All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • Homepage
  • Marketing Digital
Categories: EstratégiaInbound MarketingMarketing de ConteúdoMarketing Digital

Como criar um funil de vendas para o seu negócio?

Construir uma campanha de marketing para aumentar as vendas da sua empresa é uma tarefa que exige muito planejamento. Sem uma estratégia clara e muito bem definida, o processo se torna demorado e ineficiente.

Assim, para atrair mais visitantes e transformá-los em clientes fidelizados, uma das metodologias de sucesso mais utilizadas tem sido o funil de vendas.

Neste post separamos as principais dicas para você criá-lo. Continue lendo!

Definição do funil de vendas

O primeiro passo para criar um funil de vendas é compreender o que ele realmente é.

Trata-se de um método de captação, nutrição, conversão, encantamento de um público-alvo desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a sua empresa (visitante) até o instante em que ele se torna um promotor espontâneo e ávido consumidor de sua marca (cliente).

Dessa maneira, podemos dividir o funil de vendas em três etapas: topo, meio e fundo.

A palavra-chave desse processo é acompanhamento, porque é exatamente essa a ação que você mais vai executar — direcionar e guiar o desconhecido visitante e estabelecer um relacionamento positivo com ele.

Esse fato é importante para que você possa abordar o seu cliente no momento em que ele já estiver pronto e qualificado para realizar a compra do produto da sua empresa.

Desenvolvimento do funil de vendas

Para desenvolver um funil de vendas, é preciso trabalhar a parte de marketing de conteúdo do Inbound Marketing, ou seja, produzir material relevante e atraente para o seu público-alvo.

A partir da definição de quem é a sua persona, com as informações sobre os conteúdos que mais lhe interessam e quais as formas de interação que ela mantém com o mundo digital, inicia-se o processo de produção de material para o funil de vendas.

Topo do funil

O topo do funil deve concentrar cerca de 80% de toda a sua produção de conteúdo. Isso porque é necessário atrair a persona para que ela faça o primeiro contato com a sua marca, por meio de site, blog ou rede social.

Por isso, o material a ser produzido deve ser leve e de fácil leitura. Nada de conceitos complicados, linguagem técnica e postagens longas.

Esse é o momento de mostrar para a persona qual é o problema que ela tem e que você solucionará. No entanto, foque o problema, não os seus produtos. Sua marca, de preferência, não deve aparecer citada diretamente nesse tipo de material.

Nessa fase, o objetivo é fazer uma troca: você fornece material atraente para a persona e, em troca, ela lhe fornece o contato dela (pelo menos o e-mail).

Portanto, aconselha-se à produção de posts em blogs um local para assinar a newsletter na página, o download de e-books e whipe pappers e conteúdos educativos leves.

Meio do funil

O meio do funil é o momento para levar à sua persona as informações a respeito de produtos e serviços que possam resolver os problemas dela, sem ainda envolver diretamente a marca da sua empresa.

Nessa fase é interessante fornecer ao lead guias especializados, interações ao vivo, como webinars e vídeos explicativos.

Fundo do funil

Após estabelecer um relacionamento positivo com a sua persona, está na hora de mostrar por que a sua marca é a melhor das melhores.

Para isso, apresente estudos de casos, comparações entre fornecedores e entre produtos, e faça demonstrações ao vivo. Aí a sua logomarca deve estar presente e bem visível. Essa é a hora de conseguir o sim de sua persona e transformá-la em cliente.

Com a metodologia do funil de vendas, é possível acompanhar todo o desenvolvimento do relacionamento da persona com a sua marca. Criar uma campanha de marketing embasada nesse tipo de instrumento é viável e extremamente produtivo.

Agora que você já aprendeu como criar um funil de vendas, compartilhe este post em suas redes sociais!

Gostou do nosso post? Então, assine nossa newsletter e não perca as próximas novidades!

Como criar um funil de vendas para o seu negócio?

Flávio Sales

Next Links patrocinados: entenda mais sobre esse tipo de publicidade online »
Previous « Como o Inbound Marketing pode gerar oportunidades de negócios?
Share
Published by
Flávio Sales
Tags: agencia de inbound marketingagencia de marketing digitalmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing Onlineresultados digitaisweb bizz
8 anos ago

    Related Post

  • Como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?
  • Como usar o LinkedIn para gerar leads B2B?
  • Funil de vendas em Y no B2B: o que é e como aplicar?

Recent Posts

  • E-mail Marketing

Como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?

Como conseguir contatos para lista de e-mail marketing? Saber como gerar leads e conseguir e-mails…

1 semana ago
  • Comportamento

Como usar o LinkedIn para gerar leads B2B?

O LinkedIn não é apenas uma rede para divulgar e encontrar vagas, é também uma…

3 semanas ago
  • Inbound Marketing

Funil de vendas em Y no B2B: o que é e como aplicar?

O funil de vendas em Y é uma estratégia comprovadamente eficiente para negócios B2B que…

3 semanas ago
  • Estratégia

Consultoria de marketing digital B2B vale a pena? Descubra aqui!

Entre os maiores desafios das empresas B2B, gerar leads qualificados e escalar as vendas no…

4 semanas ago
  • Comportamento

Vendas B2B: 5 motivos que podem estar te sabotando

Se você está aqui, provavelmente está com dificuldades nas vendas B2B. Afinal, existem várias armadilhas…

2 meses ago
  • Comportamento

Como humanizar sua estratégia de Marketing para realizar Vendas Corporativas?

No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…

2 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L