O marketing digital é capaz de entregar resultados muito melhores do que o tradicional. Isso acontece porque ele possui à sua disposição uma série de recursos valiosos que ajudam a otimizar a comunicação, tendo a certeza de que o público ideal está sendo atingido pela publicidade criada. Essa é a ideia por trás da jornada de compra.
Através desse conceito, é possível desenvolver uma campanha com comunicações focadas em diferentes estágios de consideração até o momento em que uma pessoa decide comprar seu produto. Além de minimizar a possibilidade de rejeição, é um sistema completamente alinhado às expectativas da audiência contemporânea.
A jornada de compra é um mecanismo usado pelo marketing digital para mapear o processo pelo qual compradores em potencial passam até fechar negócio com uma empresa. É um jeito de visualizar o caminho da decisão até o final para se certificar de que uma comunicação inadequada não seja empregada.
Ao utilizar a jornada de compra, você consegue filtrar seu público de maneira eficiente, sendo capaz de falar de um jeito com aqueles que estão dispostos a comprar de você e de outro com os que ainda não chegaram nesse estágio. Cada etapa tem uma característica determinante para sua estratégia.
No primeiro estágio da jornada de compra, o seu cliente em potencial não tem conhecimento de que possui um problema a ser solucionado. Portanto, a sua missão deve ser a de despertar a curiosidade dele através de um conteúdo interessante, que aproveite palavras-chave estratégicas para captar buscas relacionadas às dúvidas frequentes.
Um ótimo caminho para acertar aqui é imaginar por quais problemas a sua persona está passando. Ainda não é o momento de oferecer o seu produto como uma solução: o foco deve ser ajudar através de informação valiosa.
A partir das informações descobertas no estágio anterior, agora o seu público já possui consciência de que precisa de uma solução para o seu problema. Você pode trazer um conteúdo mais prático, mostrando como resolver as questões mais comuns dessa situação. Vale a pena investir em dicas, guias e o que mais fizer sentido para sua proposta.
Use uma boa nutrição de leads para impactar continuamente essa audiência com um material que possa levá-la para o restante da jornada de compra.
O seu público já sabe que precisa solucionar o seu problema e está em busca de uma solução. Não é o momento de oferecer abertamente a sua empresa como saída: em vez disso, adote uma posição imparcial para trazer múltiplas formas de resolver a situação.
De acordo com levantamentos da área, 70% dos compradores faz entre 2 e 3 pesquisas diferentes no Google antes de tomar uma decisão. Portanto, certifique-se de que você tenha conteúdo para atender a essas buscas.
No último estágio, você deve concentrar os seus esforços para direcionar o público aos seus produtos e serviços. Isso pode ser feito de maneira bastante direta, já que as pessoas que chegaram até aqui estão realmente dispostas a fazer negócio com você. Todas as etapas anteriores serviram para filtrar essa audiência, tornando-a o mais especializada possível.
Para obter sucesso, você deve especificar os diferenciais do seu produto, focando em caminhos que o destaquem diante dos concorrentes. O uso de ofertas tentadoras pode ser determinante para fechar negócio, como cupons de desconto ou amostras gratuitas.
Tudo pronto para começar a aproveitar as vantagens da jornada de compra em suas campanhas? Lembre-se de elaborar personas que representem com fidelidade o seu público-alvo e considerar os desejos e medos dessas pessoas ao criar o seu planejamento.
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