Repita esse mantra: “O relacionamento é a chave para o sucesso”. Não importa se é na área de vendas, se é para ter uma boa liderança na empresa, ou até mesmo na vida particular, um bom relacionamento sempre lhe abrirá novas portas. Em vendas, 71% delas ocorrem pelo relacionamento e não somente pelo produto, pela marca ou pelo preço, mas basicamente pelo relacionamento entre quem vende e quem compra.
Criar, manter e cultivar o relacionamento com o seu cliente significa demonstrar humanismo da empresa, faz com que o cliente se sinta único e especial, além de contribuir para que ele tenha maior confiança na empresa e a perceber valor agregado ao produto. Parece óbvio, mas poucas empresas fazem, e uma das melhores maneiras de encontrar novos negócios é com clientes que já têm relacionamento com sua empresa, afinal, eles já conhecem seu produto e serviço e tem mais probabilidade de fazerem negócios novamente com você. E neste post iremos falar mais sobre como ter um bom relacionamento com o seu cliente. Acompanhe.
Diga somente a verdade na negociação
Na venda, não existe espaço para vendedor “Pinóquio”. O relacionamento entre a agência e o cliente deve ser transparente. Mentir para o cliente sobre qualquer situação só fará com que a agência o perca, ou ainda pior, que o cliente repasse para seus contatos — e possíveis clientes — a experiência negativa que ele teve com sua empresa. Por isso, mantenha sua palavra, respeite as promessas feitas, não invente sobre o produto ou serviço, honre seus compromissos e mantenha sempre o cliente informado sobre o que esta acontecendo.
Resolva você o problema
Quer oportunidade melhor de mostrar a eficácia da empresa do que o cliente reclamar algo a você? Terá a grande chance de mostrar a seu cliente quão especial ele é quando você mesmo tenta resolver seu problema. Demonstrar atitude diante de um problema do cliente fará ele se tornar seu fã e te procurar sempre para futuras negociações. Não fique na defensiva quando o cliente expuser um problema, mas veja isso como uma oportunidade de ouro para conquistá-lo. Certamente esse cliente passará a ter melhores conceitos sobre você e sua empresa.
Tenha o histórico do cliente
Com certeza você já deve ter passado pela situação de ligar para o atendimento de uma operadora de celular e ter que contar sua historia a todos os atendentes que você era transferido. Claro que você ficou irritado com a situação, com vontade de cancelar o plano de celular e procurar o concorrente. Um histórico de vendas e atendimento diz muito sobre seu cliente. Com informações precisas o vendedor, pode planejar uma negociação de maneira mais segura, identificar oportunidades e focar na margem de lucro.
Além de vender o produto, ofereça sentimentos
Todos nós já percebemos que o consumidor de hoje é diferente. O consumidor antigo comprava para satisfazer as suas necessidades, mas hoje eles compram um sonho, um prazer, um sentimento. Um bom exemplo dessa mudança são os postos de gasolina, que antigamente eles vendiam somente seu produto, mas depois passaram a vender serviços de manutenção, revisão, pequenos ajustes. Alguns postos viraram ponto de encontro dos consumidores mais jovens, que se encontram lá por motivos além da gasolina, já que o posto oferece uma loja de conveniência com bebidas e comidas. Ou seja, aquele posto antigo que só se preocupava em ter gasolina, hoje também é responsável por proporcionar sentimentos dos mais variados possíveis.
É mais barato fidelizar clientes do que procurar novos
Um dos maiores estudiosos do marketing mundial, Philip Kotler, disse em um estudo que “70% da verba de uma empresa tem um objetivo quando investido em marketing: captar novos clientes no mercado.” Porém, um outro estudo dele diz que 90% da receita da empresa, vem de clientes que a empresa já têm. Diante disso, além de trabalhar para conquistar novos clientes, devemos nos preocupar em fidelizar os clientes que temos e aumentar o nível de negociação com eles, além de ter um custo menor para a empresa, fidelizá-lo irá representar maior lucratividade. Por falar em fidelização, você já conferiu essas dicas de como recompensar o seu cliente?
Agregue esses novos conhecimentos e ofereça o melhor para o seu cliente. Sempre haverá produtos e serviços mais baratos que o seu, porém, um atendimento diferenciado e individualizado é feito por poucos. Pense nas várias vezes em que você, enquanto consumidor, pagou um pouco mais caro por um produto, mas mesmo assim fechou o negócio em função do relacionamento diferenciado que deram a você. Então, faça o mesmo pelo seu cliente: tenha um bom relacionamento, trate-o como um amigo e com certeza novos clientes virão. Um bom relacionamento é a chave para o sucesso. Se você ainda tiver dúvidas ou gostaria de dar sua opinião sobre o assunto, deixe seu comentário e venha participar da conversa.