Quando sua empresa percebeu a necessidade de melhorar a forma como se comunica com os clientes, duas opções surgiram: assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.
Ambas oferecem a possibilidade de seu negócio se comunicar de maneira mais eficiente com os clientes, mas quais são exatamente as diferenças entre elas? Confira se você sabe qual o papel de cada uma e como ela pode ajudar seu empreendimento a se superar:
O papel da assessoria de imprensa é auxiliar seu cliente a ser notado pela mídia, preparando sua comunicação institucional para que ela cause uma boa impressão e ofereça visibilidade positiva para o seu negócio. O seu goal é o fortalecimento da imagem de sua marca.
Um assessor precisa conhecer muito bem a empresa, pessoa ou veículo para o qual presta serviço, e é comum que esse profissional seja formado em Jornalismo ou Relações Públicas. Caberá a ele traçar as estratégias para que seu negócio seja percebido. Durante esse trabalho, o assessor terá de levantar os veículos de comunicação mais relevantes para seu cliente e trabalhar no sentido de encontrar oportunidades para a divulgação de suas iniciativas.
Esse profissional será responsável pelos press releases, clippings e follow ups necessários para auferir se sua estratégia de imprensa funciona. Seu papel é aumentar a visibilidade do seu negócio nos veículos de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio e TV.
Quanto maior sua empresa, mais provável que ela precise do auxílio de uma assessoria de imprensa, capaz de gerenciar crises e articular saídas para contornar momentos difíceis em que sua imagem poderia sair prejudicada.
Marketing de conteúdo, por sua vez, é uma estratégia de comunicação que pretende engajar com seu público-alvo de maneira orgânica. Para isso, seu principal veículo acaba sendo a internet, cuja audiência é mensurada e impactada de forma diferente que a dos meios tradicionais.
Quando pensamos em marketing para a internet, atrair seu público alvo com conteúdo de qualidade é uma das maneiras mais fáceis de ser notado. O marketing de conteúdo se organiza para atrair, reter e gerar receitas para o seu negócio, qualificando seu relacionamento com o cliente e tornando esse relacionamento o grande foco da comunicação.
Uma de suas consequências mais desejadas é fazer com que as pessoas reconheçam sua marca e funcionem como propagadores, que endossam seus produtos entre seu círculo de influência. Empresas menores se beneficiam mais do marketing de conteúdo, pois podem falar de perto com o cliente final e convencê-lo da superioridade de seus serviços. Estabelecer autoridade é o grande objetivo.
Empresas buscam constantemente novas formas de divulgar sua marca e expor seus serviços para o máximo de pessoas possível. Assessoria de imprensa e marketing de conteúdo possuem focos e propósitos bem diferentes, mas são aliadas, podendo ajudar bastante nessa jornada. Mas se você tem de decidir no que investir neste momento, é preciso se perguntar qual a maior necessidade da sua companhia atualmente. O que ela busca?
O marketing de conteúdo oferece resultados em longo prazo, fidelizando e nutrindo leads e gerando receita de forma constante para o seu negócio — uma vantagem clara em termos de aquisição. Atinge um nicho específico de seus clientes e trabalha para melhorar a maneira como sua empresa faz uso dos meios de comunicação que já existem além de ampliar sua participação online.
A assessoria se relaciona com um público mais amplo, falando para todos os consumidores quando envia um press release. Seu impacto é imediato em termos de visibilidade, mas, se o trabalho não é feito de forma constante, os resultados podem deixar a desejar. Unir os esforços da assessoria de imprensa e do marketing de conteúdo é o ideal para que seu negócio obtenha a divulgação necessária.
Agora que você conhece melhor as diferenças entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo, já sabe de qual dessas alternativas sua empresa precisa? Aproveite para nos falar qual nos comentários!
Se você está aqui, provavelmente está com dificuldades nas vendas B2B. Afinal, existem várias armadilhas…
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…