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5 estratégias para fidelizar clientes!

Mercado altamente competitivo e o novo comportamento do consumidor exigem das marcas estratégias para fidelizar clientes já conquistados e levá-los a realizar novas compras.

Para Philip Kotler, o pai e guru do marketing, a melhor propaganda de uma marca é um consumidor satisfeito.

E no atual cenário global e competitivo, satisfazê-lo vai muito além de apenas priorizar a qualidade do produto e bom preço.

Assim como o consumidor final, o corporativo também deseja experimentar bons momentos com a marca antes, durante e após o processo de compra.

Conheça algumas estratégias para sua empresa fidelizar seus atuais clientes e atrair novos lendo nosso post.

Como fidelizar clientes?

De acordo com as experiências de grandes vendedores apontadas no livro Challenger Sales, de Matthew Dixon e Brent Adamson, 53% da fidelização do consumidor B2B é conquistada na forma como se vende, e não no que se vende.

Isso vai ao encontro do ensinamento de Kotler, que diz que quando se encanta o cliente, uma relação de lealdade com a marca é criada.

Dessa forma, pode-se dizer que fidelizar clientes consiste na arte de conquistá-los e mantê-los.

Como sua empresa pode fazer isso?

Conheça o seu cliente

O consumidor B2B costuma ser mais informado e exigente que o B2C.

Costuma ter uma jornada de compra mais longa e exige mais profissionalismo, da mesma forma que prioriza eficiência e praticidade em todo o processo.

No entanto, geralmente uma empresa tem mais de uma persona, por isso é preciso conhecer essa variação de perfis para encantar e fidelizar clientes.

Para conhecê-lo, procure identificar:

  • tamanho da empresa,
  • seus atuais fornecedores,
  • seus atuais clientes,
  • suas necessidades,
  • e expectativas.

Outro ponto é que no ambiente corporativo muitas vezes o processo de compra não fica somente a cargo de um colaborador, envolve toda uma equipe e isso precisa ser considerado.

Foque no atendimento personalizado

Foque em um atendimento personalizado e evite usar formas automáticas e padronizadas de atendimento.

O cliente gosta de ser olhado como pessoa, e não como apenas mais um número de uma lista.

Promova o encantamento nele oferecendo um tratamento humanizado.

Ofereça uma boa experiência

Um dos desafios das vendas B2B é apresentar um diferencial para promover bons momentos com a marca.

Trabalhe em estratégias para oferecer boas, novas e exclusivas experiências aos seus atuais consumidores.

Os chamados programas de fidelidade são excelentes ferramentas para promovê-las.

A empresa pode oferecer:

  • cupons com descontos exclusivos,
  • maior prazo para pagamento,
  • planos ou pacotes exclusivos para a empresa,
  • vantagens em lançamentos de produtos,
  • cupons, prioridades em lançamentos,
  • descontos especiais em novas compras.

Conte com um pós-venda

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review afirma que a falta de suporte no pós-venda é fator determinante para uma empresa perder ou fidelizar o cliente.

Por isso, o bom atendimento e as boas experiências devem continuar após a compra.

Sua empresa precisa ter uma equipe focada no pós-vendas para atender e dar suporte sempre que houver necessidade.

Invista em marketing de conteúdo

Materiais com informações úteis e relevantes são ferramentas super poderosas para manter o relacionamento e fazer o seu cliente sempre se sentir lembrado.

Por isso, invista em enviar periodicamente uma newsletter, e-mail marketing ou outro meio para continuar se relacionando com ele.

Você pode utilizar os variados recursos digitais também para enviar promoções, lançamentos e até homenagens em datas comemorativas.

Por isso, investir em marketing de conteúdo faz a diferença em todo o processo de compra.

Como você pode perceber, é possível estreitar os laços e manter o encantamento.

Agora que você conhece 5 estratégias para fidelizar clientes, que tal entrar em contato com a Web Bizz, empresa especializada em marketing de conteúdo para empresa B2B?

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(Imagens: divulgação)

5 estratégias para fidelizar clientes!

 

Flávio Sales

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Flávio Sales
Tags: agencia de inbound marketingagencia de marketing digitalinbound marketinginboundmarketingmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing OnlinemarketingB2Bmarketingdigitalmarketingonlinemktwelldoneresultados digitaisvendascomplexasweb bizzwebbizz
5 anos ago

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