Se você tem um site ou um blog, deseja que ele tenha bastante acessos e que sua marca seja vista como referência na área de atuação, certo?
O Search Engine Marketing Optimization, mais facilmente chamado de SEO, tem como objetivo fazer o seu site se destacar entre os outros da mesma área, marcando sua presença online e trazendo um ranqueamento melhor para seu conteúdo.
Se você quer saber o que é SEO e como você pode utilizá-lo na sua estratégia de marketing, continue lendo nosso post!
Quando as primeiras ferramentas de pesquisas surgiram, seus resultados apareciam de acordo com a presença na palavra pesquisa.
Por exemplo, se pesquisassem “o que é SEO?”, o primeiro resultado seria aquele que tivesse mais vezes o termo “o que é SEO?”.
Alguns sites começaram a se aproveitar disso, ou seja, repetiam os termos de forma desnecessária apenas para aparecer como resultado, mas não apresentavam conteúdo relevante para o leitor.
No final das contas, apesar das pessoas pesquisarem o que gostariam de saber, não conseguiam encontrar, apenas achavam propagandas ou conteúdos sem relevância para sua pesquisa.
Em 1996, Larry Page e Sergey Brin identificaram esse problema e criaram um site de busca que não levasse em conta apenas a presença do termo pesquisa, mas também a qualidade do conteúdo e até mesmo a permanência no site.
Esse site foi chamado de Page Rank e, anos depois, se tornou o mundialmente conhecido Google, que atualiza e aprimora o seu algoritmo a cada dia, buscando sempre a melhor experiência do pesquisador.
E foi assim que surgiu o SEO, a partir da necessidade de encontrar textos com o termo pesquisado, de qualidade e com conteúdo relevante.
Então, basicamente, podemos definir SEO como um conjunto de técnicas para sites e blogs para otimizar a sua posição nos resultados em uma pesquisa.
Essas técnicas consistem em definir estratégias de backlink, bem como utilizar a palavra-chave de maneira correta.
Agora que você já sabe como o SEO surgiu e para que ele serve, podemos explicar exatamente qual a importância de utilizar essas técnicas de otimização de sites.
Ao se postar um texto, o algoritmo do Google faz como se fosse uma leitura, verificando a presença ou não do termo pesquisado, ou seja, a palavra-chave, as informações contidas no texto e algumas outras informações sobre o seu site como o tempo de permanência, a taxa de rejeição, e outros dados.
Caso você siga as técnicas de SEO, seu texto provavelmente ficará melhor posicionado em relação ao que não usou, dando visibilidade e maior possibilidade de acesso para o seu conteúdo.
Caso você não siga as técnicas de SEO, você pode criar o melhor conteúdo existente, mas jamais terá a visibilidade merecida, pois o Google não vai compreender que aquele conteúdo é importante e se refere a algum assunto relevante.
Vale ressaltar aqui que as técnicas de SEO devem ser seguidas, mas não cegamente. É preciso tornar o texto agradável para o leitor, sem palavras-chaves forçadas, sem muita repetição, com leitura contínua e rápida.
Devemos sempre lembrar que o texto produzido tem como objetivo alcançar e sensibilizar pessoas e não apenas computadores, claro que buscar formas de aprimorar o ranqueamento deve ser feito, mas sem forçação.
Agora que você já sabe o que é SEO e porque é importante utilizá-lo no seu negócio, não deixe de entrar em contato com a Web Bizz para começar a utilizar as técnicas de ranqueamento ainda hoje e melhorar a visibilidade do seu negócio.
(Imagens: divulgação)
Imagine crescer rápido, com pouco recurso e sem desperdiçar energia em estratégias que não funcionam.…
Se antes estar na primeira página do Google era fundamental, agora é essencial fazer com…
Se a sua equipe de vendas B2B ainda não está usando inteligência artificial (IA) no…
Como conseguir contatos para lista de e-mail marketing? Saber como gerar leads e conseguir e-mails…
O LinkedIn não é apenas uma rede para divulgar e encontrar vagas, é também uma…
O funil de vendas em Y é uma estratégia comprovadamente eficiente para negócios B2B que…