O conceito de marketing não é novo, mas assim como tudo o que envolve gestão de marca, produtos e administração de negócios em geral, tem sofrido mudanças de paradigmas ao longo do tempo. Essa mudança dá-se, principalmente, em decorrência das transformações advindas com a era digital, das novas mídias e, consequentemente, do novo comportamento do consumidor e da nova forma com que ele e as marcas interagem em meio a tudo isso.
Neste ponto, vemos que as formas tradicionais de marketing, embora ainda eficazes e nunca descartadas em totalidade, já nem sempre suprem toda a demanda da área. As empresas, de um modo geral, têm percebido que trabalhar somente com anúncios em rádio, TV ou impressos (offline), por exemplo, não é mais suficiente para impactar todos os públicos que almeja de forma expressiva ou que isto já não traz mais os resultados de antes. Hoje em dia, é inegável que as pessoas estão na internet, conectadas o tempo todo inclusive em seus dispositivos móveis, usando a web para buscar, compartilhar e divulgar informação o tempo inteiro.
Então aí logo vemos a necessidade de adaptar o marketing a isso também, dando espaço ao Marketing Digital. Mas não se preocupe, se você está em dúvidas do que é possível fazer e do porquê de valer a pena investir nisto, descubra a seguir alguns dos principais benefícios que o Marketing Digital pode proporcionar à empresa:
Tendências atuais de comportamento dos clientes
O marketing digital funciona porque vai atuar justamente onde os clientes mais estão ultimamente: na internet. É um tiro certeiro para atingir a maior parte dos públicos, visto que hoje, grande parte dos consumidores e outros em potencial, acessam a web, têm perfis em alguma rede social, ou fazem consultas em mecanismos de busca sempre que desejam saber sobre algum produto ou empresa. Em outras palavras, investir nesse setor é mais abrangente, e a comunicação, para dar certo, tem que definir não só o público, como também os melhores canais para atingi-los, uma vez que a internet atinge todos, mas nem sempre pelos mesmos canais.
A empresa precisa se modernizar para continuar competitiva: se todos os concorrentes estão investindo, por que você vai ficar de fora? Ao procurarem um produto na web, podem encontrar todos os outros, menos o seu, e esse é um risco que o Marketing Digital não só ajuda a evitar como também transforma em um diferencial, caso seu conteúdo se destaque. Ter um site responsivo, postagens interessantes, um blog atraente e verdadeiramente agregador, materiais relevantes para download, entre outras possibilidades.
É mais amplo também do que o marketing offline ao permitir que as pessoas interajam, ao contrário de algo como a TV que transmite a mensagem e não tem o feedback imediato pelo mesmo canal (há que se pensar na comunicação de mão dupla sempre).
Coleta de informações importantes sobre os leads
E o melhor de tudo: muitas vezes de forma indireta ou solidária. Descobrir preferências, sugestões, opiniões e percepções dos clientes com Marketing Digital pode ser muito mais do que simplesmente tentar convencer seu cliente a responder uma pesquisa presencial, por telefone ou correspondência, por exemplo. Disponibilizar um download, um vídeo de interesse, mediante o cadastro ou a resposta de algumas questões, é um caminho para coletar dados para prospectar. Ou ainda, engajar potenciais clientes, despertando neles o desejo voluntário de deixar opiniões, pode ser um valioso recurso para que se direcione a comunicação e os serviços prestados.
É possível também automatizar para classificar corretamente os leads e ajudar a facilitar o relacionamento com eles, por meio de lembretes automáticos em datas de aniversário ou comemorações dos clientes, envio de mensagens automáticas, apenas como exemplos.
Maior facilidade em mensurar e moldar condutas para maior sucesso
Pela própria automação, dá para criar formas de medir os resultados, trabalhar com métricas como taxas de acesso, taxas de rejeição (quando o cliente entra, mas não permanece em sua página, quando faz um cadastro e não dá continuidade ou nem chega a visualizar ou abrir o material disponibilizado), taxas de aceitação e conversão (quando um cliente efetivamente fecha um negócio com ajuda do Marketing Digital ou até mesmo se une em uma rede social, entre outras hipóteses).
Além disto, ter boa reputação na internet ajuda a influenciar a compra: hoje todos consultam opiniões para comprar e os clientes que já experimentaram também divulgam não só o produto como também as recomendações (que são espontâneas), ao contrário da TV que ainda, se tiver alguém recomendando, sabe-se que na maior parte das vezes foi algo planejado pela propaganda, o que naturalmente pode gerar menos confiança, ainda que se trabalhe com uma personalidade influente.
As vantagens do meio virtual
Na internet você leva não só informação aos clientes como também a interação e o ambiente que a marca gera ao seu redor como um todo; outros clientes vão recomendar voluntariamente se realmente gostarem do serviço e isso pesa e influencia os demais. Esta forma de marketing pode se dar em diversas frentes para gerar leads, e vai muito além do que simplesmente ter um site. Aliás, para ser altamente eficaz, é necessário ir além.
E então, entendeu melhor os motivos de investir nesta estratégia? Ficou alguma dúvida ou quer fazer algum comentário? Compartilhe aqui conosco. Participe da conversa!