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Marketing de Conteúdo: como engajar seu público com o formato certo de conteúdo

No marketing de conteúdo é fundamental oferecer o formato certo de conteúdo para seu público. Assim, não só a comunicação será mais eficiente, como o público também será mais engajado, uma vez que o conteúdo passa a ser relevante para além de seu assunto.

Os formatos são variados e é possível utilizar, inclusive, combinações entre eles para construir a forma mais adequada para conversar com seu público. Posts de blog e e-books, por exemplo, são formatos clássicos escritos do marketing de conteúdo. Entretanto, eles podem ficar muito mais interessantes se tiverem imagens, infográficos ou outros elementos inseridos em determinados momentos do texto.

Vídeos também têm se tornado uma ótima maneira de acessar informação de forma rápida e fácil de consumir. No entanto, para não se tornarem monólogos chatos, podem ser usadas palavras-chaves e elementos gráficos que apareçam na tela para introduzir um novo tópico, por exemplo, ajudando a organizar e fixar melhor o conteúdo.

E existem formatos menos “tradicionais” para esse ramo, como planilhas, gráficos, narrações, podcasts, enfim, as opções não se limitam e podem ser usadas conjuntamente para criar novas. O único cuidado a ser tomado é não exagerar na combinação e acabar bombardeando o público com diversos formatos e se esquecer do mais importante: o conteúdo.

Dito isso, vamos dar agora algumas dicas que valem para construir o formato certo de conteúdo para engajar seu público.

Conheça seu público

Seja qual for o ramo de negócio, sabemos que diferentes públicos requerem diferentes estratégias para gerar engajamento. No marketing de conteúdo isso não é diferente. Públicos distintos exigem diferentes abordagens de comunicação e conhecer bem seus interlocutores é fundamental em uma estratégia bem-sucedida.

Para além de gosto pessoal, pessoas têm diversas maneiras de aprender e assimilar conteúdo. Por isso é tão importante definir a persona para qual ele será destinado. Assim, é possível trabalhar um formato que ela tenha mais facilidade de assimilar e também os limites das possibilidades na hora de apresentar um formato inovador.

Use linguagem simples e acessível

Não importa o tipo de conteúdo escolhido, é importante que ele seja acessível ao público. Para isso, a melhor opção é sempre apostar em uma linguagem mais simples, nada rebuscada. Tudo isso tendo em vista o perfil da persona a que você se dirige.

Quando precisar usar termos técnicos ou outras palavras que podem causar estranhamento, explique de modo a aproximar isso do interlocutor. Se possível, use analogias, ou seja, comparações com exemplos mais corriqueiros, mas sem abusar também, para que o texto não perca fluidez.

Saiba trabalhar os elementos gráficos

Estamos na era das imagens e, como consumidores de conteúdo, tendemos a responder mais rápido ao conteúdo visual que ao textual. Sendo assim, saber usar os elementos gráficos tanto como conteúdo principal quanto para compor o conteúdo escrito é fundamental. Imagens, tamanhos, cores e ícones, todos fazem parte do conteúdo e a forma de trabalhá-los pode ser decisiva para que ele cumpra com seu objetivo.

No caso de formatos que trabalham essencialmente com o visual, eles são componentes indispensáveis, mas no conteúdo escrito eles também fazem toda a diferença. Para ver um exemplo é só olhar para os intertítulos deste post. O destaque que eles recebem graficamente comunica não só um novo tópico, mas também facilita que você identifique o conteúdo dele e navegue melhor pelo texto.

Viu como no marketing de conteúdo é indispensável pensar no formato certo para engajar seu público? Entre em contato conosco para conhecer as melhores soluções de marketing digital para sua empresa.

(Imagens: divulgação)

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Flávio Sales

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Flávio Sales
7 anos ago

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