Uma empresa desenvolveu sua presença na internet, fortaleceu seus canais de comunicação e gerou bastante conteúdo. Com isso, conseguiu criar uma boa base de leads, mas tem tido dificuldades em gerenciar esse potencial de vendas. E agora? Está na hora de pensar em automação de marketing.
Esse processo permite desenvolver um negócio escalável — que consegue ser mais produtivo sem demandar mais recursos — ao mesmo tempo que oferece aos seus clientes uma abordagem personalizada e diferenciada. Assim, é possível transformar esse grande número de leads em mais vendas.
Além de uma abordagem diferenciada, a automação de marketing permite entender melhor os interesses e demandas dos seus possíveis clientes. Assim, a empresa consegue oferecer os conteúdos necessários conforme o estágio em que o lead se encontra no funil de vendas, aumentando as chances de conversão.
Nos próximos parágrafos, vamos mostrar como a automação de marketing é importante para o desenvolvimento de um negócio e para a construção de um relacionamento sólido com a sua base de clientes. Confira!
1. Geração de leads
O mercado consumidor está cheio de leads que não estão preparados para comprar agora, seja por não saberem que têm um problema, terem esgotado o seu orçamento ou terem negociado com outra empresa. Embora não estejam no estágio ideal de compra, esses leads podem se tornar clientes.
A melhor forma de fazer isso é oferecendo conteúdo e educando esse mercado quanto aos seus produtos ou serviços, além de se manter próximo a esses clientes em potencial. A automação de marketing direcionará materiais para esses leads, ajudando a construir um relacionamento e abrindo caminho para uma venda futura.
2. Baixo custo de aquisição de clientes
Com a automatização dos processos, o custo para aquisição de clientes (CAC) cai. Isso acontece porque boa parte do trabalho de atração de leads é feita de maneira automática, demandando da equipe de marketing um esforço na criação dos caminhos que os diferentes leads devem seguir no funil de vendas.
Além disso, o time de vendedores recebe clientes potenciais mais bem preparados para a venda, o que facilita e reduz o tempo de negociação. Como consequência, o ciclo de vendas é menor, permitindo que os vendedores lidem com um número maior de consumidores em seu horário de trabalho.
3. Retenção de clientes
Quem trabalha com produtos ou serviços sabe que o pós-venda é tão importante quanto a venda em si, afinal, ter um cliente recorrente é mais interessante para a empresa do que apenas captar novos leads. A automação de marketing ajuda bastante nesse processo.
Pessoas com maior conhecimento sabem o que esperar dos produtos ou serviços. Isso facilita o entendimento e a satisfação com o que recebem e, assim, elas tendem a se relacionar por mais tempo com a sua empresa.
Esse conhecimento é gerado no período de vendas, quando conteúdos são enviados de maneira automatizada para o seu público.
Outro ponto interessante da automação de marketing é a possibilidade de enviar ofertas e indicações de produtos conforme o perfil de cada cliente. Essa etapa do pós-venda gera um atendimento personalizado constante, o que pode aumentar o número de vendas recorrentes de uma empresa.
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(Imagens: divulgação)