Se a sua empresa quer saber o quanto investe exatamente para conquistar um novo lead, o primeiro passo é entender e saber como aplicar o CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente.
Afinal, quando se trata de estratégias digitais para atrair e converter novos parceiros comerciais, inevitavelmente o seu negócio precisará investir esforços e recursos com diferentes ações no dia a dia.
Por isso, o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é aquele tipo de métrica essencial para você entender melhor seus investimentos e, claro, conseguir otimizá-los cada vez mais em sua campanha.
Sendo assim, sem grandes delongas, fique até o final da leitura e conheça tudo o que precisa para calcular o CAC da forma correta.
Vamos conferir?
Afinal, o que é CAC?
CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Cliente e, como o próprio nome já sugere, trata-se de uma métrica específica, que visa calcular e mensurar quanto uma empresa ou uma campanha investe para adquirir um novo parceiro comercial em seu mercado.
Ou seja, em outras palavras, é um parâmetro para medir o investimento médio para conquistar um consumidor na prática.
Dessa forma, o CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente, é uma importante estratégia analítica que os gestores podem aplicar no dia a dia de suas campanhas de atração e conversão de leads, justamente para identificar os gastos e esforços aplicados, comparados aos resultados obtidos em suas ações.
Quais as vantagens em saber o Custo de Aquisição de Clientes?
Imagine que a sua empresa invista de diferentes formas para atrair e conquistar novos clientes, mas não obtenha os resultados esperados. Ou então, já parou para pensar que o seu negócio pode converter muito mais consumidores de forma otimizada e com menos esforços?
Pois bem! Tudo isso fica mais fácil de mensurar e visualizar, quando se há dados e informações mais concretas sobre as ações e custos aplicados em cada campanha.
Logo, a primeira vantagem indiscutível em saber calcular o CAC é, justamente, de poder levantar números referentes aos investimentos aplicados na aquisição de novos clientes.
Fora isso, saber e ter em mãos esses custos pode ajudar na definição de novas estratégias e na tomada de decisão por parte dos gestores e de suas equipes, eliminando por exemplo, ações que não geraram tanto resultado, melhorando abordagens, reduzindo gastos e esforços específicos, entre outros.
E como calcular o CAC (Custo de Aquisição de Cliente)?
Calcular o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é mais simples do que se imagina, mas claro, é preciso sempre levar em conta que há infinitas possibilidades e fatores que podem ser levados em consideração.
Por exemplo, é possível calcular o CAC de uma forma mais geral, considerando os custos totais investidos e os negócios realmente fechados em determinado período. No entanto, é também viável considerar aspectos mais específicos, como calcular o CAC por produto, por ação, por nicho, por grupo de soluções, por campanha e assim por diante.
Logo, cabe a você e a sua equipe decidirem qual o melhor formato de cálculo de Custo de Aquisição de Cliente e, assim, separar as informações exatas que serão utilizadas na equação.
De uma forma geral, a conta é basicamente a mesma para todos os casos. Confira!
CAC = soma dos investimentos aplicados / número de clientes novos adquiridos
Simples, né? E de fato, é mesmo! Por isso, vamos imaginar um exemplo mais prático como se fosse em uma campanha de verdade.
Por exemplo, uma indústria separa um orçamento geral de marketing e vendas no valor de R$ 20 mil e, com isso, antes de renovar as ações, é possível mensurar que foram gerados 200 novos clientes confirmados.
Desse jeito, o cálculo do Custo de Aquisição de Cliente será o seguinte:
CAC: 20.000/200 = 100
CAC = R$ 100
Ou seja, isso significa que essa indústria investiu R$ 100 na aquisição de cada cliente novo, dentro daquele orçamento previamente planejado.
Mas é claro que, como bem destacamos acima, esse seria uma visão geral sobre um cálculo básico do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e, portanto, muitos outros fatores e aspectos podem ser adicionados à esta mesma equação. Veremos isso com mais detalhes no tópico a seguir. Confira!
Quais fatores podem ser considerados ao calcular o CAC?
A sua empresa pode calcular o CAC tanto de forma mais generalista, como demonstramos no exemplo mais acima, como também “filtrar” alguns fatores que considerar mais importantes para a sua análise.
Sendo assim, é possível fazer o cálculo do CAC determinando aspectos como:
- O período da análise;
- Os fatores considerados custos na campanha (mão de obra, investimentos, parcerias etc.);
- As métricas usadas (por campanha, por produto, por cliente etc.)
O que considerar como Custo de Aquisição de Clientes?
Essa é, talvez, uma das principais dúvidas para se calcular o CAC na prática, já que tais informações são muito variáveis entre as empresas.
Dessa forma, vai depender muito do que o seu negócio quer – ou não – considerar como investimento para tal análise. Ou seja, não há um padrão único e engessado.
No entanto, como dica, é válido considerar “custo” nesta equação os seguintes fatores:
- Salários de sua equipe fixa;
- Gastos com profissionais terceiros (freelancers e temporários);
- Investimentos em mídias pagas;
- Investimentos em ações específicas (criação de um e-book, landing page, e-mail marketing etc);
- Contratação de assessorias;
- Participação de eventos;
- Compra ou investimento de ferramentas.
Como monitorar e otimizar o CAC em suas campanhas?
Já vimos que calcular o CAC (Cálculo de Aquisição de Clientes) não é uma tarefa difícil! Porém, trata-se de uma métrica que pode ser cada vez mais otimizada e monitorada, visando assim trazer melhores resultados consecutivos.
Ou seja, é totalmente possível converter mais e melhor, sem necessariamente aumentar seu orçamento e investimentos em ações.
Para isso, o segrego é não apenas saber calcular o CAC, como também acompanhar frequentemente seus números, e buscar melhorias e acertos contínuos. E hoje, uma agência especializada em assessoria de marketing pode realizar este trabalho por completo e por meio de ferramentas automatizadas, que fornecerão dados e informações necessárias para monitorar os resultados de cada ação e campanha implementada por sua empresa.
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(Imagem: divulgação)