Estar nas redes sociais é fundamental para a sobrevivência de qualquer pequena empresa atuante no mercado digital, sendo muitas as vantagens que sua marca pode obter estando próxima dos clientes. No entanto, os benefícios dão lugar a problemas quando certos erros são cometidos. Afinal, se existe proximidade e exposição, nenhum tropeço passará despercebido diante de seus seguidores online. Ninguém deseja ver a própria marca no hall das páginas mal geridas, certo? Para que isso não ocorra com sua empresa, destacamos alguns erros a serem evitados na gestão de redes sociais.
Utilizar as mídias sociais apenas como meio de se promover
O equívoco em achar que as redes devem servir como uma propaganda direta dos produtos da empresa é extremamente comum, sobretudo quando o empreendedor tem pouca noção de marketing digital. Isso acontece, muitas vezes, devido às dificuldades que muitas empresas têm em alinhar estratégias off-line e online.
Fazer de sua página uma espécie de folheto de supermercado, com posts direcionados somente a promoções, ofertas e frases apelativas de indução à compra são exemplos de conteúdos pouco atrativos, que geram baixo engajamento do público.
Ainda que um perfil comercial tenha as vendas como principal objetivo, é preciso atentar às estratégias de comunicação proporcionadas pelas as redes sociais. Estreitar os laços com os clientes, estabelecer uma relação de lealdade e divulgar conteúdos informativos relacionados aos valores de sua marca, são formas indiretas e eficazes de conquistar fidelizações e novas vendas.
Remar contra a maré do engajamento
Fazer postagens que não geram curtidas, tampouco compartilhamentos, é um dos erros mais fatais para a imagem de sua empresa. Isso porque, nesse caso, o problema não se limita a um conteúdo fraco, que por si só prejudica a imagem de sua marca, mas leva a cometer outro erro muito comprometedor: o de republicar o mesmo conteúdo outras vezes.
É preciso conhecer muito bem o seu cliente antes de traçar estratégias de marketing – nisso está a importância de ouvi-los. Uma dica é criar um conteúdo que estimule a participação ativa do público, através de materiais ricos, nunca subestimando a importância em dar um aspecto visualmente agradável às postagens pelo uso de bons infográficos e imagens, capazes de tornar a publicação mais impactante.
Postar com uma frequência insensata
Talvez o mais comum entre os erros cometidos por empresas nas redes sociais – o que o torna ainda mais grave! É preciso estar atento à periodicidade ideal de publicações de acordo com as particularidades de cada rede social, sob o risco de perder clientes.
Postar com muita frequência, por exemplo, pode ser inconveniente a ponto de seus seguidores deixarem de acompanhar a página da empresa. Por outro lado, publicar raramente pode ser ainda pior, minando as possibilidades de interação e engajamento e fazendo com que sua marca caia no esquecimento.
Por isso, é importante ter ponderação, o que, neste caso, significa postar diariamente e de forma moderada.
Interagir pouco com o público
Estar nas redes sociais e não se comunicar com as pessoas é, além de contraditório, um indicativo de falta de comprometimento. Ao decidir acompanhar sua página, os seguidores procuram interação com a empresa. Seus clientes querem contar com atenção e um atendimento ágil e pessoal, que os faça sentir valorizados.
Portanto, monitore tudo que acontece em sua página, tenha uma equipe sempre disponível para suprir as necessidades dos usuários, receba críticas com paciência e nunca falte com cortesia.
Querer estar em todas as redes sociais
Na gestão de redes sociais, marcar presença em várias redes pode ser uma má estratégia para seu negócio. Caso não haja condições de se dedicar a todas as páginas, mantendo os perfis ativos e com o mesmo nível de atendimento, o tempo e os esforços dedicados a elas terão sido em vão. Mais vale uma única rede social bem gerida do que várias inativas.
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