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Automação no marketing B2B e a importância para atrair negócios

Se você quer saber mais sobre automação no marketing B2B e como implementar tal estratégia na prática em sua empresa, certamente este post trará algumas dicas e respostas para o seu negócio.

Afinal, nele, trouxemos algumas informações essenciais sobre a importância de automatizar algumas ações e mensurar resultados de suas campanhas B2B, possibilitando assim escalar novas oportunidades e atrair mais clientes em larga escala de forma inteligente e estratégica.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos! Boa leitura!

Afinal, o que define a automação de marketing?

Como o próprio nome já sugere, o termo automação de marketing se refere à capacidade de executar e acompanhar ações e resultados de uma campanha por meios tecnológicos, automatizados e com base em dados.

Afinal, hoje, isso se torna completamente viável e possível a partir de ferramentas avançadas e específicas para este fim.

Em outras palavras, podemos dizer que a automação de marketing se dá através de softwares especializados capazes de definir e monitorar qualquer ação estratégica de uma empresa, tais como disparos de e-mails, agendamentos de postagens nas redes sociais, publicações de blogposts, captação de leads, acompanhamento de resultados etc.

E por que essa estratégia é importante no setor B2B?

A automação no marketing B2B é fator essencial para se conseguir escalar negócios e atrair novas oportunidades com mais transparência e direcionamento das estratégias.

Afinal, como bem se sabe, fazer marketing neste mercado ainda é um desafio para muitas empresas, tendo em vista a complexidade sobre a geração de leads qualificados e a própria necessidade de uma abordagem mais técnica e direcionada com a persona.

Em outras palavras, implementar a automação no marketing B2B pode ser um fator crucial para a sua empresa construir uma campanha mais certeira e focada nas necessidades de seu público, evitando por exemplo, desperdícios de recursos e tempo com ações ineficazes, com uma comunicação ineficiente e com estratégias que não geram resultados práticos no dia a dia.

Por fim, a automação no marketing B2B pode facilitar questões como:

  • Definição de quais ações e estratégias devem ser implementadas;
  • Quais delas geram menos ou mais resultados práticos;
  • Que tipo de abordagem é o melhor a ser realizado com a persona;
  • Quais são os resultados gerados pela campanha;
  • Quais atividades podem ser automatizadas.

Quais as vantagens da automação no marketing B2B?

De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina, usam alguma ferramenta de Automação de Marketing hoje.

E isso se torna óbvio, visto o aumento da competitividade e de uma necessidade crescente que as empresas têm em se diferenciar uma das outras em seus mercados de atuação, buscando constantemente alternativas e estratégias para atrair mais leads e aumentarem suas oportunidades de negócios.

Mas para entender melhor quais são os benefícios práticos agregados pela automação no marketing B2B, podemos destacar os seguintes pontos. Confira!

Agilidade nos processos

Indiscutivelmente, o primeiro ganho prático sobre a automação no marketing B2B se refere à agilidade nos processos, tendo em vista que muitas atividades e ações passam a ser automatizadas nesse contexto.

Então, por exemplo, aspectos como disparos de mensagens, direcionamento de estratégias, comunicação e separação de atividades podem ser complemente otimizados por meio tecnológico, atingindo a uma fatia muito maior de leads e contatos de forma automática e sem a necessidade de interferência manual.

Maior produtividade das equipes

Complementando o benefício anterior, a automação no marketing B2B garante também mais disponibilidade de suas equipes focarem muito mais no estratégico do que do operacional propriamente dito.

Em outras palavras, o seu time terá mais tempo para atividades realmente importantes para suas campanhas e, consequentemente, poderá aumentar a produtividade com ações e estratégias direcionadas.

Redução de falhas

Outra vantagem indiscutível sobre a automação no marketing B2B se refere à redução de falhas, em especial, se compararmos às atividades manuais e operacionais.

Afinal, estamos lidando com mais tecnologia e ferramentas altamente capacitadas para a realização de ações automatizadas e em larga escala, o que seria até impossível para a capacidade humana em certas ocasiões.

Melhor desempenho no funil de vendas

Um ponto a ser destacado na automação de marketing B2B se refere à melhoria no desempenho do funil de vendas de sua empresa.

Afinal, no mercado B2B, a jornada de compra do cliente muitas vezes requer planejamentos e organizações muito mais apuradas e com etapas ainda mais específicas.

Portanto, a automação desses processos é fator essencial para otimizar as conversões, melhorar a comunicação e aplicar estratégias mais direcionadas a cada estágio do funil.

Como aplicar tudo isso na prática?

Como bem destacamos, hoje, basicamente, a automação de marketing B2B se faz a partir de softwares e plataformas específicas para este fim. E o mercado está cheio delas!

No entanto, algumas ganham mais destaque neste cenário, justamente por abrangerem mais funcionalidades e garantirem resultados muito mais satisfatórios aos seus usuários, como é o caso da RD Station, considerada uma das ferramentas mais completas e dinâmicas nessa modalidade.

Na prática, a RD Station proporciona uma gestão ampla e abrangente de todas as ações de uma campanha de Marketing B2B, garantindo benefícios práticos, tais como:

  • Criar campanhas mais direcionadas e estratégicas;
  • Integrar informações de marketing e de vendas em um só lugar;
  • Construir jornadas personalizadas e gerar resultados em escala;
  • Melhorar a comunicação de sua equipe com seus clientes;
  • Monitorar toda a jornada de compras do lead;
  • Organizar e personalizar os seus funis de vendas;
  • Acompanhar o engajamento de suas ações;
  • Gerar leads qualificados;
  • Emitir relatórios analíticos.

E por que contar com uma agência especializada em Marketing B2B?

Além de contar com uma boa plataforma de automação de marketing B2B, como a RD Station, a sua empresa deve investir também na parceria com uma agência especializada neste mercado.

Afinal, ainda que a ferramenta otimize muitas ações e atividades, a definição estratégica de sua campanha deve ser feita e elaborada por profissionais qualificados. Além disso, será a agência responsável por manusear e usufruir melhor de cada funcionalidade disponível no software.

A Web Bizz, por exemplo, é uma agência especialista em soluções de marketing B2B e utiliza a RD Station como ferramenta de automação, gerando resultados satisfatórios e permitindo a escalada de negócios em grandes proporções para seus clientes e parceiros.

E se você quer saber mais sobre o tema e como implementar a automação no marketing B2B em sua empresa, não deixe de conhecer mais sobre os diferenciais da Web Bizz e converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

(Imagem: divulgação)

Flávio Sales

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Flávio Sales
Tags: agencia de inbound marketingagencia de marketing digitalinbound marketinginboundmarketingmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing OnlinemarketingB2Bmarketingdigitalresultados digitaisvendascomplexasweb bizzwebbizz
3 anos ago

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