All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • Homepage

LGPD: como adequar o setor de marketing de empresas B2B?

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – já está em vigência, tendo sido aprovada pelo Senado no dia 26 de agosto de 2020, trazendo uma nova realidade a respeito do tratamento de dados pessoais dos usuários que utilizam a internet.

Diante disso, as empresas são obrigadas a se adequar a Lei nº 13.709/2018, que determina cuidados e compromissos assumidos com a utilização dessas informações.

A área de marketing das empresas B2B é diretamente afetada com relação ao assunto, pois é através de ações na captura de dados que diversas campanhas são desenvolvidas, visando apresentar produtos, serviços e efetuar negócios pela internet.

Diante da nova lei, os usuários devem permitir que seus dados sejam armazenados e precisam ter o conhecimento de que informações como a utilização de cookies possibilita o monitoramento da sua navegação e inclusive o seu endereço de IP.

Neste post apresentamos como sua empresa deve adequar o LGPD junto ao setor de marketing para evitar problemas e transtornos. Continue lendo e confira.

Como adequar o setor de marketing para a implementação da LGPD?

O setor de marketing precisará se adequar à legislação e, para isso, precisará tomar algumas providências para atender às exigências. Observe, portanto:

Leads autorizados

Os leads precisam a partir de agora autorizar o tratamento dos seus dados antes da captura dessas informações.

Isso significa que, sem o consentimento dos donos dos dados, sua empresa não poderá:

  • coletar,
  • armazenar,
  • utilizar,
  • reproduzir.

Os data brokers, listas de contatos de empresas e pessoas, passam a ser proibidos diante da legislação, portanto, se sua empresa utiliza esse artifício, interrompa a operação, pois elas estão na ilegalidade.

Adeque o seu site

Outra necessidade que precisa ser adequada no seu site é com relação à aceitação de cookies.

Essa ferramenta é utilizada com o objetivo de registrar preferências e identificar o usuário que acessa o seu site, tendo por objetivo oferecer a ele conteúdos atrativos, além de facilitar a sua navegação.

A lei diz que isso só poderá ser feito se o visitante permitir essa possibilidade.

Para isso, quando seu site for acessado, deverá abrir uma comunicação informando ao usuário que ele utiliza cookies, com o acesso à política a esse respeito e um botão no qual o visitante deverá aceitar a sua utilização.

Facilite a saída dos leads

Será necessário em suas publicações na internet apresentar de forma fácil, rápida e eficiente a possibilidade do lead retirar o seu nome do cadastro que ele havia realizado anteriormente.

Outra obrigação que deve acompanhar os e-mails emitidos por sua empresa é constar ao final do conteúdo a possibilidade do usuário cancelar o recebimento desse tipo de mensagem, solicitando a exclusão dos seus dados.

Sendo assim, a lei obriga as empresas a darem total liberdade de escolha ao visitante do seu site ou blog, já que ele define se deseja compartilhar informações e permitir que elas possam ser armazenadas em seu banco de dados.

Estude a LGPD

Para ter a certeza de cumprir com todas as obrigações e avaliar os critérios em que sua empresa pode ou não estar enquadrada, é necessário um estudo pormenorizado da LGPD, afinal de contas empresas B2B estão cada vez mais investindo no marketing digital e vivem essa realidade.

A proteção e a privacidade é um direito de todos e as leis chegam para combater o crime e trazer maior confiabilidade às operações realizadas na internet, o que é muito interessante para todos.

Caso você encontre dificuldades em avaliar a LGPD e promover as mudanças, contate a Web Bizz, uma agência de marketing digital especializada no assunto e que pode lhe ajudar!

Aproveite e confira também como a WEB BIZZ ajudou a INDÚSTRIA
ANAUGER
a crescer 70% em VENDAS nos canais digitais!
Acesse o case completo aqui!

 

(Imagens: divulgação)

LGPD: como adequar o setor de marketing de empresas B2B?

 

Flávio Sales

Next O que é Inside Sales e como aplicar no B2B? »
Previous « Marketing na Construção Civil: vale a pena investir?
Share
Published by
Flávio Sales
Tags: agencia de inbound marketingagencia de marketing digitalinbound marketinginboundmarketingmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing OnlinemarketingB2Bmarketingdigitalmarketingonlinemktwelldoneresultados digitaisvendascomplexasweb bizzwebbizz
5 anos ago

    Related Post

  • Benchmarking B2B: como aprender com o mercado para acelerar seus resultados?
  • Como criar conteúdo B2B que realmente converte
  • Marketing de conteúdo B2B com inteligência artificial: como unir escala, personalização e relevância

Recent Posts

  • Artigos

Benchmarking B2B: como aprender com o mercado para acelerar seus resultados?

“Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.” Você já ouviu essa frase?…

2 semanas ago
  • Comportamento

Como criar conteúdo B2B que realmente converte

Poucas empresas conseguem criar um marketing de conteúdo eficiente no B2B, afinal, a jornada de…

4 semanas ago
  • Comportamento

Marketing de conteúdo B2B com inteligência artificial: como unir escala, personalização e relevância

Com a chegada da inteligência artificial, o marketing de conteúdo B2B entrou em uma nova…

1 mês ago
  • Comportamento

Como transformar o atendimento e pós-venda B2B com IA e estratégias multicanal

Se antes o foco das empresas B2B era atrair e converter novos clientes, hoje o…

2 meses ago
  • Comportamento

Growth Hacking: conheça essa estratégia de crescimento ágil e baixo custo

Imagine crescer rápido, com pouco recurso e sem desperdiçar energia em estratégias que não funcionam.…

2 meses ago
  • Comportamento

(GEO): o que Generative Engine Optimization é, benefícios, estratégias e diferenças entre SEO

Se antes estar na primeira página do Google era fundamental, agora é essencial fazer com…

3 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L