Conhecer o seu público é fundamental para se destacar no mercado atual. É nisso que consistem o marketing de conteúdo e a jornada do cliente.
Houve um tempo em que podíamos resumir nosso público-alvo em, no máximo, uma linha, com informações generalizadas como gênero, média de idade e classe social. Hoje, porém, é preciso muito mais do que isso para fazer ações assertivas e conseguir vender mais.
A concorrência cresceu consideravelmente nos últimos anos. Apesar de declararem crise econômica no país, todos os dias surgem novos empresários em busca de entregar soluções diferenciadas para os clientes, fazendo com que cada vez mais empresas apareçam para competir com o seu negócio. E se você não se atualizar, as chances de manter um bom posicionamento no mercado são mínimas.
Por isso, é preciso acompanhar as tendências para conseguir manter a competitividade. Saiba mais sobre dos dois recursos de marketing mais importantes atualmente e assegure o sucesso da sua companhia!
O que é jornada do cliente?
Desde o momento em que seu cliente desenvolve interesse por uma solução semelhante à que você vende até que ele realmente deseje comprar com você, qual o processo embutido? Você já refletiu sobre isso?
A jornada do cliente é o processo pelo qual cada consumidor passa antes de se converter em vendas dentro da sua empresa.
A grande tendência atualmente é conseguir traçar esse caminho, entender quais são os problemas que o seu público apresenta, o que o faz buscar por soluções diferenciadas e como se apresentar a ele como uma boa opção.
A jornada de compra é definida em quatro etapas:
Aprendizado e descoberta
Quando o cliente está buscando por informações complementares e acaba se deparando com um conteúdo, por exemplo, que o faça descobrir uma necessidade;
Reconhecimento do problema
Agora que ele sabe da sua necessidade, começa a reconhecer o problema e buscar por alternativas;
Consideração da solução
O cliente já sabe quais são seus problemas e necessidades, vem buscando por alternativas e está começando a considerar as diversas soluções;
Decisão de compra
É, como o próprio nome diz, o momento em que o cliente opta por alguma empresa para fechar negócio.
Muito dos resultados vindos da jornada do cliente são fruto de uma educação do mercado a respeito da solução que sua empresa comercializa. Por isso, é muito importante trabalhar o marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa educar o mercado a respeito de necessidades e soluções para os problemas que os possíveis clientes apresentam. Ele caminha juntamente com a jornada do cliente por se tratar da produção de conteúdo focado exatamente nas etapas da jornada (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra).
Nessa estratégia, são produzidos conteúdos nos formatos de artigos, materiais ricos como e-books e infográficos, realização de webinars e o oferecimento de alguns trials a fim de educar ao máximo o cliente antes do momento de compra.
Como essas duas estratégias funcionam?
As duas estratégias têm foco em conversar com o cliente no momento ideal, com a abordagem e a oferta corretas. No início, oferecer um artigo, e-book ou infográfico pode ser suficiente para que o prospect identifique que precisa buscar uma possível solução, agora que ele descobriu uma necessidade e reconheceu um problema.
Depois disso, é fundamental ter conteúdos mais técnicos e elaborados para que ele comece a considerar as soluções: quais as vantagens de comprar com a empresa X e não com a Y? O que a X oferece de diferencial competitivo para o mercado e como isso pode ser mais vantajoso para aquela pessoa?
Em seguida, no momento de decisão de compra, dispor de um trial ou uma consultoria, por exemplo, é fundamental para que o usuário experimente o que a sua empresa tem para oferecer e opte por ela na tomada de decisão.
De modo geral, para manter uma boa estratégia focada na jornada do cliente, é imprescindível que se saiba o que falar, como falar e quando falar. Assim, o marketing de conteúdo é extremamente indicado para empresas que querem conquistar as melhores oportunidades.
O que você pensa sobre essa estratégia? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião!