Sabe-se que Marketing é um conjunto de técnicas destinadas para o fechamento de venda que leva em conta quatro elementos: preço, distribuição, comunicação e produto. Essa estratégia diz respeito também a ficar atento às tendências do mercado para identificar o que o cliente precisa, podendo mapear e suprir essa necessidade em curto intervalo de tempo. Mas qual a diferença entre o marketing tradicional e o digital? A principal é que o primeiro utiliza mídias como jornais, revistas, outdoors, televisão e rádio. Já o segundo trabalha com ferramentas online como o e-mail marketing, publicação de conteúdo relevante em blogs e utiliza as redes sociais como canal de relacionamento.
No entanto, antes de decidir qual é o tipo mais eficaz, é importante ressaltar que a forma de comprar do consumidor mudou. Antes, o cliente costumava fazer pesquisa de preços e produtos indo de loja em loja. Mas com o desenvolvimento da tecnologia, o consumidor está mais informado. Ele não vai mais até os estabelecimentos físicos em busca de informações, mas sim recorre à internet, obtendo especificações mais detalhadas, comparação de preços e leitura de depoimentos de usuários sobre a usabilidade do produto ou serviço.
E para te orientar mais sobre todo esse novo comportamento do consumidor atual e quais as diferenciações do uso do marketing digital ou tradicional, o artigo de hoje trará informações que farão da sua estratégia algo muito mais assertivo às suas necessidades. Acompanhe a seguir!
Estatísticas
Existem hoje no mundo 1,6 bilhão de pessoas conectadas, e segundo dados da pesquisa realizada pela HSM Management, 52% dos consumidores utilizam sites para comparar preços. Já no Brasil, onde 75,5% da população está ligada à rede mundial dos computadores, esse valor sobe para 74%. O estudo mostra ainda que 92% dos entrevistados já compraram algum produto na web. Diante desses dados, investir em marketing de conteúdo é uma excelente opção para atender às necessidades desses clientes e aumentar suas vendas.
Segmentação
Um dos objetivos do marketing tradicional é atingir o maior número de pessoas possível. Quando se paga por um anúncio na TV ou se investe em um outdoor em uma rua movimentada, espera-se que um grande número de pessoas veja o seu produto. Por outro lado, com essa ação, você atinge as pessoas que não estão interessadas em seu produto, ou seja, você é quem procura pelos consumidores. Já no marketing digital são os consumidores quem procuram a empresa.
Mas como isso é possível? Quando um consumidor faz uma pesquisa no Google, por exemplo, se o seu conteúdo estiver bem estruturado em SEO, ele aparecerá em destaque na pesquisa e levará um novo visitante para o seu site. As postagens devem ir aos poucos tirando as dúvidas de seu visitante até convertê-lo num lead, transformando-o em um cliente quando ele estiver preparado. Digamos que você tenha uma loja virtual de cerveja e que algum cervejeiro tenha procurado pela palavra-chave “Como combinar cerveja com churrasco”. Se o seu blog produziu conteúdo com essas informações, ele aparecerá no ranking do Google, levando o visitante para o seu site para que você possa oferecer um material mais rico a ele. Esse material pode ser um e-book de “Harmonização de cerveja com diferentes tipos de carnes”, por exemplo, em troca de algumas informações dessa pessoa, como e-mail, nome e idade. Assim, o visitante pode ser convertido num lead, pois você terá mais informações sobre esse sujeito, podendo então nutri-lo com conteúdos que o educará para a compra.
ROI
No marketing tradicional, o valor investido em propaganda normalmente é muito alto e torna-se difícil medir seu retorno sobre o investimento (ROI), já que é difícil mensurar quantas pessoas foram atingidas com a ação e quantas vendas ela gerou. Por outro lado, o marketing digital tem como objetivo atingir aquelas pessoas que estão procurando por você. Atualmente, existem ferramentas que mostram quantas visitas o seu site recebeu, de onde elas vieram, a quantidade de leads convertidos, taxas de abertura de e-mail marketing, etc. Os custos são variados, mas a grande vantagem é que você consegue mensurar com mais exatidão o retorno do dinheiro investido.
Porém, como todo cliente é importante para o nosso negócio, não podemos deixar de considerar aqueles clientes que preferem comprar em lojas físicas e não têm o hábito de usar a internet, então o ideal é encontrar o equilíbrio entre o marketing on-line e o off-line.
Conseguiu entender as principais diferenças entre marketing digital e tradicional? Tem alguma experiência ou dúvida para dividir conosco? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa!