Vivemos em um mundo bem diferente do passado. Velhas táticas de marketing, como interromper o seu público constantemente por meio de comerciais de TV ou invadir o espaço de revistas e demais publicações não são mais tão eficientes. Afinal, quando foi a última vez que você não utilizou o intervalo de um programa para fazer outra coisa?
Além disso, a maioria dos compradores já chega até uma marca com a decisão tomada sobre o que quer. Isso ocorre porque 80% deles faz muita pesquisa na internet a respeito do que precisam e já chegam informados à loja. Impactar este público parece impossível, não é mesmo?
O marketing de conteúdo surge como a melhor alternativa para recapturar a atenção do seu público e maximizar os seus retornos. Trata-se do processo de criação de materiais de qualidade que atraem, informam e estimulam a interação, ao mesmo tempo em que promovem a própria marca.
Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?
Que marca não quer ficar mais conhecida? O marketing de conteúdo é instrumental para aumentar o conhecimento a respeito dela, fortalecendo seu branding e qualidades no ambiente digital. Clientes em potencial estão procurando pelas respostas às suas dúvidas na internet e a sua empresa precisa estar sempre nos resultados para que se solidifique como a solução que eles estão buscando.
Ao desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo, o seu negócio passa a se estabelecer como uma autoridade legítima no seu assunto. O público de hoje não decide comprar de uma marca porque ela possui os anúncios mais chamativos, e sim porque é a mais confiável para aquele tipo de produto. É por meio de um conteúdo de qualidade que a autoridade é estabelecida.
Tudo isso é plenamente acessível a empresas de todos os tamanhos, desde as grandes até as pequenas. Isso porque o custo é extremamente baixo quando comparado ao preço da publicidade tradicional.
Como funciona o Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo funciona ao direcionar o público ao seu produto em seu devido tempo, respeitando o estágio da consideração de compra onde estão. Para facilitar neste mapeamento, foi desenvolvido o conceito do funil de vendas.
Imagine um processo em que, no topo, estão as pessoas que ainda não estão prontas para comprar de você. No fundo, ao final, ficam aquelas que estão prestes a fechar negócio. Para que o seu público passe de um ponto ao outro, você precisa nutrir leads. Isso significa continuar produzindo conteúdo que seja interessante para todas estas etapas.
Assim, quem estiver próximo do momento de decidir fazer uma compra não verá o mesmo conteúdo que alguém que não está pronto para isso ainda. Desta forma, você maximiza as suas chances de sucesso ao visualizar estes estágios separados, trabalhando com excelência em ambos.
Como implementar o Marketing de Conteúdo agora?
Antes de tudo, você deve elaborar um bom planejamento de marketing de conteúdo, em que serão analisados o público-alvo, possíveis pautas e os canais onde você irá atuar. Blogs são considerados essenciais para se construir uma boa presença digital, já que são acessíveis por meio de sites como o Google e podem gerar visitas por muito tempo após uma publicação.
Vale a pena considerar mais canais para distribuir o seu conteúdo também. É o caso do e-mail marketing, que pode servir como uma excelente forma de levar público para os posts do seu blog ou para algum material especial desenvolvido com foco em nutrir leads. Por conta disso é muito importante sempre ter uma área do seu site reservada para inscrição via e-mail.
Neste novo cenário, é essencial saber como conquistar clientes sem pressioná-los. Veja aqui no blog as 6 melhores dicas para conseguir isso.