“Acho que isso pode funcionar melhor do que aquilo”. Se você trabalha com internet e ainda ouve muito isso da sua equipe, bem, talvez esteja na hora de rever o desempenho da sua turma. Com o surgimento do Google Analytics e com o aprimoramento das linguagens de programação, ficou cada dia mais fácil realizar os famosos testes A/B em qualquer site, fazendo com que o achismo fique cada vez mais de lado no mundo da web. Mas afinal, o quê são esses testes e como eles podem ajudar nos seus negócios? Quer saber dessa e de outras respostas? Então acompanhe conosco o post de hoje!
Para que serve o teste A/B?
Apesar do papo aqui ser sobre internet, vale dizer que os testes A/B não é uma prática nova. Na verdade, o estatístico inglês William Sealy Gosset, pai do teste, sequer chegou a colocar as mãos em um computador ao longo da sua vida (afinal, ele morreu em 1937).
Rotulado com esse nome ainda no começo do século passado, o teste A/B é um método que escolhe dois caminhos distintos e testa cada um deles para ver qual pode trazer o melhor resultado para uma determinada questão. Bastante aplicada nos ramos de web design, marketing e business intelligence, essa avaliação costuma apresentar informações suficientes para ajudar na tomada de algumas decisões estratégicas para vários tipos de projetos.
Um bom exemplo desse teste é aquele que foi feito na corrida para o segundo mandato do presidente Barack Obama. Em busca de doações para a sua campanha, o presidente norte americano, pediu para que a equipe de web criasse duas versões do seu site: um com a foto dele em destaque e outra com a foto dele juntamente com a família em destaque. Com uma conversão 40% maior, o site com a foto do presidente e sua família mostrou ser bem mais eficiente, tirando qualquer dúvida sobre o posicionamento que era melhor aceito por seus eleitores. Bem legal, não é? Porém, como colocar isso em prática no seu site?
Desenvolvendo testes A/B no seu site
Antes de mais nada, vale dizer que é fundamental que primeiro você defina as dúvidas que devem ser tiradas com o teste. Normalmente, elas vêm de algum problema ou questionamento sobre o desempenho de uma campanha online, landing page ou até formulário de cadastro aplicado ao seu site.
Será que o botão de conversão funciona melhor na parte de cima ou de baixo da tela? Ele deveria ser vermelho ou verde? Será que este texto está sendo claro para o visitante? O layout desta página está ajudando na navegação ou deveríamos trocá-lo? Ao invés de convocar reuniões com a equipe de produção ou procurar o telefone daquele freela, muitas vezes é mais prático — e barato — fazer um teste A/B para buscar encontrar a resposta para estas perguntas.
Crie uma página com um botão verde e outra com o mesmo botão vermelho. Faça o mesmo com o texto, se este for o problema. Produza duas páginas com layouts diferentes e observe através do Google Analytics como é que os usuários se comportam em cada uma. Além disso, você também pode criar uma landing page X para quem chegar no seu site via Facebook e uma landing page Y para quem vier através do Google e mensurar os dados de cada uma das portas de entrada. Tudo isso é bastante prático e rápido de fazer no mundo digital.
Viu como que investir em Marketing Digital é sempre uma boa pedida? Inclusive, já falamos sobre isso por aqui antes. Mas caso ainda tenha dúvidas sobre testes A/B ou em como usar a web à favor da sua empresa, deixe um comentário por aqui e logo tiraremos suas dúvidas.