Ir para o conteúdo
WEB BIZZ
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • Marketing Digital

Marketing Digital ou Tradicional: qual a melhor opção?

  • novembro 6, 2015

Sabe-se que Marketing é um conjunto de técnicas destinadas para o fechamento de venda que leva em conta quatro elementos: preço, distribuição, comunicação e produto. Essa estratégia diz respeito também a ficar atento às tendências do mercado para identificar o que o cliente precisa, podendo mapear e suprir essa necessidade em curto intervalo de tempo. Mas qual a diferença entre o marketing tradicional e o digital? A principal é que o primeiro utiliza mídias como jornais, revistas, outdoors, televisão e rádio. Já o segundo trabalha com ferramentas online como o e-mail marketing, publicação de conteúdo relevante em blogs e utiliza as redes sociais como canal de relacionamento.

No entanto, antes de decidir qual é o tipo mais eficaz, é importante ressaltar que a forma de comprar do consumidor mudou. Antes, o cliente costumava fazer pesquisa de preços e produtos indo de loja em loja. Mas com o desenvolvimento da tecnologia, o consumidor está mais informado. Ele não vai mais até os estabelecimentos físicos em busca de informações, mas sim recorre à internet, obtendo especificações mais detalhadas, comparação de preços e leitura de depoimentos de usuários sobre a usabilidade do produto ou serviço.

E para te orientar mais sobre todo esse novo comportamento do consumidor atual e quais as diferenciações do uso do marketing digital ou tradicional, o artigo de hoje trará informações que farão da sua estratégia algo muito mais assertivo às suas necessidades. Acompanhe a seguir!

Estatísticas

Existem hoje no mundo 1,6 bilhão de pessoas conectadas, e segundo dados da pesquisa realizada pela HSM Management, 52% dos consumidores utilizam sites para comparar preços. Já no Brasil, onde 75,5% da população está ligada à rede mundial dos computadores, esse valor sobe para 74%. O estudo mostra ainda que 92% dos entrevistados já compraram algum produto na web. Diante desses dados, investir em marketing de conteúdo é uma excelente opção para atender às necessidades desses clientes e aumentar suas vendas.

Segmentação

Um dos objetivos do marketing tradicional é atingir o maior número de pessoas possível. Quando se paga por um anúncio na TV ou se investe em um outdoor em uma rua movimentada, espera-se que um grande número de pessoas veja o seu produto. Por outro lado, com essa ação, você atinge as pessoas que não estão interessadas em seu produto, ou seja, você é quem procura pelos consumidores. Já no marketing digital são os consumidores quem procuram a empresa.

Mas como isso é possível? Quando um consumidor faz uma pesquisa no Google, por exemplo, se o seu conteúdo estiver bem estruturado em SEO, ele aparecerá em destaque na pesquisa e levará um novo visitante para o seu site. As postagens devem ir aos poucos tirando as dúvidas de seu visitante até convertê-lo num lead, transformando-o em um cliente quando ele estiver preparado. Digamos que você tenha uma loja virtual de cerveja e que algum cervejeiro tenha procurado pela palavra-chave “Como combinar cerveja com churrasco”. Se o seu blog produziu conteúdo com essas informações, ele aparecerá no ranking do Google, levando o visitante para o seu site para que você possa oferecer um material mais rico a ele. Esse material pode ser um e-book de “Harmonização de cerveja com diferentes tipos de carnes”, por exemplo, em troca de algumas informações dessa pessoa, como e-mail, nome e idade. Assim, o visitante pode ser convertido num lead, pois você terá mais informações sobre esse sujeito, podendo então nutri-lo com conteúdos que o educará para a compra.

ROI

No marketing tradicional, o valor investido em propaganda normalmente é  muito alto e torna-se difícil medir seu retorno sobre o investimento (ROI), já que é difícil mensurar quantas pessoas foram atingidas com a ação e quantas vendas ela gerou. Por outro lado, o marketing digital tem como objetivo atingir aquelas pessoas que estão procurando por você. Atualmente, existem ferramentas que mostram quantas visitas o seu site recebeu, de onde elas vieram, a quantidade de leads convertidos, taxas de abertura de e-mail marketing, etc. Os custos são variados, mas a grande vantagem é que você consegue mensurar com mais exatidão o retorno do dinheiro investido.

Porém, como todo cliente é importante para o nosso negócio, não podemos deixar de considerar aqueles clientes que preferem comprar em lojas físicas e não têm o hábito de usar a internet, então o ideal é encontrar o equilíbrio entre o marketing on-line e o off-line.

Conseguiu entender as principais diferenças entre marketing digital e tradicional? Tem alguma experiência ou dúvida para dividir conosco? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa!

Marketing Digital ou Tradicional: qual a melhor opção?

Compartilhar post

E-book

Automação de Marketing | Saiba tudo da teoria à prática
BAIXE AGORA, CLIQUE AQUI!

Posts Recentes

Vendas B2B: 5 motivos que podem estar te sabotando

abril 14, 2025

Como humanizar sua estratégia de Marketing para realizar Vendas Corporativas?

abril 10, 2025

NPS no B2B: como medir e melhorar a satisfação do cliente

março 31, 2025

Linkagem interna em blog: o que é e por que você deveria fazer?

março 25, 2025

Como gerar mais engajamento nas redes sociais?

janeiro 30, 2025

A web Bizz

agência de marketing digital

Somos mais que uma simples Agência de Marketing Digital, somos uma Parceira de Negócios!

A Web Bizz é uma agência com mais de 14 anos de sólida experiência em Marketing Digital e especializada em Inbound e Outbound Marketing, com foco em transformar processos de Marketing e Vendas em Resultados de Sucesso.

PrevPreviousComo o Networking pode ajudar no seu negócio?
NextA solução em tempos de Crise: Inbound MarketingNext

Related Posts

Vendas B2B: 5 motivos que podem estar te sabotando

abril 14, 2025

Como humanizar sua estratégia de Marketing para realizar Vendas Corporativas?

abril 10, 2025

NPS no B2B: como medir e melhorar a satisfação do cliente

março 31, 2025

Linkagem interna em blog: o que é e por que você deveria fazer?

março 25, 2025

Nosso endereço

Av. Brasil, 1.782 – SL 25 Parque da Laranjeiras - Itupeva/SP

Nosso Telefone

11 4591-1592

Nosso Email

contato@webbizz.com.br
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Agende uma conversa com um especialista!

Somos a Agência WEB BIZZ,
sua Parceira de Negócios!

FALE COM UM ESPECIALISTA

Agência de Marketing Digital

  • Home
  • A Web Bizz
  • Soluções B2B
  • Política de Privacidade
  • Contato

WEB BIZZ | Marketing Digital – Todos os direitos reservados

WEB BIZZ Soluções Inf. Ltda – CNPJ: 17.625.499/0001-25

  • Home
  • A Web Bizz
  • Soluções B2B
    • Inbound Marketing
    • Outbound Marketing
    • Consultoria em Marketing Digital
    • Implementação e Consultoria RD CRM
    • Automação de Marketing
  • Materiais Educativos
    • Blog
    • E-books
    • Cases
  • Contato
    • Fale com um Especialista
    • Trabalhe Conosco

Telefone

11 4591-1592

Email

contato@webbizz.com.br

Linkedin-in Instagram Facebook Youtube

Fale com um Especialista

Vamos ver como podemos te ajudar

Motivo do contato - Interesse(obrigatório)
Sua média de investimento mensal em marketing(obrigatório)
Descreva sua necessidade e como entende que poderemos ajudar sua empresa.
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.