Toda empresa tem uma identidade; reforçá-la e impulsioná-la no mercado é um dos papéis do marketing, revertendo-se em maiores taxas de conversão de leads. Os clientes podem não ser os mesmos, nem os produtos e serviços, mas a empresa é, independente de em quais meios decida divulgar ou angariar leads, sendo marketing online ou offline. Logo, é preciso que toda a comunicação gerada esteja pautada no mesmo discurso e nos mesmos objetivos.
Este alinhamento é essencial para que a empresa ganhe força, conquiste credibilidade e tenha toda a sua estratégia de comunicação alinhada e funcionando em prol dos mesmos resultados que ela espera alcançar com seu trabalho de marketing. Atrair, captar, reter e fidelizar clientes é um esforço contínuo que requer um bom planejamento e o uso adequado de ferramentas especialmente desenvolvidas para o objetivo de cada campanha. Conheça a seguir algumas das principais maneiras de alinhar estratégias de marketing e garantir bons resultados tanto no modelo online quanto no offline.
Faça um planejamento estratégico integrado
Comece definindo seus objetivos com o marketing e as características de seus públicos-alvos para poder decidir qual das duas formas usar com cada um, lembrando que, atualmente, dada a eficácia de ambas e a evolução da internet, não se pode praticamente encontrar mais nenhuma empresa que não considere válida a ideia de trabalhar com as duas maneiras. O ideal é não pensar em um ou outro. Mas sim nos dois, em alinhá-los. Cada um vai atingir uma parcela do público de uma forma, em um determinado momento ou situação, produzir um impacto e, ao fim, gerar resultados para um objetivo comum: promover a marca, os produtos, vender mais, enfim.
Toda estratégia de comunicação atual não pode nem desconsiderar os meios tradicionais, tampouco deixar de lado o advento da era digital. É preciso realizar um trabalho multiplataformas, até mesmo porque há diversos públicos que transitam entre ambas as formas: tanto veem TV quanto leem blogs, redes sociais…embora com maior ou menor intensidade um ou outro.
Tenha um discurso unificado às diretrizes organizacionais
Não importa onde os clientes serão captados ou que tipo de aquisição farão de você: sua marca e sua empresa são sempre as mesmas, e é preciso ter um bom posicionamento para garantir resultados tanto em estratégias de marketing online quanto offline.
Isso porque o discurso da organização é um só, os canais e meios de comunicação é que podem divergir de acordo com cada nicho ou característica de público e campanha que ela explora. A missão, visão e valores da companhia devem estar unificados, sendo repassados em todos os materiais que ela produza, embora cada um tenha suas especificidades.
Defina seus públicos e alinhe as estratégias de marketing
Montando um bom planejamento que os defina objetivos, é possível traçar metas e definir estratégias para cada uma delas. Quais públicos se deseja impactar? O público X não costuma acompanhar internet, mas assiste TV ou ouve rádio sempre? Seu marketing será neste sentido então? O público Y, também de seu interesse, é mais jovem e não costuma ter muito tempo para ver noticiários ou acompanhar estes veículos, e se conecta mais com a web, busca informações em sites, mantém perfis em redes sociais, acompanha newsletters?
Muito bem: então além de fazer uma estratégia para divulgação nos meios mais tradicionais para o público Y, é necessário também investir em mídias digitais e conteúdos relevantes ou de atração para captar seus leads e levantar dados ou cadastros para prospecção. Ou ainda pode ser que haja um público Z, que não dá muita atenção para todas estas coisas, mas costuma sempre comprar ou assinar determinada revista ou jornal? É possível incluir anúncios nestes veículos também e ganhar presença não só no meio digital como no ambiente offline, aumentando as chances de impacto e de sucesso de seu marketing.
Faça-os caminhar de mãos dadas, como complementos
Muitas empresas já fazem isso, nem que seja com o intuito genuíno de apenas divulgar mais canais para contato e interação com a marca, colocando em panfletos, em impressos, propaganda em outdoors e até mesmo em ônibus e demais meios offline o endereço da página do Instagram, Facebook, e assim por diante, instigando o público a curtir determinado conceito e se engajar por estes meios. Mas há que se inserir esta estratégia no planejamento de marketing desde o começo, visando não só divulgar mais, porém engajar melhor também.
E então, sua empresa já faz isto? Precisa de uma força para alinhar as estratégias de marketing de seu negócio e aumentar ainda mais suas taxas de retorno? Comente aqui com a gente! Temos prazer em ouvir e ajudar você!