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Como o marketing digital pode fazer a diferença na sua empresa B2B?

  • novembro 14, 2017

Atuar com marketing digital para empresas B2B pode ser uma estratégia fundamental para atingir o público em um mercado tão competitivo.

O crescimento de qualquer negócio é garantido por duas principais ações: conquistar novos consumidores e fidelizar clientes atuais. No mercado B2B não é diferente, muda-se o perfil do público, mas se mantém a necessidade de alcançar e se relacionar com pessoas.

A Internet oferece mais soluções do que apenas vender produtos por plataformas on-line. Com uma estratégia bem definida, é possível ensinar sobre seu ramo de atuação e atingir diversos participantes do processo de compra de uma empresa.

Quais são as vantagens do marketing digital?

A principal vantagem do marketing digital é poder medir a eficácia de todas as ações realizadas on-line. Qualquer investimento em mídia pode ser testado, acompanhado e ajustado para atingir os objetivos.

O marketing digital também permite explorar segmentações fundamentais de uma estratégia. As grandes mídias on-line, como Facebook Ads e Google Adwords, permitem que anúncios sejam exibidos apenas para usuários que se enquadrem em um perfil preestabelecido. Os filtros de público vão desde dados geográficos e demográficos até tipos de interesses, atividades e informações obtidas diretamente pelo Serasa.

Quais são os desafios do mercado B2B?

As principais diferenças ente o mercado B2B e B2C são a segmentação do público-alvo e o ciclo de decisão de compra.

O processo de aquisição de um produto ou serviço business to business é mais lento e complexo. São necessárias avaliações racionais e técnicas sobre as vantagens da compra, não havendo influência emocional ou impulsiva no momento da transação.

Outro ponto importante é que a tomada de decisão costuma passar por diferentes profissionais. Cada um dos envolvidos no processo pode estar encaixado em um tipo de segmentação de público-alvo.

Com o marketing digital, os custos podem ser reduzidos e medidos com extrema precisão para acompanhar a performance de cada uma das ações. Além disso, permite flexibilidade para criar estratégias on-line de comunicação para os diversos tipos de públicos envolvidos no processo de compra.

Como atuar com marketing digital para empresas B2B?

Entre outras estratégias, empresas B2B podem se aproveitar de duas atividades interessantes do universo digital: marketing de conteúdo e redes sociais.

Marketing de conteúdo

É a estratégia de atuar com a criação de conteúdo relevante para seu público-alvo, objetivando garantir que o cliente encontre seu conteúdo e possa aprender sobre seu produto, serviço ou mercado. Com isso, é natural que o potencial cliente adquira credibilidade no seu negócio e esteja mais propenso à conversão.

O marketing de conteúdo pode fazer com que um potencial cliente que esteja buscando pelo seu mercado de atuação encontre o seu negócio.

Redes sociais

Redes sociais não são apenas canais para assuntos pessoais, brincadeiras e relacionamentos. O marketing B2B no Facebook e LinkedIn pode ser extremamente rentável para seu negócio, pois ambas ferramentas têm segmentações específicas referentes a profissão, cargos, nível escolar, entre outros dados relevantes.

O marketing em redes sociais permite que seu negócio seja anunciado apenas para o público com maior potencial de conversão e com uma comunicação elaborada especialmente para seu perfil.

Case de sucesso

A American Express apresenta um case de sucesso de marketing digital que uniu a estratégia de conteúdo com a das redes sociais. O objetivo da campanha era estimular os comerciantes a comunicar aos seus clientes que aceitam compras com AmEx e, assim, aumentar as transações com o cartão.

Junto com a designer Emily Henderson, desenvolveram novas sinalizações da American Express e produziram uma série de vídeos nas redes sociais para ensinar aos lojistas a usar o design da loja para atrair mais clientes.

Para impulsionar ainda mais a marca, criaram, no Instagram, uma campanha para que os pequenos empresários publicassem fotos dos seus negócios com a nova vitrine, incluindo a sinalização do AmEx.

Mas qual é a relação com a estratégia para empresas B2B? Acontece que a American Express conquistou, com essas simples ações, mais de 400 mil pedidos de sinalizações do cartão para comerciantes nos Estados Unidos.

O marketing digital para empresas B2B oferece diversas oportunidades de investimento, segmentação e mensuração de resultados. As ações podem ser determinantes para ampliar a visibilidade da marca e atrair credibilidade para o seu negócio.

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(Imagens: divulgação)

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