O Inbound Marketing é uma estratégia promocional que busca atrair a atenção dos clientes de sua empresa, fazendo com que eles interajam com ela de forma natural e espontânea. Assim, você conquista melhores resultados, constrói um relacionamento eficiente com seus clientes e posiciona-se como uma autoridade em sua área de atuação.
Entretanto, por ser um segmento recente, muitas empresas ainda falham na hora de implementar o inbound em suas ações. Para que o mesmo não aconteça com você, no post de hoje, apresentamos os 5 erros mais recorrentes de Inbound Marketing. Vamos lá?
1. Não fazer o planejamento da campanha
Assim como em qualquer estratégia promocional, o planejamento é muito importante para uma campanha de Inbound Marketing. Dessa forma, você saberá exatamente o que fazer para conquistar seus objetivos e, caso algo não funcione como deveria, poderá elaborar medidas corretivas.
Portanto, antes de mais nada, dedique-se à criação da sua persona, identificando quais são as dúvidas e problemas que ela possui. A partir dessa ação, você saberá quais tipos de conteúdo deve produzir para chamar sua atenção. Com objetivos claros e métricas bem definidas, é possível avaliar com clareza o sucesso de suas estratégias.
2. Esperar resultados rápidos do Inbound Marketing
Ao investir no Inbound Marketing, um erro bastante recorrente é a expectativa de imediatamente começar a gerar resultados para a empresa. Não há dúvidas de o quão benéfico o inbound pode ser quando aplicado de forma planejada, mas é importante entender que seus resultados costumam ser conquistados no médio e no longo prazo.
Isso acontece porque o conteúdo produzido por sua empresa demora um certo tempo para ser ranqueado pelo Google, e é a partir disso que você atrairá um maior volume de clientes. Dessa forma, entender a fundo suas estratégias de Inbound Marketing e saber em quanto tempo elas devem apresentar resultados é fundamental para você não se frustrar e desistir da ação antes da hora.
3. Falar apenas de sua empresa e seus produtos
É muito comum vermos algumas empresas produzindo conteúdos que falam apenas sobre os seus produtos e serviços. Apesar de parecer uma boa ideia, esse tipo de material não é eficiente para atrair clientes para a sua empresa, podendo até mesmo atrapalhar a conquista de resultados.
A essência do Inbound Marketing é justamente a divulgação de conteúdo relevante para sua persona, permitindo a formação de um relacionamento antes mesmo de ela conhecer o que você está vendendo. Portanto, produza materiais sempre pensando nas necessidades do seu cliente. Assim, você permite a geração de mais oportunidades de negócio para sua empresa.
4. Não publicar conteúdos com frequência
Um dos erros mais frequentemente cometidos em uma estratégia empresarial de Inbound Marketing é abandonar a produção de conteúdo depois de um certo período. Fazer isso pode fazer com que seus clientes percam o interesse em acompanhar a sua empresa, pois nada de novo é realizado.
Assim, o processo de nutrição e conversão de leads é prejudicado. O ideal é que você estipule uma frequência de publicações e a mantenha de forma consistente, demonstrando que sua empresa se mantêm atualizada e dando motivos para que seus clientes continuem acompanhando você.
5. Não acompanhar os resultados
Toda campanha de Inbound Marketing deve focar em um objetivo específico. E para garantir a conquista dessas metas, é muito importante que você acompanhe de perto as métricas capazes de mensurar os resultados de sua estratégia.
Para tal, você deve saber exatamente qual é o número de visitas em seu site, quais são os conteúdos mais lidos e quais materiais geram mais leads. Acompanhe também o retorno sobre o investimento, o custo por lead e a taxa de conversão, entre outras métricas que possam ser importantes. Dessa maneira, você poderá corrigir em tempo hábil as estratégias que não estão gerando bons resultados, além de investir ainda mais nas práticas mais eficientes.
E então, pronto para manter esses erros recorrentes de Inbound Marketing bem longe da sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Experiências para compartilhar? Deixe seu comentário e entre para a conversa!