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Data-driven marketing para segmento industrial e B2B

O data-driven marketing é uma nova tendência e tem ganhado força no mercado por possibilitar a tomada de decisões baseada em dados.

Assim, ao invés de estruturar a estratégia com suposições, utilizam-se indicadores e estatísticas que conseguem encontrar padrões e fazer previsões.

Dessa forma, é possível ter mais resultados com as campanhas de marketing e aumentar as conversões e vendas.

Se você quer saber mais sobre data-driven marketing e aprender a aplicá-lo no segmento industrial e B2B, continue lendo e confira.

O que é data-driven marketing?

O termo não diz respeito apenas a uma estratégia que utiliza dados para basear as decisões, mas a uma cultura.

Apenas por meio da mudança empresarial, da valorização das informações e do investimento em tecnologias, é possível promover reais mudanças.

Ademais, o uso de dados para basear as decisões não precisa ocorrer apenas no setor de marketing, mas deve ser utilizado para auxiliar toda a gestão, assim como o setor de vendas.

Dessa forma, podemos falar que as empresas que aplicam o data-driven marketing são aquelas que fazem o planejamento, execução e gerenciamento de todas as suas decisões baseadas em informações reais.

Assim, é possível fornecer para cada cliente uma experiência única, baseada realmente nas suas preferências e gostos, aumentando as suas chances de fazer uma compra e se fidelizar.

Apesar de tudo isso parecer uma operação apenas para grandes negócios, não é. Com as ferramentas corretas, é possível ter, de forma acessível, tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e análise computacional.

Por que o segmento industrial e B2B devem investir em data-driven marketing?

O data-driven marketing ainda é um tanto recente no Brasil, mas já existem muitas pesquisas que mostram a importância dessa cultura para os negócios.

De acordo com a Marketing Evolution, empresa especializada em estratégia online e offline, em 2020, cerca de 50% dos profissionais de marketing já baseavam suas decisões em dados.

Apesar disso, cerca de 57% deles interpreta as informações de forma errada, o que prejudica os resultados.

Entre as principais aplicações dessa operação, especialmente para o segmento industrial e B2B, podemos citar:

  • análise da jornada do cliente,
  • otimização de testes A/B,
  • personalização do site,
  • segmentação dos leads,
  • análise de taxa de abertura e cliques de e-mails,
  • testes de usabilidade,
  • otimização da criação de conteúdo,
  • análise do feedback de clientes,
  • estudo dos concorrentes.

Dessa forma, a principal razão para se investir no data-driven marketing é contar com dados para realizar todos os processos acima e otimizá-los.

Como implementar essa estratégia?

Para implementá-la é preciso de calma. Se você tentar fazer todo o processo de um dia para o outro, pode ocorrer algum equívoco e ter sérias consequências.

Sabemos que negócios B2B os quais envolvem vendas complexas e que as tratativas comerciais são normalmente mais demoradas, devemos elaborar uma estratégia de data-driven marketing considerando todas as etapas.

Nós aconselhamos que o primeiro passo seja mudar a cultura empresarial. Converse com os colaboradores sobre a importância dos dados e comece a dar o exemplo.

Além disso, também é importante investir em tecnologias para fazer a coleta e armazenagem de dados. Muitas delas, possivelmente, já fazem parte da empresa, mas são utilizadas incorretamente, como:

  • Google Analytics,
  • Google ou LinkedIn Ads,
  • Google Data Studio,
  • CRM,
  • ferramentas de automação, como de e-mail, de rastreamento de leads ou agendamento de posts,
  • plataformas de vendas online.

Recomendamos que você encontre uma ferramenta que faça a união de todos esses dados e os deixe mais acessíveis.

Dê preferência, ainda, para aquelas que já contam com tecnologias mais avançadas para fazer a análise e encontrar padrões.

A partir desses passos e com a devida capacitação da equipe, você poderá revolucionar a sua relação com os clientes e ter muito mais resultados.

Agora que você já sabe mais sobre data-driven marketing, continue a leitura com 3 estratégias de Marketing para obter bons resultados no Segmento Industrial.

(Imagens: divulgação)

Flávio Sales

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Flávio Sales
Tags: agencia de inbound marketingagencia de marketing digitalinbound marketinginboundmarketingmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing OnlinemarketingB2Bmarketingdigitalresultados digitaisvendascomplexasweb bizzwebbizz
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