Sua empresa tem tudo para desenvolver cases de sucesso: uma equipe alinhada e talentosa, infraestrutura adequada e algumas das contas mais disputadas pelo mercado. No entanto, na hora de colocar em prática sua estratégia de inbound marketing, você nota que as taxas de conversão simplesmente não batem com o grau de investimento feito.
Bem, talvez seu problema esteja lá atrás, na confecção das chamadas “buyer personas”, que podem ser entendidas como representações semifictícias dos seus clientes ideais, segundo pesquisadores. E se você quer trabalhar em campanhas cada vez mais assertivas e econômicas, confira as dicas para elaborar buyer personas que irão alavancar o seu negócio no post de hoje!
Por que as buyers personas são importantes?
Simplesmente porque você não quer perder tempo e dinheiro tentando vender para quem não quer comprar o seu produto. O mapeamento das buyer personas conecta a sua empresa à realidade de cada perfil dos seus consumidores ideais, de tal forma que fica possível até mesmo prever suas necessidades de acordo com o posicionamento na jornada do comprador (conscientização > consideração > decisão).
Essa clareza quanto às expectativas da persona permite o foco na produção de um conteúdo mais qualificado, fazendo com que ela avance com mais rapidez no funil de vendas e se torne uma lead ou um cliente em potencial.
Como criar as buyer personas?
Na verdade, não há fórmula mágica para a criação de buyer personas: basta arregaçar as mangas e ir a campo, com prancheta, caneta e gravador para conhecer a fundo o seu público-alvo. Se você já tem larga experiência no seu segmento e acredita que conhece como ninguém sua clientela, ótimo! Você terá um forte contraponto aos dados que irá levantar na pesquisa.
Metodologia de criação das buyer personas
No questionário que irá fazer aos seus clientes ideais, você deverá incluir, entre outros elementos que julgar importantes:
Perguntas demográficas:
- Idade, sexo, profissão, renda familiar e individual;
Perguntas comportamentais:
- Principais fontes de informação, anseios, principais objeções em relação ao produto/serviço;
Captação de quotes ou frases de efeito:
- “Eu não troco o certo pelo duvidoso”; “As mudanças fazem parte da minha vida”.
A partir do momento em que detectar uma padronização nas respostas, bingo! Você terá encontrado sua primeira persona. Depois, é só inventar um nome fictício para ela e inserir todos os dados numa planilha para facilitar a consulta posterior.
Vale destacar que não há um limite para o número de personas. Crie quantas forem necessárias para abranger toda a natureza do seu negócio. No entanto, especialistas recomendam a criação de, pelo menos, uma persona principal e 4 secundárias, até que a estratégia esteja bem consolidada.
E agora que você está por dentro de como desenvolver as personas certas para o seu negócio, é essencial que faça o acompanhamento constante de todo o processo. Quando a locomotiva do inbound começa a andar nos trilhos, é possível analisar quais ofertas geram mais interesse, quais posts no blog apresentam mais acesso e qual grupo de personas está sendo captado com mais facilidade. A partir desses resultados, você poderá afinar ainda mais sua estratégia, uma vez que terá embasamento para direcionar o grosso do seu conteúdo para as personas que deram o melhor feedback.
E então, tem mais alguma dúvida sobre as buyer personas? Quer fazer algum questionamento sobre o tema? Deixe o seu comentário e participe da conversa.