Uma das melhores coisas que pode acontecer a um vendedor é negociar com alguém que já sabe exatamente o que precisa e sabe que a solução oferecida é exatamente aquela que vai suprir sua necessidade. Geralmente, essa é uma venda rápida, sem grandes dificuldades e com um valor médio mais alto que as demais.
Seria um mundo perfeito se todos os leads que aparecessem para a sua empresa fossem assim, certo? Fazer com que isso aconteça é difícil, mas no post de hoje vamos mostrar por que educar o público por meio de marketing de conteúdo pode te ajudar a trazer mais oportunidades como essa. Confira!
Jornada de compra do cliente
O primeiro passo é conhecer a jornada de compra do cliente. Ela está dividida em quatro passos básicos:
- Aprendizado e descoberta: seu cliente está buscando informações sobre algum problema que tem. Ainda não está buscando por uma solução, quer entender mais a fundo sobre a situação vivida, como as razões para aquilo estar acontecendo.
- Consideração da solução: já sabe o que é o problema e começa a procurar quais são as possíveis soluções para resolvê-lo.
- Decisão de compra: ele agora já sabe qual é a solução para o problema e começa a procurar possíveis fornecedores. Começa a avaliar depoimentos e a reputação das empresas que oferecem a solução.
- Ação: ele efetua a compra daquele fornecedor que julgar o mais adequado.
Conhecer a jornada do seu cliente é fundamental para conseguir criar uma estratégia de marketing de conteúdo e de inbound marketing eficientes.
Por que educar o seu público?
Quando pensamos na jornada do cliente, fica claro que quando alguém efetua uma compra foi dado só o último passo de todo um processo. Uma empresa que fala somente sobre as suas soluções e sobre a própria organização só vai conseguir chamar a atenção de alguém que já está no momento de compra — ou seja, da menor porção do funil.
Quando falamos em educar o público, falamos em gerar conteúdo que vai do primeiro passo da jornada do cliente, que é o aprendizado e descoberta, até aquele que vai desencadear a ação de compra.
Como educar o público?
A melhor forma de educar o seu público é ter disponível no seu site e seu blog um conteúdo sempre atualizado, relevante, e que aborde todos os estágios da jornada de compras.
É importante ter em mente que a jornada de compras se assemelha a um funil, então existem muito mais pessoas na primeira etapa do que na última, então é preciso muito mais conteúdo de atração (que fale sobre problemas que seus clientes enfrentam) do que sobre suas soluções ou depoimentos de quem já comprou com você.
Uma forma interessante de fazer com que as pessoas façam naturalmente essa jornada e passem para o próximo passo é utilizando a automação de marketing. Ferramentas de automação vão permitir que você envie o conteúdo certo na hora certa para sua base de contatos, fazendo com que seu lead sempre caminhe em direção ao fechamento.
Ter uma estratégia de marketing de conteúdo e de inbound marketing, além de complementar sua estratégia de marketing digital, permite que você atinja um público maior e consiga gerar mais leads e oportunidades para a sua empresa.
Você já está educando seu público? Conte para a gente os resultados!