As redes sociais e o mundo digital já fazem parte de todo o processo diário de qualquer pessoa, passando por agendamento de compromissos, compartilhamento de conteúdo e ideias, expansão de contatos e tantos outros. É difícil imaginar o mundo de hoje sem essas presenças? E se a todo o momento estamos interagindo com outras pessoas, pergunto: por que não se comunicar com as marcas também? E pensando nisso, separamos algumas dicas para sua empresa entrar nas redes sociais ganhando seguidores satisfeitos com o conteúdo produzido por sua página. Confira:
Conheça as redes sociais e identifique qual delas combina mais com o seu negócio
São inúmeras redes sociais existentes hoje em dia. Cada uma com um público específico e, consequentemente, com uma finalidade diferente. Engana-se quem acha que é necessário estar ativo em todas elas. Escolha a que combina mais com o seus objetivos e a que vai ser uma ferramenta importante para disseminar seu conteúdo e para conversar com a sua audiência.
Abaixo, listamos algumas características das principais redes:
Twitter: É um canal bastante simples e que proporciona uma conversa direta com o seu público. São mensagens rápidas, diretas e que proporcionam muita interação. É uma oportunidade ímpar para a empresa que deseja conversar com com seu cliente e pode respondê-los com bastante eficiência.
Google+: Apesar de não muito popular, devemos ter uma atenção especial a ele. Isso porque trata-se de uma rede do Google, e a presença nela contribui para um bom rankeamento no site de busca. Além disso, há uma página direcionada para empresas em que é permitida a transmissão de webinars e até anúncios.
Instagram: A rede de compartilhamentos de fotos e momentos ganhou a todos pela simplicidade de uso e, principalmente, pela fácil interação. Tais características têm transformado essa rede em um meio majoritariamente jovem. Quanto aos anúncios, o Instagram ainda caminha. No Brasil eles começaram ser veiculados há pouco tempo, desde março de 2015. Antes disso, as propagandas poderiam ser feitas por meio de pessoas influentes que marcam presença na rede.
LinkedIn: A maior rede corporativa do mundo é a mais eficiente na geração de leads qualificados. Indicada especialmente para empresas B2B, a página no LinkedIn da sua empresa deve veicular conteúdos que interessem ao seu público. É importante também participar de grupos que discutem interesses comuns.
Pinterest: Se você é uma empresa que vende inovação, tendência e design, lá é o seu lugar. Hoje em dia é a rede em que as pessoas e empresas mais usam para buscar referências e se inspirar.
YouTube: Ótimo para criar conteúdo, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Lá você é capaz de impactar seus clientes de forma diferente, por meio de produções audiovisuais, como tutoriais, entrevistas e vídeos explicativos. Se sua empresa tem conteúdo relevante, porque não?
Facebook: ele merece destaque
É a maior rede social do mundo e a que tem mais usuários no Brasil. Por isso, é recomendável que todos marquem sua presença por lá. O Facebook é eficiente tanto para divulgação de conteúdo, quanto para atender e interagir com o consumidor. O importante é que toda empresa tenha a consciência de que é preciso ter uma FanPage, e não um perfil. Além de ir contra as regras do perfil dessa rede social, um perfil não te fornece dados necessários sobre seu público, como localização, interesse e alcance como a FanPage irá oferecer.
Monitorar: um ato bastante valioso e recompensador
Depois de definidas quais são as redes em que sua marca estará presente, é essencial um trabalho de monitoramento. Só assim você vai conseguir mensurar todos os resultados do seu trabalho e definir quais serão as estratégias para torná-lo ainda mais eficiente. Você vai se surpreender com a quantidade de informações que será capaz de recolher! Além disso, um bom monitoramento traz eficácia na relação direta com o cliente. Dessa forma, é importante identificar quais são as mensagens que chegam para você e que mencionam a sua marca, buscando respondê-las da melhor forma possível e com agilidade.
Deu para perceber o quanto é importante utilizar bem as redes sociais, não é! Todas elas possuem formas de interação importantíssimas com o seu público alvo. Ao mesmo tempo, você projeta a imagem de sua marca para que todos conheçam-na melhor, mas mais que isso, que o seu público possua uma interação direta com ela, onde ele possa dizer o que precisar e ter suas necessidades atendidas. E o melhor de tudo isso? O investimento é relativamente baixo. Então, como você lida com a comunicação nas redes sociais com seu público alvo? Qual rede social mais atende o perfil de sua empresa? Deixe seu comentário contando pra gente!