Se eu tivesse que escolher uma vantagem do marketing digital eu diria: a possibilidade efetiva de medirmos, de forma quase que imediata, os resultados de cada estratégia adotada. No ambiente online, tudo pode ser medido, parametrizado, analisado. Acontece que essa infinidade de números disponíveis nos relatórios podem te dar uma falsa ideia do que você está ganhando. É tanta informação disponível que é preciso entender quais informações são realmente relevantes, quais dados de fato precisam ser mensurados e avaliados. E para você não errar nessa mensuração, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Acompanhe!
Métricas de vaidade são apenas números
É super comum vermos pessoas impressionadas com o número de curtidas na fanpage, com o número de visualizações no site e no YouTube, com a quantidade de seguidores no Twitter e Instagram. Claro que estes números não devem ser desprezados, mas de fato não são os mais importantes na hora de avaliar toda a estratégia desenvolvida no ambiente online. As chamadas métricas de vaidade são utilizadas para medir apenas o número de pessoas atingidas por aquela mídia, mas não demonstra o quanto isso contribuiu para a conversão em vendas.
Como vender é o processo fim de 8 em cada 10 planejamentos de marketing, é fundamental que se conheça números que, de fato, demonstrem as reais oportunidades de negócio e as estratégias que otimizaram seu negócio ou precisam ser readequadas. Lembre-se: um grande número de seguidores e visualizações são apenas números se vistos isoladamente, ok?
Indicadores de performance
O principal recurso para que possamos medir de forma eficaz as estratégias de um negócio é através dos KPIs (do inglês “Key Performance Indicator”). Os KPIs são indicadores de performance, capazes de mostrar, através de diferentes métricas, quais foram as melhores iniciativas e quais precisam de ajuste. Um exemplo de indicador é o de quantidade de visitas em uma página – capaz de determinar a eficácia de SEO adotadas. Outro exemplo refere-se à geração de leads, fundamental para quem quer aumentar sua base de clientes em potencial.
Definindo KPIs
Na hora de definir os indicadores não existe fórmula mágica. Cada campanha é única, tem uma necessidade, uma estratégia. Por isso, é preciso ter bastante claro os objetivos e as métricas que serão analisadas em cada uma. Por exemplo: quando fazemos uma campanha de Inbound Marketing, visando a conversão de leads, uma das métricas que serão geradas é a de aumento de visitas. Se não se analisar a métrica de conversão, o objetivo real da campanha pode estar comprometido por um erro de validação, já que não teremos conhecimento do que de fato virou vendas.
Planejamento estratégico do negócio
Para cada meta estabelecida é preciso que um indicador seja atribuído. Para que esta tarefa tenha bons resultados, é preciso que sejam definidas juntamente com os líderes de cada setor envolvido e devem estar presentes no planejamento estratégico da sua empresa. Importante ressaltar que cada indicador estabelecido deve ser passível de ser medido e devem focar nas ações que são fundamentais para o seu negócio.
Para que as métricas estabelecidas cumpram seu objetivo e os indicadores sejam efetivamente utilizados na sua empresa, é preciso que todos os envolvidos no processo tenham conhecimento dos seus objetivos e que sejam adotadas ferramentas que possibilitem sua correta medição.
Viu como os KPIs são importantes na hora de medir os resultados das suas campanhas e como as métricas de vaidade não devem ser utilizadas para definição de estratégias? Você já utiliza algum indicador de desempenho em suas estratégias de Marketing Digital? Conte suas experiências através dos comentários.