Você alguma vez já acessou algum site pelo browser do seu celular e viu que ele estava mal distribuído ou com a navegação comprometida? Isso acontece quando, por exemplo, os botões de navegação são dificilmente clicáveis, ou as imagens não se adequam ao tamanhos do seu aparelho. Essas são algumas das características de um site não responsivo. E hoje, numa realidade que os acessos aos sites são feitos de diferentes tipos de plataformas, precisamos abranger todas essas formas para que o site mantenha suas qualidades e funcionalidades independente de onde esse acesso seja feito. E pensando nisso, produzimos este post para te contar porque o seu site deve ser responsivo. Acompanhe e descubra!
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele cujo layout se ajusta automaticamente quando aberto em navegadores de computadores desktop, tablets ou celulares. É importante ressaltar, porém, que o fato de um site abrir em um browser nessas plataformas não o torna automaticamente responsivo. Ilustra bem esse caso quando o site abre no tablet do mesmo modo como no computador e o leitor precisa alagar o site para poder ler as informações e acessar as opções de navegação. Um site responsivo, sempre se ajusta de forma a proporcionar boa navegabilidade, preservando sempre a qualidade dos serviços ofertados naquele ambiente virtual.
Não perca acessos, nem clientes
Recente, em uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que no Brasil há 306 milhões de aparelhos celulares com acesso a internet, ultrapassando os 152 milhões de computadores e tablets em uso no país. Esses números mostram que empresas sem sites adaptados para receber usuários que acessam de smartphones irão perder acessos, pois a usabilidade tenderá a aumentar mais em plataformas portáteis do que se manter em desktops, já que a praticidade de poder acessar um site de qualquer lugar através dos celulares ou tablets é muito maior do que ter que chegar em casa para só então ligar o computador e obter acesso ao sítio desejado.
Para melhorar o ranqueamento no Google
A lista de ações para tornar seu site bem ranqueado no Google é bem extensa, merecendo cuidado especial e atenção. Um dos fatores considerados pelo gigante de busca é se há compatibilidade do site com todas as plataformas disponíveis no mercado. Daí surge um conclusão simples: com site responsivo, maior será a relevância de seu site no buscador e, consequentemente, mais acessos e maior a possibilidade de vendas ou seja lá qual for seu objetivo com seu site.
Para a Google, a compatibilidade é tão importante que a empresa lançou a campanha #MobileMadness, incentivando a atualização para sites responsivos, com hangouts abertos para esclarecer dúvidas sobre o tema. Além disso, ela também oferece um serviço gratuito para checar o quão amigável um site é para smartphones. Vale a pena testar o seu!
Aumenta o tempo de permanência no seu site
Um dos principais objetivos de qualquer campanha de marketing digital é apresentar um produto que, na maioria das vezes, possui suas especificações por completa no site. Essas especificações serão melhores descobertas com a permanência do cliente do site, onde ele poderá explorar todos os lugares que contenham características do produto. Porém, se o site não for responsivo, ele não irá dispor dessas informações que o cliente tanto deseja obter, logo, ele sairá da sua página em busca de outra que forneça as informações que ele deseja.
Um site responsivo hoje pode ser responsável por uma quantidade grande de vendas. Por isso, não perca mais tempo e readeque o seu. Você ainda possui alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário e venha participar da conversa.