Há algum tempo, as empresas estão identificando uma notável necessidade de mudar a forma como se comunicam e se relacionam com os clientes. As estratégias tradicionais de marketing já não proporcionam os resultados esperados e afastam o cliente, enquanto o cenário digital ganha mais força, importância e atrai cada vez mais empresas e consumidores. São diversas as estratégias possíveis na internet, mas uma em particular tem ganhado visibilidade: o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia para a criação de diferentes materiais que sejam educativos para o cliente, informem sobre os produtos, o segmento, a empresa e esclareçam as dúvidas. Ele permite atrair um público mais segmentado, engajar clientes e potenciais clientes e, principalmente, qualificá-los.
Atualmente, utilizar o marketing de conteúdo também é fundamental por outra razão: muitos dos seus concorrentes já fazem isso! Cada cliente que seu concorrente fideliza usando marketing de conteúdo é um potencial cliente que sua empresa deixou escapar.
Para começar uma estratégia sólida de marketing de conteúdo, veja como cada tipo de conteúdo pode ser usado para nutrir, reter e fidelizar os clientes! Acompanhe!
Nutrição de clientes com o marketing de conteúdo
Alguns tipos de conteúdos são mais indicados para a nutrição de clientes, como os materiais mais simples e que ajudem a esclarecer dúvidas:
Blog
Carro-chefe do marketing de conteúdo, o blog deve ser alimentado com frequência e oferecer uma grande variedade de conteúdos que esclareçam dúvidas sobre diferentes tópicos relacionados ao segmento. O blog também é a estratégia que vai permitir o posicionamento de diversas páginas nas ferramentas de busca, atraindo usuários para o site.
Tutoriais/ checklist/ manuais
Esse tipo de oferta permite esclarecer dúvidas pontuais sobre o funcionamento de um produto e questões específicas que vão ajudar o usuário. Utilize recursos visuais quando possível, como infográficos.
Retenção
Para reter clientes com marketing de conteúdo, é preciso ter em mente que será necessário um esforço constante em criação e diversificação de novos materiais.
E-mail marketing
Manter o contato com os clientes utilizando o e-mail marketing é fundamental para que ele não esqueça da marca. Utilize workflows com a devida segmentação de acordo com o que o consumidor comprou e os interesses dele no site. Mantenha uma frequência no envio de novas ofertas (tanto de produtos, como de conteúdo) e ofereça vantagens, promoções, materiais grátis, etc.
E-books
Utilize conteúdos em profundidade para qualificar o cliente para outras compras e mostre benefícios do que já foi adquirido. Mostre que você conhece os interesses do cliente e está alinhado com as expectativas que ele possui.
Vídeos
Conteúdos interessantes e em um formato diferente, os vídeos podem oferecer desde um tutorial rápido até um estudo aprofundado de um produto. Mantenha um canal no Youtube com conteúdos atuais e de qualidade, isso permite que os clientes vejam mais valor associado à marca.
Webinar
É um dos recursos mais diferentes que podem ser utilizados atualmente, mostra preparo e qualificação da empresa no segmento de atuação e é altamente educacional para o usuário, além de ser mais dinâmico e interativo que os vídeos. Entretanto, é necessário avaliar se no seu segmento de atuação, este recurso é relevante para o usuário.
Fidelização do cliente
A fidelização do cliente tem início quando ele entra em contato com a empresa pela primeira vez. A experiência vivida em todo o processo é vital, mas também é necessário manter a criação de um conteúdo específico para a fidelização.
Lançamentos
Mostre aos clientes as novidades do negócio e faça isso de formas diversas, como vídeos, e-mails, blog, etc.
Estudos de caso
Esses conteúdos permitem mostrar como o produto tem sido útil para outros clientes e despertar o desejo de adquiri-lo. Mostre experiências positivas, ensine novas formas de uso e apresente bons motivos para comprá-lo.
O marketing de conteúdo permite atrair o cliente para o site e levá-lo adiante na jornada do comprador, retendo compradores e fidelizando-os. Para isso, é preciso conhecer as melhores formas de colocar essa estratégia em prática.
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