O marketing B2B é aquele feito de empresa para empresa, quando o cliente de uma empresa não é um consumidor final e sim outra empresa.
O Facebook e o Twitter são as redes sociais mais utilizadas, tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Porém, o pulo do gato para uma estratégia de marketing B2B realmente está no LinkedIn.
Por que o LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede de 12 anos direcionada para relações profissionais, tanto de empresa com profissionais e vice-versa, quanto de empresas com empresas e também profissionais com profissionais. Lá, deve-se vender seu próprio peixe como profissional e as empresas que possuem uma página por lá apresentam o seu negócio, não só para buscar novos negócios, como também novos colaboradores.
O LinkedIn também abriga perfis de influenciadores, tanto dentro de empresas (os gerentes, diretores, presidentes), como aqueles que são influenciadores globais (donos de grandes empresas como o próprio Facebook, SAP, Google…).
Company Page
Assim como o Facebook, o LinkedIn também tem um espaço direcionado para a empresa. Lá, o time de marketing da empresa pode vender o negócio, produto e serviço da forma como melhor se encaixa na estratégia de comunicação.
Como o LinkedIn é totalmente direcionado para a vida profissional, há muitas outras empresas procurando fornecedores e clientes, bem como profissionais procurando novas oportunidades de ingresso ou reingresso no mercado de trabalho.
Showcase Pages
Dentro da Company Page, é possível criar um Showcase Page, que nada mais é do que uma página específica para você conseguir contemplar todos os tipos de produtos ou serviços que oferece.
Dessa forma, funciona como uma vitrine, onde você poderá explicar detalhadamente, em formato de texto, foto ou vídeo, informações específicas de produtos ou serviços que o seu negócio oferece.
Como atingir sucesso com o Marketing B2B no LinkedIn
A sua estratégia deve partir do tipo de linguagem e conteúdo que a empresa irá postar. Diferentemente de quando a empresa possui um consumidor final pessoa física, onde se deve criar uma relação, muitas vezes até afetiva, entre a pessoa e a empresa, quando se planeja o marketing B2B, você deve entregar conteúdo que interessa para o cliente como um todo, sejam artigos técnicos que ajudarão em algum processo dele ou demonstrações de como seu produto ou serviço pode trazer benefícios para ele, seja economia de dinheiro, aumento de produção, etc.
Fazer apenas promoções pode ser efetivo em algumas épocas do ano, mas mostrar o quanto de valor o seu produto ou negócio vai agregar para o seu cliente pode trazer resultados melhores, sem precisar fazer promoções e vender por preços menores o que seu cliente poderia comprar pelo preço integral se entendesse a real importância do que você oferece a ele.
Regularidade nas postagens
Pior do que não ter uma Company Page no LinkedIn é ter uma e deixar desatualizada. Não gostamos quando vamos a uma loja, por exemplo, e sempre tem as mesmas roupas. Assim como seu cliente não irá gostar de ver o seu último post ter sido feito a 3 meses atrás.
Poste periodicamente. Há vários aplicativos que programam as postagens para que você não perca tempo ou acabe esquecendo-se de postar. Reserve um dia na semana e agende todas as postagens da semana e fique despreocupado em relação a isso. Porém, é sempre necessário ficar de olho no que os seus clientes falam de você na rede para evitar a crise antes que ela ocorra. Não abandone as redes sociais!