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Como mensurar resultados do Marketing Digital?
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Como mensurar resultados do Marketing Digital?

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Uma das maiores dificuldades de quem não entende bem de marketing digital é entender o retorno que esta forma de divulgação traz para a marca. O pequeno empresário, principalmente, não compreende como é feito para mensurar resultados do marketing e acaba por optar em não divulgar sua empresa nos meios digitais.

Para acabar com esse problema, preparamos este post para que você entenda como mensurar resultados do marketing digital. Confira!

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    Por que mensurar resultados no meio digital?

    Assim como quase toda campanha de marketing a maior dificuldade do empresário é visualizar o retorno do seu investimento. Logo, muitas vezes, o profissional de marketing encontra dificuldade em convencer o cliente a investir no digital. Em campanhas offline ainda é um pouco mais simples, pois para o empreendedor, ver ou ouvir o nome de sua empresa nas mídias tradicionais é, muitas vezes, o suficiente.

    No entanto, no meio digital não é tão simples assim. Muitas vezes o dono de uma empresa não visualizará o anúncio, por não ser parte do público-alvo da marca ou por não ser ativo na rede. Assim, ele tende a achar que o mesmo não está funcionando. Para evitar essa análise equivocada é necessário que o profissional de marketing tenha boas métricas para mostrar ao cliente o alcance e os resultados da campanha.

    Como utilizar as métricas digitais?

    O primeiro passo para mensurar resultados em qualquer campanha é ter um objetivo bem definido. As métricas a serem analisadas serão escolhidas de acordo com o seu objetivo — se sua empresa visa leads, visualizações, compartilhamentos, curtidas, vendas ou outros. O segundo passo é definir os canais que serão utilizados na campanha, para isto, também deve-se levar em consideração o objetivo predefinido.

    Com sua campanha já definida é hora de analisar as métricas disponíveis. Para isso existem diversas ferramentas e programas que podem te auxiliar. Os próprios sites e mídias sociais disponibilizam métricas das campanhas.

    Quais são as ferramentas de mensuração de resultados?

    Existe no mercado diversas ferramentas que dão métricas para campanhas online. O Google Analytics, por exemplo, pode ajudar a mensurar os caminhos que levaram o público até o seu site, o que fez com que ele clicasse nos seus anúncios, quantas pessoas assinaram sua newsletter, dentre outras informações e resultados.

    Já o Facebook Ads possibilita que sejam analisadas as métricas das campanhas na plataforma. É possível calcular número de curtidas, comentários e compartilhamentos de um post, os dados demográficos das pessoas que interagiram com a publicação, além do dispositivo utilizado quando o anúncio foi visualizado.

    Quando avaliar os resultados?

    Para se ter métricas consistentes em uma campanha de marketing digital é importante que a campanha fique no ar por um tempo maior do que apenas uma semana. Mensurar dados no meio digital requer uma base de dados, por isso a necessidade de deixar a campanha rodar um tempo antes de analisá-los.

    É necessário que a campanha seja acompanhada desde o início para melhorar as conversões e resultados. No entanto, um resultado só poderá ser considerado consistente depois de um tempo. O ideal é analisar as métricas mensalmente e realizar modificações para melhorar cada vez mais o desempenho da campanha.

    Por fim, agora você já sabe a importância de se mensurar resultados em uma campanha de marketing digital e como fazê-lo. Não se esqueça que a métrica deve ser escolhida baseada nos seus objetivos. Afinal, de nada adianta analisar número de curtidas quando seu objetivo é assinatura na newsletter. O ideal é sempre contratar um profissional para acompanhar sua campanha de marketing digital.

    Você já mensura os resultados da sua campanha online? Divida sua experiência e suas dúvidas nos comentários do post!

    Como mensurar resultados do Marketing Digital?

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    setembro 26, 2016
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