Ir para o conteúdo
WEB BIZZ
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • Comportamento

5 dicas incríveis para fazer marketing de relacionamento com sucesso

  • setembro 21, 2015

Na busca pelo sucesso contínuo de uma empresa, o Marketing de Relacionamento tem se tornado cada vez mais uma das estratégias mais utilizadas por gestores que sabem que essa técnica é capaz de deixá-los um passo a frente no mercado. Conhecer, categorizar, fidelizar e recompensar clientes são etapas de um ciclo que pode garantir compras frequentes, clientes satisfeitos e uma positiva propaganda boca a boca. E para te falar mais sobre como esse marketing é capaz de levar a sua empresa para o próximo nível, listamos no post de hoje 5 dicas para você ser mais assertivo em suas técnicas de Marketing de Relacionamentos. Acompanhe!

Elabore um programa de fidelidade

Como o próprio nome já explicita, o objetivo do programa é tornar o cliente fiel e fazer com que ele compre repetidas vezes. Seja oferecendo uma premiação para acúmulo de pontos ou recompensando por indicação de mais clientes, esses programas devem ser bem estruturados e com regras definidas para que o consumidor saiba o precisa fazer para ser recompensado.

É importante também priorizar a categoria dos clientes mais rentáveis para a empresa. Nesse grupo estão alocados os consumidores que compram mais vezes, que compram seus produtos mais valiosos e que mais interagem com sua empresa nas redes sociais. O critério de categorização deve ser definido por cada companhia. O importante é sempre estar atento às necessidades e desejos dessa parcela de clientes, pois certamente vale a pena investir um pouco mais de esforços para satisfazer esse grupo e criar um melhor relacionamento com seu cliente.

Personalize

Clientes gostam de se sentir especiais. Por isso, sempre que possível, ofereça algo customizado. Dessa forma, eles sentirão a preocupação da empresa com o tratamento diferenciado que receberam.

A personalização não necessariamente precisa ser cara. Pode ser a forma de se comunicar, a linguagem utilizada — como a inclusão de termos que seu cliente conhece —, o canal de comunicação com esse cliente, a inclusão de um cartão de agradecimento com o nome dele, uma postagem direcionada nas redes sociais. Tudo isso pode funcionar.

Mantenha um bom contato com seu cliente

Não adianta apenas encher seus clientes com newsletter, promoções, e-mail marketing, postagens, entre outras coisas. É necessário criar um canal de comunicação direto para que o consumidor possa esclarecer dúvidas ou fazer reclamações. A opinião do cliente serve como termômetro para as ações da empresa e é importantíssima para avaliar o que está sendo desenvolvido agora, bem como para conduzir eventuais ajustes.

É importante também que a empresa dê o primeiro passo nesse diálogo e incentive o cliente a falar o que achou da sua experiência de compra. Às vezes, a ação está correta, mas o processo possui falhas, e somente quem poderá apontar isso é seu cliente. Por isso, incentive-o a participar de pesquisas e ouça o que ele tem a dizer.

Não deixe seus clientes esperando

Quando você pergunta algo para alguém, o mínimo que você espera é ter uma resposta, não é mesmo? Seus clientes possuem exatamente o mesmo pensamento. O que eles também querem é que a resposta seja rápida e precisa.

Portanto, uma dica importante é estabelecer um prazo de resposta para o cliente, bem como acompanhar se o problema dele foi sanado. Dessa forma, ele perceberá que realmente foi ouvido e recebeu aquilo que esperava. Outra dica é encaminhá-lo para o setor correto desde o primeiro contato. Ninguém mais tem tempo — nem disposição — para ser repassado por diversos departamentos até ter seu problema resolvido. Situações assim transmitem uma sensação de desorganização e pouco caso cliente. Portanto, quanto menos tempo ele demorar a ser atendido, menos estressado ele ficará.

Faça a pergunta definitiva

Tornar os clientes satisfeitos é um dos principais objetivos de qualquer empresa, pois dessa forma, as chances de que ele volte a comprar de você aumentam significativamente. Em 2006, o consultor e pesquisador americano Frederick Reichheld lançou um livro que trazia o que ele chamava de “A Pergunta Definitiva”. Após aplicar um modelo de pesquisa de satisfação em cerca de 200 empresas, o autor concluiu que clientes verdadeiramente satisfeitos indicam os produtos e serviços de uma empresa para amigos e parentes.

Hoje, com a liberdade das redes sociais, é possível estender esse comportamento, ou seja, pessoas podem indicar sua empresa para pessoas que ela não conhece. Para saber se todas as suas ações deixaram seu cliente satisfeito, é preciso perguntar “você recomendaria nossa empresa a um amigo”? Se a resposta for “sim”, sua empresa está no caminho certo para conseguir mais clientes e ser bem sucedida.

Viu como simples práticas no relacionamento do cliente são capazes de diferenciar a sua marca no mercado? Caso ainda haja alguma dúvida ou queira fazer algum questionamento, deixe o seu comentário e venha participar da conversa. E para se inteirar de mais assuntos do seu interesse, continue navegando em nosso blog!

5 dicas incríveis para fazer marketing de relacionamento com sucesso

Compartilhar post

E-book

Automação de Marketing | Saiba tudo da teoria à prática
BAIXE AGORA, CLIQUE AQUI!

Posts Recentes

Vendas B2B: 5 motivos que podem estar te sabotando

abril 14, 2025

Como humanizar sua estratégia de Marketing para realizar Vendas Corporativas?

abril 10, 2025

NPS no B2B: como medir e melhorar a satisfação do cliente

março 31, 2025

Linkagem interna em blog: o que é e por que você deveria fazer?

março 25, 2025

Como gerar mais engajamento nas redes sociais?

janeiro 30, 2025

A web Bizz

agência de marketing digital

Somos mais que uma simples Agência de Marketing Digital, somos uma Parceira de Negócios!

A Web Bizz é uma agência com mais de 14 anos de sólida experiência em Marketing Digital e especializada em Inbound e Outbound Marketing, com foco em transformar processos de Marketing e Vendas em Resultados de Sucesso.

PrevPreviousInbound Marketing: como sua empresa pode ter sucesso com essa estratégia
NextTudo o que você precisa saber sobre geração de leadsNext

Related Posts

Vendas B2B: 5 motivos que podem estar te sabotando

abril 14, 2025

Como humanizar sua estratégia de Marketing para realizar Vendas Corporativas?

abril 10, 2025

NPS no B2B: como medir e melhorar a satisfação do cliente

março 31, 2025

Linkagem interna em blog: o que é e por que você deveria fazer?

março 25, 2025

Nosso endereço

Av. Brasil, 1.782 – SL 25 Parque da Laranjeiras - Itupeva/SP

Nosso Telefone

11 4591-1592

Nosso Email

contato@webbizz.com.br
Linkedin Instagram Facebook Youtube

Agende uma conversa com um especialista!

Somos a Agência WEB BIZZ,
sua Parceira de Negócios!

FALE COM UM ESPECIALISTA

Agência de Marketing Digital

  • Home
  • A Web Bizz
  • Soluções B2B
  • Política de Privacidade
  • Contato

WEB BIZZ | Marketing Digital – Todos os direitos reservados

WEB BIZZ Soluções Inf. Ltda – CNPJ: 17.625.499/0001-25

  • Home
  • A Web Bizz
  • Soluções B2B
    • Inbound Marketing
    • Outbound Marketing
    • Consultoria em Marketing Digital
    • Implementação e Consultoria RD CRM
    • Automação de Marketing
  • Materiais Educativos
    • Blog
    • E-books
    • Cases
  • Contato
    • Fale com um Especialista
    • Trabalhe Conosco

Telefone

11 4591-1592

Email

contato@webbizz.com.br

Linkedin-in Instagram Facebook Youtube

Fale com um Especialista

Vamos ver como podemos te ajudar

Motivo do contato - Interesse(obrigatório)
Sua média de investimento mensal em marketing(obrigatório)
Descreva sua necessidade e como entende que poderemos ajudar sua empresa.
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.