e atingir resultados melhores.

Olhando todos esses benefícios, fica fácil saber por que muitas empresas já usam essa técnica para conseguir mais clientes e melhorar sua comunicação com a base de contatos.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro de outras dicas? Curta nossa página no Facebook!

Nutrição de leads: entenda a importância deste processo!

Flávio Sales

Next Por que você deve investir em educar o seu público? »
Previous « Landing pages: o que são e a sua importância
Share
Published by
Flávio Sales
Tags: marketing de conteúdomarketing digitalmelhores resultadosnutrição de leadsweb bizz
10 anos ago

    Related Post

  • Benchmarking B2B: como aprender com o mercado para acelerar seus resultados?
  • Como criar conteúdo B2B que realmente converte
  • Marketing de conteúdo B2B com inteligência artificial: como unir escala, personalização e relevância

Recent Posts

  • Artigos

Benchmarking B2B: como aprender com o mercado para acelerar seus resultados?

“Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.” Você já ouviu essa frase?…

2 semanas ago
  • Comportamento

Como criar conteúdo B2B que realmente converte

Poucas empresas conseguem criar um marketing de conteúdo eficiente no B2B, afinal, a jornada de…

4 semanas ago
  • Comportamento

Marketing de conteúdo B2B com inteligência artificial: como unir escala, personalização e relevância

Com a chegada da inteligência artificial, o marketing de conteúdo B2B entrou em uma nova…

1 mês ago
  • Comportamento

Como transformar o atendimento e pós-venda B2B com IA e estratégias multicanal

Se antes o foco das empresas B2B era atrair e converter novos clientes, hoje o…

2 meses ago
  • Comportamento

Growth Hacking: conheça essa estratégia de crescimento ágil e baixo custo

Imagine crescer rápido, com pouco recurso e sem desperdiçar energia em estratégias que não funcionam.…

2 meses ago
  • Comportamento

(GEO): o que Generative Engine Optimization é, benefícios, estratégias e diferenças entre SEO

Se antes estar na primeira página do Google era fundamental, agora é essencial fazer com…

3 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L