Qualquer tipo de negócio precisa de bons planos estratégicos para que suas metas e objetivos sejam cumpridos. O planejamento envolve planos instantâneos, de curto, médio e longo prazo – tudo vai depender do que é mais importante para cada momento da empresa.
Considerando que a internet há muito tempo deixou de ser uma aposta e se tornou um “caminho sem volta”, o Marketing Digital é hoje o grande diferencial para qualquer negócio que queira um bom posicionamento e destaque em relação ao mercado.
Uma empresa que aposta em um bom planejamento estratégico de marketing digital também consegue passar para o público interno, quanto externo, uma imagem muito mais firme e consistente – isso porque ele permite uma comunicação mais clara, além de possibilitar eficácia no processo de sinergia entre clientes, funcionários, parceiros e outros.
E um dos grandes objetivos de quem delimita um planejamento estratégico de marketing digital é fazer com que a empresa se torne referência no segmento do mercado em que está inserida.
E como atingir esse objetivo? Confira a seguir alguns pontos que irão lhe ajudar na elaboração de um bom planejamento digital:
Comece definindo seu verdadeiro objetivo
Lembre-se que está totalmente proibido mentir para si mesmo, ok?
Comece definindo as metas do seu negócio. Elas precisam ser específicas, mensuráveis, ambiciosas, realistas e precisas no tempo.
A definição das metas precisa ser exequível, ou seja, não pode-se criar metas impossíveis ou que dependam de fatores que a empresa não consegue controlar.
Elas, necessariamente, precisam trazer resultados para a empresa como, por exemplo, o aumento do número de clientes em x %, aumento do ticket médio para x reais nas compras, faturamento de x reais/mês.
Enfim, metas que façam com que a empresa consiga crescer e atingir outros patamares.
Avalie o cenário atual
Identifique como a sua empresa e seus concorrentes estão posicionados e quais ações estão presentes na internet. Esse diagnóstico deve ser realizado não só para o momento, como também avaliando este mesmo cenário no futuro.
O que avaliar:
- Mensagem clara – os conteúdos dos seus conteúdos digitais são claros, compreensíveis e o leitor consegue compreender o que o seu negócio faz e o que oferece ao mercado?
- Design – o design dos seus canais de comunicação está de acordo com o público que tem o interesse por seus produtos e serviços? É atraente para quem acessa e deseja conhecer sua empresa? Está de acordo com o segmento que sua empresa atua?
- Marketing de conteúdo – os materiais desenvolvidos têm por objetivo informar, educar e entreter possíveis clientes? O material passa informações que façam o possível cliente refletir a respeito do que poderia melhorar em sua vida e que sua empresa pode oferecer? Seus materiais atraem as pessoas corretas?
- E-mail marketing – sua empresa utiliza este importante recurso para divulgar seus produtos e serviços? Existe uma política definida para atrair novos clientes a visitarem seus canais de comunicação e conhecerem as soluções que sua empresa disponibiliza?
- Feedback de clientes – existe uma maneira que possibilite seus clientes a darem um retorno a respeito dos conceitos, produtos, serviços e soluções que sua empresa oferece ao mercado?
Identifique o seu público alvo
Identifique as personas. Entenda como elas se comportam, quais as suas preferências e onde estão na internet? Aprenda como e quando abordá-las.
Uma primeira dica é verificar o perfil do seu atual comprador, quem é ele, do que gosta, o que compra.
Diante deste estudo é possível saber o que mais atrai as pessoas para o seu negócio e a partir desta informação poderá direcionar campanhas, conteúdos e esforços a um público que tenha as mesmas características dos seus maiores e melhores clientes.
Invista em conteúdo e torne-se uma autoridade no assunto, apresentando para seu público novidades, tendências e informações.
Desenvolva um plano completo de ação
Nesse ponto você já identificou as principais ameaças do mercado, assim como as oportunidades que este mesmo cenário oferece a sua empresa. Agora, um plano de ação para que as estratégias sejam implementadas é fundamental.
Considere os canais que você irá utilizar para promover o seu negócio.
De acordo com o perfil do seu público alvo você saberá em quais meios você deverá estar presente: redes sociais, blogs, e-mails, etc.
Tenha sempre um conteúdo específico para cada canal, pois por meio de conteúdo adequado você chamará atenção do seu público, tornando-o fiel a sua marca e adquirirá autoridade sobre determinado assunto.
Estabeleça a frequência com que irá produzir os conteúdos e distribuí-los nos canais já determinados. Isto criará uma linha fiel entre a sua empresa e seu público.
O que deve constar no planejamento de marketing?
Realizado os estudos e definido as metas e objetivos, agora é importante as definições internas do que será feito e detalhes de cada etapa.
O plano de ação é a ferramenta ideal para isto, e abaixo apresentamos o que deve constar nestes controles:
- Atividades – aqui devem estar listadas quais são as atividades que deverão ser desenvolvidas para que os objetivos sejam alcançados.
- Prazos – é importante definir datas de início e término das atividades, para isso devem ser negociadas com o responsável.
- Responsáveis – igualmente importante é a definição de quem será o responsável em cumprir no prazo cada uma das atividades.
- Recursos – aqui precisa-se definir os recursos (financeiros, humanos, equipamentos, ferramentas) que serão utilizados para que as atividades possam ser cumpridas.
De uma forma mais ampla, poderíamos resumir um bom planejamento estratégico de marketing digital como aquele desenvolvido com cuidado, considerando, de início, as metas da empresa.
A partir de então o empreendedor deve conhecer o mercado em que irá atuar, seus concorrentes, suas oportunidades e seu público.
Com todas essas informações em mãos será possível definir uma boa visão a curto, médio e longo prazo para a sua empresa, a tornando verdadeiramente competitiva na web.
Feito isto, mão a obra! Execute e acompanhe suas ações e resultados.
Talvez você esteja um pouco preocupado com tantos detalhes e tantas tarefas a serem realizadas para elaborar um bom planejamento estratégico de marketing digital.
Mas, existem especialistas no assunto, que podem contribuir muito para o sucesso do projeto.
Se você busca maiores detalhes a respeito do planejamento estratégico de marketing Digital, consulte a Web Bizz, empresa focada em soluções digitais e conheça mais a respeito!
Esse post foi publicado originalmente em janeiro de 2016, e revisado e atualizado em novembro de 2018.
(Imagens: divulgação)