Vilã ou aliada? Hoje, quando o assunto é uso da Inteligência Artificial no marketing digital, certamente essa questão vem à tona e, em certa forma, ainda divide opiniões entre alguns especialistas.
O fato é que, indiscutivelmente, a aplicação da IA em ações digitais já é um caminho sem volta. Por outro lado, é muito improvável que a tecnologia consiga substituir por completo a atuação humana nessas estratégias.
Logo, para qualquer que seja a campanha de marketing digital, o mais recomendado não é depender da Inteligência Artificial para alcançar resultados, mas sim recorrer a ela como ferramenta complementar e de otimização em determinadas tarefas.
E é justamente sobre isso que vamos falar ao longo deste post com mais detalhes. Continue a leitura e confira!
Qual o papel da IA no marketing digital atualmente?
A Inteligência Artificial assumiu um papel revolucionário nos últimos anos em praticamente todas as indústrias e, claro, isso inclui o marketing digital.
Ferramentas de criação de textos ou de imagens realistas se tornaram indispensáveis nas mãos de redatores, designers e agências e, sem dúvidas, elas têm permitido otimizar diferentes etapas de trabalhos.
O mesmo vale para atividades estratégicas e analíticas, como a definição de personas, elaboração de pautas e monitoramento de resultados, que hoje podem ser facilmente automatizadas por meio da Inteligência Artificial.
Mas ao mesmo tempo que a IA expande a sua atuação no marketing digital, é notório que ela por si só ainda não é capaz de fazer tudo. E muito provavelmente não o fará em um futuro tão breve assim!
Pelo contrário, ao invés de substituir ou extinguir pessoas ou profissões do marketing digital, ela tem se mostrado como uma forte aliada e servindo como um ponto de transformação para todo o setor.
Como é possível utilizar a IA em sua campanha?
Como bem destacamos, o uso da IA no marketing digital é extremamente amplo e diversificado, mas não deve servir como o único recurso para alcançar os resultados em sua campanha.
Inclusive, em determinadas estratégias, a Inteligência Artificial pode até mesmo ser dispensada e evitada, especialmente em ações que precisam ser mais humanizadas.
Mas de uma forma geral, sua campanha de marketing digital pode recorrer ao uso da IA nas seguintes tarefas:
- Etapas estratégicas: definição de persona, sugestão de KWs, pesquisa de temas, levantamento de dicas etc;
- Etapas de criação: otimização na criação de textos, pesquisas de referências, criação de artes e imagens, estruturação de materiais etc;
- Etapas analíticas: análise de resultados, propostas de melhorias em conteúdos publicados, monitoramento de campanhas, etc.
Quais as vantagens e desvantagens da IA para os resultados do marketing digital?
Engana-se quem acredita que o uso da Inteligência Artificial no Marketing Digital é a saída para melhores resultados de uma campanha e que agências e profissionais se tornaram dispensáveis nesse sentido.
Muito pelo contrário! Na prática, ainda que a IA consiga otimizar muitas tarefas, o papel desses profissionais ainda é algo crucial, principalmente em relação aos resultados.
Como bem destacamos, a IA não consegue atuar sozinha e muito menos gerar ações e estratégias eficientes sem a atuação humana. Ou seja, ela deve ser encarada unicamente como uma ferramenta complementar e que pode ajudar na otimização de algumas atividades, mas jamais como uma solução única e insubstituível.
Por exemplo, são inúmeras as desvantagens que a IA ainda apresenta ao longo de uma campanha de marketing digital e, portanto, devem ser consideradas nos possíveis impactos dos resultados, como:
- Criação de textos muito mecanizados, pouco fluidos e de baixa relevância;
- Abordagens pouco humanizadas e limitadas;
- Limitação na otimização SEO de textos e materiais de marketing;
- Riscos de referências e informações falsas nos conteúdos;
- Repetições de termos, ideias e temas;
- Dificuldade em aprofundar assuntos mais técnicos.
Esses são alguns pontos importantes sobre o uso da Inteligência Artificial e como tais ferramentas permitem automatizar diferentes tarefas e etapas de uma campanha, influenciar resultados, facilitar o trabalho de clientes, agências e profissionais, mas ao mesmo tempo, pode trazer limitações e até riscos.
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(Imagem: divulgação)