All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • Homepage
  • Estratégia
Categories: Estratégia

O que são materiais ricos e como eles auxiliam a geração de leads

Construir uma imagem sólida e passar credibilidade para os clientes devem sempre ser preocupação das empresas que desejam se manter à frente no mercado. Para isso, muitas delas têm usado a criação de materiais ricos, que, além de aumentar o reconhecimento, ajudam na geração de leads. Veja o que são esses materiais e como usá-los em sua estratégia de marketing.

O que são materiais ricos?

Damos esse nome a diferentes formas de conteúdo que ajudam alguém a se aprofundar em um tema de interesse ou a realizar tarefas importantes com maior facilidade. Entre eles, podemos destacar alguns itens que você provavelmente já conhece:

E-books e whitepapers

Esses documentos em texto geralmente explicam um assunto de maneira prática e aprofundada, apresentando conceitos importantes e dicas valiosas sobre o tema em questão.

Webinars

São palestras on-line, nas quais um profissional passa seu conhecimento ao público e, algumas vezes, responde a perguntas feitas via chat pelos participantes.

Podcasts

Podcasts são programas de áudio muito populares na internet. Neles, geralmente é abordado um tópico por vez sobre um tema específico.

Infográficos

Infográficos são representações visualmente atrativas, que explicam um conceito ou fornecem dados valiosos que poderão ser usados pelo público em suas atividades.

Além dessas opções, há também planilhas e outras ferramentas que dão ao lead o que é preciso para cumprir uma tarefa ou objetivo importante. A ideia é sempre gerar valor e passar conhecimento, independente da opção escolhida.

Como criar esses materiais?

Como os canais são bem variados, é necessário definir primeiro quais deles usar em sua estratégia. Além disso, é importante sempre incluir informações verdadeiras e atualizadas, dar dicas realmente úteis e práticas, e usar uma linguagem que o público entenda perfeitamente. Tudo isso ajuda na identificação que as pessoas terão com o material e, consequentemente, com a sua empresa.

Mais ainda: não use o material produzido para vender diretamente algum produto ou serviço. Isso pode tirar a confiança do consumidor na mensagem que está passando, por pensar que o que você diz é motivado apenas pela vontade de vender, e não como forma de ajudá-lo de verdade.

Seguir esses passos é essencial para que os leads gerados sejam nutridos a ponto de se tornarem clientes.

Como usar os materiais na geração de leads

Como esses materiais têm grande valor, é possível pedir certas informações em troca deles, como e-mail, telefone e outros dados que sejam relevantes para a sua conversão de leads. Quanto maior o valor do material, mais informações o visitante estará disposto a compartilhar. Mas de nada adianta ter um material incrível se o seu planejamento não contar com:

Uma boa divulgação

Observe onde o seu público está, como chamar a atenção dele e procure por modos de simplificar o seu trabalho e amplificar o alcance da distribuição do conteúdo, como parcerias de co-marketing. É essencial estudar o que mais funciona para a empresa e agir sem demora.

Uma landing page incrível

Depois de criar o material perfeito e conseguir atrair muitas pessoas para o seu site, é crucial contar com uma ótima landing page, pois ela será responsável por convencer a todos de que vale a pena informar seus dados e aproveitar o que foi preparado para eles. Se a landing page for mediana, assim também serão os resultados da sua campanha.

Sem dúvida, por criar materiais ricos pensando em gerar valor para quem vai usá-los, você conseguirá aumentar não apenas a geração de leads, mas também se destacar no mercado. Mais do que isso, por educar os leads agora, sua empresa terá clientes melhores no futuro.

E você, já usou alguns desses materiais na geração de leads? O que mais tem feito para atrair clientes em potencial? Deixe seu comentário!

O que são materiais ricos e como eles auxiliam a geração de leads

Flávio Sales

Next Dicas fundamentais de SEO para otimizar suas campanhas de Marketing Digital »
Previous « Buyer persona: como e por que criar
Share
Published by
Flávio Sales
Tags: aumento de tráfegogeração de leadsinbound marketinglanding pagesmarketing de conteúdomarketing digitalmelhores resultadospúblico alvo
10 anos ago

    Related Post

  • Benchmarking B2B: como aprender com o mercado para acelerar seus resultados?
  • Como criar conteúdo B2B que realmente converte
  • Marketing de conteúdo B2B com inteligência artificial: como unir escala, personalização e relevância

Recent Posts

  • Artigos

Benchmarking B2B: como aprender com o mercado para acelerar seus resultados?

“Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.” Você já ouviu essa frase?…

2 semanas ago
  • Comportamento

Como criar conteúdo B2B que realmente converte

Poucas empresas conseguem criar um marketing de conteúdo eficiente no B2B, afinal, a jornada de…

4 semanas ago
  • Comportamento

Marketing de conteúdo B2B com inteligência artificial: como unir escala, personalização e relevância

Com a chegada da inteligência artificial, o marketing de conteúdo B2B entrou em uma nova…

1 mês ago
  • Comportamento

Como transformar o atendimento e pós-venda B2B com IA e estratégias multicanal

Se antes o foco das empresas B2B era atrair e converter novos clientes, hoje o…

2 meses ago
  • Comportamento

Growth Hacking: conheça essa estratégia de crescimento ágil e baixo custo

Imagine crescer rápido, com pouco recurso e sem desperdiçar energia em estratégias que não funcionam.…

2 meses ago
  • Comportamento

(GEO): o que Generative Engine Optimization é, benefícios, estratégias e diferenças entre SEO

Se antes estar na primeira página do Google era fundamental, agora é essencial fazer com…

3 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L