A cada dia as marcas percebem o quanto o mundo digital vem impactando as decisões dos consumidores. Muitas se surpreendem ao descobrir que seus clientes sabem muito mais sobre as empresas, do que elas sabem sobre si mesmas. É nesta hora que gestores devem urgentemente rever seus planejamentos, certificando que as ações de marketing digital tenham a mesma prioridade do que as de marketing convencional. Mas isto apenas não basta, é preciso assegurar que ambas estratégias online e offline estejam bem alinhadas.
As empresas também devem entender que as estratégias digitais e convencionais não competem, mas sim se complementam. O marketing digital traz ainda muitas vantagens, como a diversidade de métricas de resultados (ROI, leads de vendas, taxas de conversões e outras), e a necessidade de pouco investimento comparando-se às mídias tradicionais (TV, rádio, mídia impressa, etc). A prática do marketing convencional combinada às ações online são a chave para expor a marca a um público muito maior, criando uma relação estreita, direta e transparente com consumidores.
Antes de desenvolver o planejamento estratégico de marketing da sua empresa, que tal conhecer mais sobre as diversas formas de promover sua marca? Então, escolha e combine aquelas que mais irão conectar o negócio com seu público. Confira!
Marketing Direto – Empresas se comunicam diretamente com consumidores, sem qualquer intermediário. A ação pode ser feita, por exemplo, através da entrega de folders, envio de newsletters, chamadas via telemarketing, entre outras.
Marketing Indireto – Exposição do logotipo ou slogan da marca dentro de um contexto como um filme, na camiseta de um jogador de vôlei ou como patrocinador de um evento. O importante aqui é que a marca seja sempre lembrada pelo consumidor.
Marketing Digital – São ações de marketing no mundo digital que aumentam os resultados de interação com consumidores através de técnicas de remarketing, publicações em redes sociais, uso de ferramentas que rastreiam interesses dos usuários na web, entre outras. São mais baratas, rápidas e mensuráveis.
Marketing de Relacionamento – A proposta desse tipo de ação é manter e fidelizar clientes, por meio da construção do relacionamento da marca com seus consumidores. Mais do que construir, é preciso estar atento à manutenção dessa relação. Obter baixas taxas de churn, o qual mede o cancelamento de compra ou dos serviços da marca, significa que as ações estão sendo bem executadas!
Marketing Social – São ações institucionais voltadas à resolução de questões da comunidade, seja na educação, saúde, nutrição, entre outras. A prioridade da marca é ajudar a promover o bem estar social. Atenção: cuidado para não utilizar essa estratégia na promoção de produtos e serviços, pois a prática pode reverter a imagem percebida da marca de positiva para negativa.
Marketing por Dados – O tempo todo consumidores geram dados sobre si mesmos, seja nos meios online ou offline. Tecnologias avançadas baseadas em Big Data e Machine Learning são combinadas para mapear, reunir e analisar esses dados. Gestores que têm à mão tais informações, em tempo real, estão definitivamente muito mais preparados para tomar decisões estratégicas mais rápidas e assertivas nos negócios. Sem dúvida, é uma das melhores formas de acelerar e aumentar os resultados.
Automação de Marketing – É semelhante ao Marketing de Dados, porém neste caso os processos manuais de marketing são totalmente substituídos pela tecnologia. Uma estratégia de automação de marketing ajuda a empresa a preparar os leads para a compra e relacionar-se com eles de forma automática e escalável.
Marketing de Permissão ou Marketing de Atenção – Está na capacidade de contar boas histórias, uma técnica chamada de storytelling. Também está ligada ao conceito de “permission marketing”, onde sua empresa tem a permissão de clientes para contar seus casos de sucesso. Ao expô-los em redes sociais, publicá-los em newsletters ou mesmo submetê-los à premiações, atrai-se a atenção de novos consumidores interessados nas ofertas e que identificam-se com as histórias contadas. É uma das melhores formas de se construir a reputação positiva da marca no mercado.
Marketing de Conteúdo – Esta estratégia faz uso da produção e divulgação de conteúdo relevante para agregar valor à marca e atrair consumidores. No universo online, o Google, por exemplo, chega a indexar os melhores conteúdos em sua ferramenta de busca. Quando o conteúdo ocupa as primeiras páginas da pesquisa, certamente, está gerando retorno à marca – o que pode ser constatado no ROI. A dica é produzir bons vídeos, podcasts, textos, e-books, entre outros conteúdos que atraiam mais consumidores!
Inbound Marketing ou Marketing de Atração – A ação faz com que o público é que encontre a empresa de forma espontânea, e não o contrário. Para tanto, são combinadas as seguintes estratégias: a audiência pode ser atraída por meio de conteúdo e mídia digital paga; conversão da audiência em leads; venda através da aplicação de um funil de vendas; e, por fim, o encantamento com ações pós-venda.
Outbound Marketing – São ações pontuais que divulgam especificamente o preço ou o produto da marca.
Trade Marketing – A estratégia envolve distribuidores, atacadistas e varejistas, conectando as praças à promoção. Dentre as táticas aplicadas em PDVs (Pontos de Vendas) está a de merchandising, quando promoções lançam perguntas sobre a marca aos consumidores.
Marketing Promocional – Procura agregar valor à marca e gerar vendas com ações diretas de fidelização ou de novas experiências. Pode ser executado através de descontos no ato da compra, eventos promocionais, entre outras ações.
Marketing de Ativação – Significa a ativação de consumidores através de experiências relevantes que construam percepções positivas da marca. Pode ser em um evento, em uma peça de propaganda, etc.
Marketing de Guerrilha ou Marketing de Criatividade – Esta estratégia é voltada para ações de baixo custo, mas que geram grande impacto diante de empresas adversárias.
Marketing Viral – Quando peças criativas (vídeo, propaganda, música) são milhares de vezes compartilhadas entre as pessoas, seja no mundo digital ou físico.
Growth Hacking ou Marketing de Crescimento Acelerado – São ações altamente dinâmicas e orientadas para experimentos, onde o monitoramento é feito a partir do acompanhamento da taxa de crescimento.
Marketing de Nicho – Posiciona produtos e aponta oportunidades de mercado, por meio de ações orientadas a públicos específicos, médios e pequenos.
Marketing de Resposta – O segredo desta técnica é aguardar por sinais do macroambiente, sem ser totalmente reativo. O uso de pesquisas de tendências pode ajudar a identificar as ameaças e os problemas do negócio.
Endomarketing – Funcionários de uma empresa são os maiores multiplicadores da marca, pois eles vivem o negócio todos os dias. Então, nada melhor do que mantê-los informados e envolvidos com os planos da empresa. Comunicar claramente os objetivos de negócio aos colaboradores é uma excelente medida para reforçar a comunicação. Lembre-se: mantenha um canal direto com seus funcionários e deixe-os informados, antes que eles sejam surpreendidos e o mercado conte as novidades para eles.
Marketing de Exclusividade – É fazer uso da técnica para lançar edições de produtos ou serviços limitados. A concorrência por ter um item exclusivo ou participar de uma ação única pode engajar muitos consumidores e agregar grande valor à marca.
Marketing em Relações Públicas ou Digital PR Marketing – São esforços para publicar notícias relevantes da empresa na imprensa. O resultado é um crescimento excepcional da credibilidade da marca no mercado. Para tanto, é fundamental ter histórias boas e verdadeiras para contar e um parceiro de assessoria de imprensa competente para gerar press-releases, fazer triagem das pautas conforme interesse da empresa, criar relacionamento e atender, de forma rápida e pontual, às demandas dos jornalistas.
Marketing de Fidelização – Trabalhar a fidelização do cliente em qualquer negócio é essencial. É, de fato, a garantia de que o consumidor voltará a comprar e que ele também poderá indicar o produto a outras pessoas. Por isso, a empresa precisa realizar ações que encantam tanto os atuais quanto os futuros clientes. Dica: priorize as respostas aos clientes insatisfeitos, para reconquistá-los. Um cliente insatisfeito pode rapidamente levar aos quatro ventos uma imagem negativa da sua marca.
Venda cruzada (cross-selling ou bundle) – Trata-se da estratégia de combinar a venda conjunta de produtos, entre os quais há uma relação para o consumidor. Este tipo de venda pode ser incentivada com descontos. O crescimento de resultados ao negócio pode ser imediato.
Up-selling – Esta tática incentiva a compra através de promoções, formas facilitadas de pagamentos que possam gerar novas vendas de produtos ou serviços.
Cross Media – Significa quando a ação começa em um canal e pode terminar em outro, seja no digital ou no offline. O consumidor pode, por exemplo, receber um cupom online e utilizá-lo no ponto de venda (neste caso específico, também chamamos de estratégia omnichannel, que conecta as lojas online e física)
Marketing Sazonal – A estratégia prevê campanhas sazonais de acordo com o contexto do ano. Muito comum no varejo, quando as lojas fazem promoções para trocar coleções.
Marketing Multinível – Esta técnica se traduz no comissionamento a vendedores sobre a venda de produtos e serviços da marca, ajudando a construir uma grande rede de vendas. No entanto, é preciso atenção para que a ação não traga a imagem de um “esquema de pirâmide”, conceito que tem foco na evangelização e agrega valor negativo à marca. A Avon e a Jequiti estão entre as empresas que aplicam muito bem esta estratégia Marketing Multinível.
Marketing de Comunidade – A Apple e a Harley Davidson são ótimos exemplos de como colocar em prática esta técnica. A estratégia faz com que a marca faça parte do estilo de vida de seus consumidores.
Enfim, pesquise a fundo as estratégias que mais se adequam ao seu negócio e siga em frente com seu planejamento. Apenas não esqueça de combinar, cada vez mais, ações convencionais e digitais de marketing!
Fonte: O DIG Digital Express