Uma boa estratégia de nutrição de leads é essencial para que eles se transformem em clientes. Quem se interessa pelo seu conteúdo e opta por ter contato com ele precisa ser impactado por um material relevante aos seus interesses e necessidades a fim de se aprofundar cada vez mais até se qualificar.
A nutrição de leads ocorre quando visitantes acessam o seu conteúdo e decidem saber mais, inscrevendo-se para receber novidades. A partir daí, você tem a oportunidade de continuar impactando essas pessoas com um material estratégico para que seja possível filtrar aquelas mais propícias a virarem seus clientes.
Esse processo precisa ser muito bem planejado, já que cada estágio do funil de vendas pede uma abordagem e um tipo de conteúdo diferente. Um erro em qualquer um desses pontos pode danificar a sua relação com o lead e prejudicar seus resultados.
Veja a seguir 4 estratégias incríveis de nutrição de leads para a sua empresa:
1. Envie e-mail marketing automatizado
Uma estratégia de nutrição de leads é um esforço impraticável de se fazer manualmente quando o assunto é e-mail marketing. Trata-se de um canal de comunicação bastante eficiente que pode ficar ainda melhor com uma plataforma de automação.
Nela, você pode configurar gatilhos que disparam conteúdo segmentado para as pessoas certas. Por exemplo, quem baixa determinado e-book pode, eventualmente, receber a recomendação de outro material . Isso aumenta consideravelmente o grau de identificação.
2. Ofereça conteúdo relevante
O que determina o sucesso da sua estratégia de nutrição de leads é a sua habilidade de entregar conteúdo relevante para a persona no momento certo. Analise bem o perfil dela e quais são as suas principais necessidades para selecionar qual material pode ajudá-la.
Relevância também tem a ver com timing. Enviar o conteúdo certo depois que a sua persona expressou interesse em alguma oferta ou se parou de interagir é uma maneira de tentar nutri-la ainda mais.
3. Elabore um mapa de nutrição
A sua estratégia de nutrição de leads precisa estar bem organizada para gerar os resultados que você deseja. A melhor forma de garantir isso é criando um mapa dos seus fluxos de nutrição, tornando possível visualizar de que modo o conteúdo é disparado.
Faça um diagrama em que fiquem visíveis os gatilhos de cada material que é oferecido. Leve em conta as necessidades das suas personas e o timing adequado para cada oferta.
4. Acompanhe seus resultados
Para ter certeza de que a sua estratégia de nutrição de leads está dando certo, você precisa monitorar os seus números. Observe as métricas certas, aquelas que realmente mostram o quanto você está perto dos seus objetivos.
Esse acompanhamento deve ser diário, já que uma das maiores vantagens do marketing digital é poder fazer correções no meio da campanha. Ao perceber que determinado número não está tão alto como deveria, você pode modificar sua estratégia para melhorá-lo.
Você precisa de uma boa estratégia de nutrição de leads para garantir que eles sigam pelo funil de vendas e se qualifiquem para virarem clientes da sua empresa. Como tudo depende da sua abordagem, ela precisa ser a mais adequada possível e contar com o melhor conteúdo para que o público continue se engajando com a sua marca.
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(Imagem: divulgação)