O Facebook é uma rede social que foi lançada em fevereiro de 2004 e segundo dados divulgados pelo seu criador, Mark Zuckerberg, em novembro de 2015 atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários ativos por mês. Esse número impressiona e sabemos que o contingente só vem aumentando, dia após dia, principalmente, devido ao Facebook Ads. Mas, você sabe o que é essa ferramenta e como usá-la no seu negócio? Confira a seguir!
O surgimento do Facebook Ads
Como toda rede social, o objetivo é conectar pessoas ou organizações. Compartilhar valores, objetivos comuns e preferências, estreitar laços ou reaproximar contatos. É uma grande teia de relacionamentos.
Diante dessa adesão e frequência diária de usuários, foi percebida a oportunidade de divulgar/promover marcas, produtos ou serviços como numa grande vitrine virtual, que tem o seu alcance mundial e milhares de visualizações por dia. Assim nasceu o Facebook Ads.
Por dentro da ferramenta e suas possibilidades
Os anúncios criados no Facebook Ads tem o objetivo de “estimular o usuário a fazer algum tipo de ação” a partir da visualização do seu anúncio. O tipo de ação dependerá do seu objetivo. Abaixo listamos quais anúncios podem ser feitos.
- Curtidas: este anúncio pede que o usuário curta a sua fanpage, objetivando aumentar o alcance de publicações e a base de fãs.
- Impulsionar a publicação: com esta opção é possível impulsionar o alcance da sua publicação, para que mais pessoas visualizem o seu post.
- Cliques e conversões no site: a primeira estimula o usuário a visitar o site, seja através de um pedido como “clique aqui e saiba como fazer” ou com “visite a nossa página”. O segundo está relacionado à conversão propriamente dita, seja relacionado ao aumento de tráfego no site ou a uma venda de produto.
- Aplicativos: este tipo de anúncio pede que o usuário instale o seu aplicativo, direcionando para a página de download ou, caso o usuário já possua o aplicativo instalado, é possível estimular o seu uso.
- Participações ou convocações para eventos: esta ação convida o usuário a participar de um evento no site. Pode ser algo sazonal e com data determinada, como a Black Friday.
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Ofertas: como o nome diz, você cria uma oferta e disponibiliza para os usuários, como um cupom de desconto, por exemplo. “Ganhe 10% de desconto nas compras acima de R$100,00.”
Segmentar para alcançar o público certo
A segmentação é, sem dúvida, a aliada mais poderosa para ajudar a alcançar de forma certeira o seu público-alvo em qualquer tipo de campanha, seja ela on-line ou off-line. As opções disponibilizados pelo Facebook Ads podem filtrar os usuários de acordo com:
- Região: este filtro pode ser explorado quando você tem um negócio local, em que pretende atingir apenas pessoas próximas.
- Gênero: é muito importante se o seu produto é exclusivamente voltado para o público feminino, por exemplo. Como no caso de moda feminina, absorventes, contraceptivos, testes de gravidez, maquiagem, entre outros.
- Idade: aplicado se o seu público for de uma faixa etária bem específica, como planos de saúde para a Terceira Idade, por exemplo.
- Idioma: em caso de querer alcançar outros públicos, que falam outros idiomas, o seu anúncio deve seguir a língua local (de onde está o público-alvo).
- Tipos de interesse demonstrados pelos usuários, em conformidade com as suas publicações: esse filtro vale ouro! Afinal, não dá pra desperdiçar um anúncio de churrascaria direcionando para um vegetariano. Além de correr o risco de ganhar a antipatia dele, você não atinge o seu cliente em potencial.
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Além dos filtros acima, ainda pode ser segmentado por Status de Relacionamento e Grau de Instrução: assim como citado anteriormente, não desperdiçar o anúncio é vital!
Investimento no Facebook Ads
É possível veicular um anúncio a partir de R$10,00. Portanto, a pergunta a ser respondida é: qual verba você dispõe? Não existe uma fórmula. Existem sugestões de investimento, em que você pode investir pequenas quantias e ajustar os valores de acordo com o seu orçamento. A dica é investir 5% do faturamento em campanhas de anúncio e o segredo é reinvestir o lucro.
Agora que você já sabe sobre o Facebook Ads, não deixe de ler o nosso artigo: Por que empresas precisam ter fanpage e não perfil no Facebook?