Todo gestor de marketing de qualquer empresa que tenha um site ou blog consegue perceber que os dois principais canais de aquisição de tráfego são o Facebook e o Google. Ambos têm suas particularidades, mas quando falamos do buscador surge um tema bastante comum: o SEO, ou a otimização para motores de busca. O SEO tem diversas frentes para serem trabalhadas, e uma delas é o SEO on-page, ou seja, aquele que está ligado diretamente ao site da empresa.
Como o próprio nome já diz, o SEO on-page é a parte da otimização para motores de busca que trata das características e detalhes inerentes à própria página da empresa. Entre eles podemos destacar os títulos, textos, descrições e todo o conteúdo presente nas páginas. Isso sem contar a estrutura de navegação do site, já que quanto mais tempo o usuário ficar no site, mais o Google entenderá o site como relevante no seu segmento.
E falando sobre o SEO on-page, hoje separamos algumas dicas rápidas e fundamentais para te auxiliar no trabalho usando esta técnica. Confira!
Como todo bom post de blog, no SEO on-page tudo começa com um bom título. Para muitos profissionais da área, inclusive, é este o ponto mais importante em um trabalho de SEO, afinal de contas é a primeira coisa que o robô do Google procura quando ele entra no seu site para detectar do que se trata a página. Algumas dicas para um bom title tag:
Ainda sobre os títulos, se você usa WordPress existem plugins que permitem que o title tag seja diferente do título da página que aparece para o usuário. Isto ajuda bastante já que nem sempre o que faz sentido para o buscador, faz também sentido para o leitor.
Outro ponto fundamental do SEO on-page é a meta-description, que nada mais é do que aquela descrição que aparece abaixo do link na página de resultados da busca. Para fazer uma boa meta-description lembre-se de que ela deve contar a palavra-chave foco do post, ao mesmo tempo que descreve brevemente o conteúdo de forma a atrair a atenção do usuário.
Links para o site são um ponto importante do SEO. O que muitas pessoas esquecem é que não são só os links externos que são importantes. Links internos também são fundamentais para o SEO on-page, já que tornam a navegação do usuário mais fluida, além de mostrar para o buscador que as páginas internas são também tão relevantes quanto a página de entrada.
Da mesma maneira que o conteúdo, a URL — ou o endereço do link do site — também deve ser útil tanto para buscadores quanto para usuários. Por isso, na hora de criar as URLs para suas páginas e posts, pense que as palavras-chaves certas precisam estar presentes para que o buscador entenda que elas são relevantes, assim como o usuário também precisa bater olho na URL e rapidamente já compreender do que se trata o post.
O SEO on-page pode ser bem mais complexo e abrangente, mas essas são algumas dicas rápidas e práticas que você pode implementar hoje mesmo na sua empresa para obter melhores resultados na busca.
Quer receber mais dicas práticas e eficientes como essa? Curta nossa página no Facebook, e receba tudo em primeira mão!
Se antes o foco das empresas B2B era atrair e converter novos clientes, hoje o…
Imagine crescer rápido, com pouco recurso e sem desperdiçar energia em estratégias que não funcionam.…
Se antes estar na primeira página do Google era fundamental, agora é essencial fazer com…
Se a sua equipe de vendas B2B ainda não está usando inteligência artificial (IA) no…
Como conseguir contatos para lista de e-mail marketing? Saber como gerar leads e conseguir e-mails…
O LinkedIn não é apenas uma rede para divulgar e encontrar vagas, é também uma…