Muitas empresas aplicam estratégias de comunicação utilizando a internet para divulgar e comercializar os produtos por elas vendidos, visando conquistar novos clientes e aperfeiçoar o relacionamento com os mesmos. Atrair e manter os clientes no ambiente digital implica em gestão de leads para que as vendas sejam efetuadas. Mas afinal de contas, o que são leads?
A geração de leads é imprescindível para sua organização. O sucesso da sua empresa depende do seu entendimento sobre o assunto, sobre as suas vantagens e quais as melhores táticas usadas no mercado de trabalho. E para te informar sobre tudo isso, o post de hoje te ensinará tudo o que você precisa saber sobre como gerar leads e qual a melhor forma de você se beneficiar deles. Acompanhe e descubra!
O que é lead?
Essa expressão se tornou bastante popular entre as empresas que lidam com marketing digital. Trata-se de um cliente em potencial que forneceu seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo rico e gratuito.
Não se trata de um cliente real, ou seja, aquele que vai adquirir o seu produto imediatamente. O lead é entendido como uma etapa de pré-venda fundamental para tornar a pessoa interessada no seu produto ou serviço em um cliente importante.
Por que investir na geração de leads?
Por ser um primeiro contato direto entre cliente e empresa, essa última deve desenvolver um material ou conteúdo de qualidade que atenda às necessidades do primeiro. É, de fato, a primeira impressão que o material transmitir ao lead que ele terá de sua empresa.
Com isso, é fundamental criar algo que chame a atenção da pessoa interessada, como e-books, artigos especiais, infográficos, vídeos, dentre outros. Sendo bem divulgado e tendo ótimo conteúdo para o consumidor, aumentam-se as possibilidades de efetivação de vendas, além de outras vantagens, tais como:
- Geração de público-alvo específico;
- Formar lista de clientes selecionados;
- Melhorias nos relacionamentos entre empresas e consumidores;
- Avaliação eficiente de campanhas.
Quais as melhores estratégias para melhorar a gestão de leads?
Para cada vantagem acima, devem ser feitas algumas ações para atrair mais leads, que são:
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Especifique seu público
As campanhas de marketing devem ser direcionadas para captar leads específicos, ou seja, um público selecionado e não generalizado. A ideia é usar da criatividade para chamar a atenção do usuário e despertar as necessidades dele, motivando-o a adquirir seu produto ou serviço.
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Tenha uma Landing Page
Landing Page é uma página de destino ou entrada que direciona um usuário quando ele clica em um resultado de busca, anúncios ou links patrocinados.
O esforço do desenvolvimento dessa ferramenta faz a captação de tráfego. Nesse ponto, é importante ter criatividade para surpreender o cliente e convencê-lo a se inscrever e baixar seus materiais, aumentando sua lista de clientes selecionados. Além disso, é uma excelente maneira da sua empresa se aproximar com o seu público.
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Utilize software de automação de marketing para melhorar a relação com o cliente
Para melhorar o relacionamento com seu cliente, é fundamental saber esclarecer suas dúvidas, mostrando-lhe cases de sucesso de outras empresas.
Do mesmo modo, a organização deve estar atenta ao perfil do seu público e saber suas reais necessidades e desejos.
Um software de automação de marketing permite mostrar quem são os seus leads, como foram feitos os contatos com a marca, além de outras informações que melhoram as suas campanhas.
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Utilize e-mail marketing para mensurar suas campanhas
O e-mail marketing torna ainda mais eficiente a mensuração de campanhas feitas pela empresa. Essa estratégia permite adquirir feedbacks e insights que levam às soluções para aumentar as vendas e melhorar as técnicas de marketing.
No atual cenário competitivo, as empresas devem investir cada vez mais nas estratégias de marketing digital para se destacarem no mercado. Por isso, você deve ficar por dentro das novidades do nosso blog e discutir sobre nossos assuntos. Aproveite o espaço nos comentários desse post e compartilhe sua opinião, ideias e sugestões.