Talvez você ache que não tenha dinheiro para fazer uma grande campanha publicitária. Ou não teria como desenvolver uma estratégia de relacionamentos com os clientes que tenha efeitos significativos para seu negócio. Mas sabia que é possível conseguir tudo isso e ainda fidelizar a clientela com uma boa ação de marketing digital gastando muito menos do que se pensa? Se ainda não sabe muito bem o que é marketing digital ou como este artifício poderia ajudar no crescimento de sua empresa, este post foi escrito para você! Acompanhe conosco e descubra.
Em termos simplistas, o marketing digital é a promoção de produtos, serviços ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica. Isso se difere do marketing tradicional na medida em que envolve a utilização de métodos mais eficazes para analisar uma campanha online e entender o que está funcionando ou não — geralmente em tempo real, com métricas mais claras, e maior ROI (Retorno sobre o Investimento).
Como existem cada vez mais pessoas conectadas à Internet, é difícil determinar quando não é recomendado o marketing digital. Sua aplicação encontra boa eficiência para negócios e ações corporativas de variados portes e áreas de atuação. Estar online com sua empresa permite um alcance global, chegando a clientes mais distantes, além de alta interatividade com sua persona, visto que nos websites e redes sociais viabiliza comunicações bilaterais com os clientes e demais interessados no que você apresenta ao mercado. Tal ensejo gera informações sobre os modos de uso e preferências dos consumidores, o que possibilita que a empresa compreenda mais sua clientela e elabore campanhas melhores e até promoções personalizadas.
No marketing digital, boa parte das ações é mensurável: da contagem das visitas em um site, à quantidade de cliques nos anúncios pagos, por exemplo. Sem falar nas interações realizadas nas redes sociais. Essa avassaladora quantidade de dados acomoda muito mais confiabilidade para o gestor tomar melhores decisões e criar ações de marketing mais eficientes. Será viável direcionar os investimentos, segmentando os anúncios e promoções, gastando bem menos do que se faria em uma campanha tradicional.
Há diversas formas de fazer seu negócio marcar presença online. Pode-se oferecer conteúdo relevante em seu site ou blog, educando seu público-alvo sobre o tema de seu negócio, porém sem fazer propagandas diretas. Se você se tornar referência em sua área de atuação, poderá usar sua influência posteriormente para apresentar seus produtos e conseguir mais vendas. É muito conveniente atuar nas redes sociais também, tirando proveito do engajamento de seus fãs e seguidores. Vale a pena ainda trabalhar com um e-mail marketing bem elaborado e adaptar seu site para os dispositivos mobile.
Agora que você já sabe mais sobre marketing digital, que tal descobrir como fidelizar os clientes de seu negócio?
Como você acha que o marketing digital pode ajudar na expansão e difusão de seu negócio? E nos relacionamentos com seu público-alvo? Você já utilizou algumas ferramentas estratégicas online? Conte um pouco de suas experiências, seu comentário é importante!
Como conseguir contatos para lista de e-mail marketing? Saber como gerar leads e conseguir e-mails…
O LinkedIn não é apenas uma rede para divulgar e encontrar vagas, é também uma…
O funil de vendas em Y é uma estratégia comprovadamente eficiente para negócios B2B que…
Entre os maiores desafios das empresas B2B, gerar leads qualificados e escalar as vendas no…
Se você está aqui, provavelmente está com dificuldades nas vendas B2B. Afinal, existem várias armadilhas…
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…