All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • Homepage
  • Marketing Digital
Categories: E-mail MarketingMarketing Digital

5 dicas para fazer uma campanha de E-mail Marketing que funciona

Saber fazer uma campanha de e-mail marketing que realmente funcione e obter o sucesso esperado nunca foi tão importante como agora, quando a maioria das pessoas faz uso diário desse meio de comunicação.

No entanto, algumas empresas ainda têm dificuldades em planejar campanhas de e-mail bem-sucedidas e acabam cometendo erros que podem ser fatais para o crescimento do seu negócio.

O objetivo deste post é ajudá-lo a promover campanhas de e-mail marketing personalizadas e que ajudem a sua empresa a obter o sucesso esperado. Acompanhe!

1. Peça permissão para enviar e-mails

Enquanto uma boa campanha de e-mail marketing pode ajudar sua empresa, o envio de e-mails não autorizados pode gerar o efeito contrário. Nada pior para o cliente do que abrir sua caixa de entrada e encontrar milhares de e-mails com anúncios ou assuntos que pouco lhe interessam.

Tente fazer uma analogia da caixa de entrada do seu e-mail com sua própria casa. Você gostaria de chegar em casa e encontrá-la cheia de visitantes desconhecidos? É assim que as pessoas se sentem ao abrir seu e-mail e vê-lo invadido por mensagens de empresas a quem não forneceram seus dados.

Por isso, é sempre bom lembrar que, antes de definir qualquer estratégia de e-mail marketing, certifique-se que o cliente autoriza o envio de e-mails. Conseguir essa permissão não é tão difícil assim. Apresente em seu site pop-ups para cadastro, assinatura de newsletter ou ofereça brindes, e-books e conteúdos interessantes em troca de informações.

Lembre-se, invadir o e-mail de alguém pode ser considerado crime de spam, pelo qual uma empresa pode ser penalizada.

2. Construa listas de e-mails segmentadas

Construir uma lista de e-mails segmentada realmente pode ser trabalhoso, porém, não há como cortar caminho e pegar a trilha mais curta, como a compra de listas prontas.

As listas prontas não oferecem dados confiáveis e, em sua maioria, são adquiridas sem a permissão do cliente. Comprar listas de e-mail marketing é o pior investimento que uma empresa pode fazer. Além do desperdício de dinheiro, a prática pode acabar ferindo sua reputação no mercado.

Em vez disso, invista na segmentação. Consiga e-mails de forma autorizada e separe listas de acordo com o interesse manifestado pelo cliente em seu site. Investigue as páginas visitadas ou o conteúdo acessado ou baixado e identifique o que ele buscou em seu site.

3. Envie conteúdo relevante

Após construir uma lista de e-mails segmentada, prepare-se para elaborar o conteúdo que vai enviar para seu cliente, de acordo com seu interesse.

Você já deve começar o e-mail com um título atraente, que instigue a curiosidade do leitor. Muitos e-mails são descartados antes mesmo de serem abertos, simplesmente porque o título não foi atrativo. Portanto, dedique-se à elaboração de um bom título, que seja interessante e faça jus ao conteúdo.

Por isso, é importante conhecer bem seu público e ter realizado uma boa segmentação de listas a partir dos interesses de cada grupo. Dessa forma, fica mais fácil personalizar suas campanhas de e-mail marketing e enviar o conteúdo certo para as pessoas certas. Já pensou enviar anúncios de biquínis para pessoas que moram no Polo Norte? Pode parecer um exemplo exagerado, mas é assim que muitas pessoas se sentem ao receber determinados e-mails: nada a ver com seu perfil.

4. Utilize ferramentas de disparos adequadas

Há muitos softwares disponíveis no mercado que fazem, de forma automatizada, os disparos dos e-mails. Essas ferramentas permitem agendar os disparos nos momentos mais propícios, de acordo com o perfil dos seus clientes, e obter relatórios de resultados da campanha, calculando abertura dos e-mails e outros dados.

Existe uma grande variedade de softwares de disparo, gratuitos e pagos. Analise as possibilidades de sua empresa e verifique qual das opções trará melhor retorno de acordo com suas necessidades.

O envio de e-mails em massa através de um único local (IP, servidor, rede) sem ferramentas e configurações apropriadas, pode levar a empresa a ter seu domínio incluído em listas negras (blacklists), o que normalmente gera transtornos para ser regularizado.

5. Realize testes A/B

Realizar testes A/B é uma estratégia importante para verificar a performance de sua campanha de e-mail marketing. O teste consiste no envio de dois tipos diferentes de e-mails a um mesmo público, a fim de avaliar qual teve maior índice de abertura. Esses testes preliminares permitirão verificar qual estratégia apresenta maiores índices de aceitação pelo seu público-alvo, orientando o resto de sua campanha.

O teste também será importante para verificar os dias e horários que seus e-mails têm maior aceitação, além de indicar os índices das taxas de conversões e permitir mensurar os resultados de forma mais precisa.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para que você possa construir uma campanha de e-mail marketing que traga resultados significativos para seu negócio.

Assine nossa newsletter e receba mais dicas como essas!

5 dicas para fazer uma campanha de e-mail marketing que funciona

Flávio Sales

Next 7 tendências de Marketing para Instituições de Ensino »
Previous « Entenda como o Google classifica os sites
Share
Published by
Flávio Sales
Tags: E-mail Marketinginbound marketingmarketing digitalsegmentação de e-mailsspamweb bizz
10 anos ago

    Related Post

  • Prova social: o diferencial para fortalecer a confiança dos clientes B2B
  • Ainda vale a pena investir em CRM?
  • Top 5 estratégias de branding para empresas B2B industriais

Recent Posts

  • Uncategorized

Teste

A revolução do uso e análise de dados no Marketing Industrial: o Guia Completo A…

4 dias ago
  • Comportamento
  • Estratégia
  • Marketing Digital
  • Uncategorized

Prova social: o diferencial para fortalecer a confiança dos clientes B2B

Quando o assunto envolve estratégias de marketing, vale a pena ler e conhecer detalhes sobre…

1 semana ago
  • Comportamento

Ainda vale a pena investir em CRM?

A sigla CRM, do inglês Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o…

3 semanas ago
  • Comportamento

Como criar um planejamento de marketing B2B para 2026?

O fim do ano se aproxima, e com ele vem aquela sensação de que os…

2 meses ago
  • Comportamento

Top 5 estratégias de branding para empresas B2B industriais

O branding vai muito além de regras de identidade visual ou de um logotipo sofisticado…

2 meses ago
  • Comportamento

Entre dados, ideias e conexões: os bastidores da Web Bizz no RD Summit 2025

O RD Summit 2025 reuniu 21 mil profissionais nos seus 3 dias de encontro, trazendo…

3 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L