Que as redes sociais já fazem parte da rotina das pessoas, disso ninguém duvida. Mas elas também já se tornaram indispensáveis para o mundo corporativo, de modo que é importante integrar empresa no LinkedIn.
De fato, as plataformas existentes são várias, e os números de usuários cadastrados cresce de forma contínua, o que mostra que elas não vão parar de expandir, trazendo cada vez mais pessoas para participar da comunidade virtual.
O LinkedIn possui um traço diferenciado de outros tipos de redes: ele foi desenvolvido para se tornar uma mídia social corporativa, ou seja, voltada para o relacionamento empresarial de maneira especial.
Não à toa, qualquer tipo de estabelecimento, que pode ser desde uma empresa de demolição de casas ou um escritório de contabilidade, encontra diversos recursos que tornam o seu uso cada vez mais interessante.
A sua estrutura foi criada de maneira a potencializar relacionamentos profissionais, tanto por parte das grandes e pequenas empresas, quanto por pessoas que buscam se colocar no mercado e aproveitam as funcionalidades do LinkedIn.
Dessa maneira, a rede social se tornou uma ferramenta indispensável para o mundo dos negócios, e pode ser de grande auxílio para diversas demandas corporativas.
Sendo assim, usá-la a favor do crescimento da empresa é um dos objetivos da maioria dos proprietários, o que faz com que eles tenham vários motivos para integrar a empresa à plataforma.
Se você já possui um negócio e reconhece que a internet tem um papel essencial para o crescimento dele, de modo que sabe que o LinkedIn pode ser indispensável para o seu estabelecimento, este artigo é para você.
Neste artigo citaremos alguns exemplos de empresas explorando os recursos do LinkendIn para apresentar seu negócio, produtos ou soluções.
Por isso, siga na leitura do conteúdo e conheça algumas razões que podem mostrar com maior clareza os motivos pelos quais a sua empresa precisa estar no LinkedIn.
O que é o LinkedIn?
Quem nunca aproveitou o acesso a um computador novo para navegar nas redes sociais, não é mesmo? Essas plataformas oferecem várias ferramentas que podem ajudar no dia a dia de qualquer pessoa.
Mas quando se fala do mundo corporativo, isso também é possível. O LinkedIn foi a rede desenvolvida com o intuito de ligar empresários e profissionais dos mais variados ramos, permitindo uma conexão mais simples e direta entre eles.
Para apresentar melhor a plataforma, é possível mencionar os seus principais dados, que são:
- Mais de 575 milhões de usuários;
- Cerca de 260 milhões estão ativos mensalmente;
- No Brasil, o número de usuários passa dos 34 milhões;
- Os homens representam 57% dos usuários cadastrados;
- Mais de 20 milhões de empresas estão listadas na plataforma;
- 90% dos recrutadores utilizam a rede em busca de candidatos.
Como é possível perceber, a plataforma se torna interessante para as mais diversas necessidades do mundo corporativo, seja para encontrar colaboradores ou para se conectar com parceiros em diferentes áreas.
Uma empresa que confecciona sacolas ecobag personalizadas pode encontrar fornecedores mais facilmente ao buscar no LinkedIn por estabelecimentos que ofereçam os suprimentos que ela procura, e promover uma relação B2B (Business to Business).
Entre as principais funcionalidades presentes na rede social, o usuário empresarial consegue construir o seu perfil, fazer publicações, cadastrar vagas em aberto, fazer anúncios, captar leads e até mesmo criar grupos.
Justamente porque é um tipo de rede social segmentada, ou seja, voltada para o mundo dos negócios, a grande quantidade de usuários presentes ali pode ter muito mais sinergia com estabelecimentos dos mais diversos segmentos.
Dessa maneira, garantir o ingresso no LinkedIn se torna indispensável para que uma empresa consiga conquistar o seu espaço na internet e se manter sempre visível para o seu público em geral.
Por que é importante integrar a sua empresa no LinkedIn?
Qualquer empresa pode utilizar o LinkedIn para alcançar os seus objetivos mais facilmente, seja para aumentar as suas vendas de banner impressão digital ou para criar conexões que poderão se tornar parcerias no curto ou no longo prazo.
De fato, há vários motivos pelos quais vale a pena integrar o seu negócio na plataforma, e conhecer alguns deles é essencial para que você tome essa decisão o quanto antes.
1. Ampliação de contatos
No universo corporativo, um dos elementos que mais influencia no sucesso de um negócio, e até mesmo no de um profissional, é o networking, a famosa rede de contatos que podem trazer oportunidades de negócio e crescimento.
Em geral, muitos empresários tinham como objetivo a participação em eventos nos quais fosse possível ter maior contato com outros proprietários de segmentos diversos, ampliando as suas relações comerciais.
Com o LinkedIn, isso se tornou muito mais simples e dinâmico, uma vez que a criação de conexões é um dos pontos altos da plataforma.
2. Conquista de clientes
Uma imobiliária que faça o seu cadastro no LinkedIn pode potencializar a sua carteira de clientes muito mais rapidamente.
Para verificar esse cenário, é só imaginar a seguinte situação: fazer o anúncio de locação de sala comercial por hora na rede social pode impactar um número muito maior de pessoas do que ao fazer publicidade em uma revista de bairro, por exemplo.
Isso porque as ferramentas disponíveis na rede permitem que pessoas que possuam interesse nesse tipo de serviço tenham facilidade de encontrar postagens no LinkedIn, o que aumenta as chances de uma empresa conquistar clientes por ali.
3. Ganho de autoridade e visibilidade
O estabelecimento que deseja ser visto pelos seus clientes precisa estar na internet. Além disso, para que ele possa se destacar dos seus concorrentes, é fundamental que ele construa a sua autoridade, sendo visto como uma referência.
Para tanto, é fundamental que se invista em ações voltadas para marketing de conteúdo no LinkedIn, criando uma postagem na qual se explica como são feitos alguns dos seus serviços, como o de reciclagem componentes eletrônicos, por exemplo.
Quando essas informações são disponibilizadas de forma interessante e educativa, o público se mantém conectado com a empresa, e os potenciais clientes dela passam a segui-la mais de perto, confiando no seu trabalho.
Dessa forma, ocorre o processo de conversão de usuários em consumidores da marca, tanto porque eles se habituaram a ter mais contato com a empresa, quanto pela segurança que eles sentiram no negócio.
Por isso, o LinkedIn é uma forma prática e dinâmica de fazer com que uma empresa conquiste a atenção dos seus clientes e tenha maior sucesso na sua atuação digital.
4. Presença nos mecanismos de busca
Outro ponto importante que envolve a produção de conteúdos de qualidade que geram maior visibilidade para o estabelecimento é a presença dele também em mecanismos de pesquisa, tanto na rede social quanto no Google ou outros buscadores.
Isso pode ser visto quando uma empresa está precisando adquirir rótulos adesivos personalizados e decide pesquisar no LinkedIn para encontrar fornecedores que estejam presentes na plataforma.
Esse trabalho de confeccionar e publicar materiais na rede ajuda a mantê-la sempre visível no LinkedIn e nos principais buscadores da internet.
Sendo assim, é fundamental que a empresa que esteja presente na plataforma aproveite essa vantagem para começar um trabalho virtual com maior intensidade no LinkedIn.
5. Analisar a concorrência
Outro ponto estratégico que faz com que um empresário queira integrar o seu negócio no LinkedIn é justamente o de poder acompanhar mais de perto algumas das ações realizadas pelos seus concorrentes.
Assim, caso ele queira entender melhor o que está sendo trabalhado para aumentar as vendas de carimbo empresarial de uma empresa, que disputa o espaço no mercado com a sua marca, certamente ele terá maior facilidade para analisar essas estratégias.
Essa análise garante que o empresário tenha meios de desenvolver um plano de ação para combater o seu concorrente, e conseguir conquistar a liderança do seu segmento, graças ao acompanhamento das publicações e anúncios feitos pela outra empresa.
Os motivos mencionados acima fazem com que o cadastro e o trabalho no LinkedIn otimizem a rotina de um negócio, oferecendo recursos indispensáveis para que o estabelecimento se consolide no mercado mais facilmente.
Considerações finais
As redes sociais já fazem parte das estratégias fundamentais de crescimento de uma marca e, por isso, estar presente nas principais é de suma importância. Ao se pensar no LinkedIn, isso é ainda mais necessário, uma vez que ele é uma plataforma corporativa.
Integrar a sua empresa ao mundo virtual e conseguir utilizar as principais ferramentas do LinkedIn é uma das formas mais promissoras de ter sucesso no mundo dos negócios.
Afinal, é ali que se consegue ampliar o número de contatos, conquistar mais clientes, ganhar maior autoridade, melhorar a presença digital e acompanhar a concorrência.
Por isso, não deixe de se inscrever e de criar a página do seu estabelecimento o quanto antes, para que seja possível alcançar os objetivos para a sua empresa de modo direcionado e eficiente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
(Imagens: divulgação)