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Qual a importância da documentação no Marketing de Conteúdo?

Para ter sucesso, o marketing de conteúdo não pode ser baseado em improviso e sim em estratégias muito bem elaboradas e ações poderosas. E a documentação do marketing de conteúdo é fundamental para isso. Porém, ela acaba sendo deixada de lado, devido à natureza acelerada de suas atividades.

As empresas sabem que realmente deveriam ter um processo de documentação em suas rotinas, pois traz melhores resultados. No entanto, ela é considerada uma “tarefa administrativa não-essencial” e deixa de ser priorizada. Neste artigo, vamos mostrar por que a documentação é essencial e deve ser criada antes de qualquer ação. Confira!

Números que contam histórias

Nada melhor do que mostrar alguns dados sobre o uso da documentação nas empresas, não é mesmo? Em sua pesquisa anual, o Content Marketing Institute (CMI) relata que mais de 70% dos entrevistados não documentam.

Em seu relatório, o CMI ainda revela que as empresas mais eficazes documentam sua estratégia de marketing. Há ainda outros dados relevantes sobre essas empresas, como, por exemplo:

  • São muito mais propensas a atestar a eficácia do marketing de conteúdo;
  • Sentem muito menos dificuldades com cada aspecto do marketing de conteúdo;
  • Geralmente tendem a perceber melhor a eficácia de suas as táticas nas redes sociais;
  • Conseguem justificar uma maior porcentagem do orçamento para ser usada em marketing de conteúdo.

Aumenta o sucesso do marketing de conteúdo

A documentação permite acessar rapidamente os resultados obtidos com essas ações, além de possibilitar a visualização e análise do comportamento do público-alvo diante do que é publicado. Essa análise de resultados é essencial para que a empresa tenha um marketing de conteúdo verdadeiramente eficaz.

Empresas maduras não apenas “jogam” seu conteúdo na internet e aguardam as reações. Elas se baseiam no que já foi feito — tanto por suas próprias equipes quanto por parceiros e concorrentes — e analisam o retorno. Documentar os resultados permite também atestar o que realmente funciona. Isso economiza tempo, dinheiro e orienta a equipe a usar estratégias realmente eficazes.

Aperfeiçoa a mensagem da sua marca

Sabe por que é importante ter as informações sobre ações realizadas e resultados obtidos documentados? Por que é uma maneira maravilhosa de dar oportunidade à sua equipe para consultar esses esforços passados e refinar seu conhecimento.

Isso ajuda a expandir e melhorar esse trabalho, levando a marca a patamares ainda maiores. A Diginomica listou quais as principais prioridades de quem faz marketing de conteúdo. Ter uma estratégia documentada é uma das maneiras mais fáceis de cumprir os objetivos dessa lista, entre os quais estão:

  • 72% querem criar conteúdo mais engajador;
  • 65% querem compreender qual conteúdo é realmente efetivo;
  • 57% querem encontrar mais e melhores caminhos para redirecionar seu conteúdo;
  • 51% querem criar conteúdo visual;
  • 41% querem se tornar os melhores “contadores de história”;
  • 41% querem entender melhor a sua audiência.

Obtém uma equipe com excelência

Quando há processos documentados, não há ruído na comunicação. E isso ajuda a evitar erros da equipe e mal-entendidos. Um ponto central para a informação importante conduz a um time em total sintonia, devidamente atualizado.

O peso da responsabilidade é disperso pela equipe. Esse time, que se autogerencia, aumenta a produtividade e diminui o retrabalho. Há menos espaço para perguntas desnecessárias repetitivas e mais espaço para competência e inovação.

Possibilita identificar os pontos fracos do marketing de conteúdo

Por fim, a documentação é ótima para revelar as áreas que estão carentes dentro de sua estratégia. Quando suas ações partem de uma estratégia de marketing claramente documentada, fica fácil medir o sucesso delas e também descobrir o que não está correndo bem.

Identificar rapidamente as áreas vulneráveis é uma ação necessária para assegurar o crescimento do seu negócio. Assim, torna-se mais fácil fazer os ajustes necessários e cobrir as lacunas.

No início de nosso artigo, falamos que muitas empresas deixam de lado a documentação do marketing de conteúdo por “falta de tempo”. No entanto, ao fazê-la, a empresa economizar tempo! Isso porque mantém uma equipe mais feliz, mais produtiva e campanhas realmente efetivas.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe conhecimento!

Qual a importância da documentação no Marketing de Conteúdo?

Flávio Sales

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Flávio Sales
Tags: agencia de marketing digitalestratégiasinbound marketingmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing Onlinemelhores resultadosweb bizz
9 anos ago

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