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ICP: tudo o que você precisa saber para identificar o seu Cliente Ideal!

Uma boa ação de marketing, seja ela qual for, precisa de direcionamento adequado e impactar as pessoas certas. Uma das formas de ser eficiente nesse quesito é traçar o perfil do cliente ideal.

O público-alvo de uma empresa é composto pelas pessoas que podem ter interesse nos produtos ou serviços, porém ele pode ser muito grande e heterogêneo.

Dessa forma, a partir das informações obtidas do público é possível criar o perfil do cliente ideal, que é muito mais detalhado, permitindo que o negócio realmente conheça quem melhor se encaixaria em suas soluções.

Com esses dados em mãos, é possível entender exatamente em que se pode melhorar, seja no atendimento, soluções, promoções e outros detalhes essenciais.

Neste post iremos lhe ensinar como identificar o seu cliente ideal e usufruir disso para criar as melhores ações de marketing. Confira!

O que é, exatamente, o Cliente Ideal?

Traçar o perfil do Ideal Customer Profile (ICP), que em português é o perfil do cliente ideal, é algo tão importante que pode ser usado tanto pelas empresas B2B como as B2C, ou seja, tanto empresas que atuam diretamente para outras como as organizações que lidam diretamente para o consumidor se beneficiam.

O ICP é uma descrição minuciosa do consumidor que mais iria se beneficiar do seu produto ou serviço.

Esse cliente possui características, personalidade, e poder aquisitivo alinhado com as soluções da empresa e, consequentemente, terá tickets médios maiores.

A partir dessa definição, o negócio poderá compreender exatamente quem ele atinge da melhor forma e, assim, poderá traçar novas ações pensando exatamente em como agradar esse público tão nichado.

Como identificar o Cliente Ideal?

Agora que você já sabe o que é cliente ideal, nada mais justo do que lhe ensinar a como criar o seu! Siga essas 3 dicas e comece a investir em ações mais assertivas e fidelizar mais seus clientes:

Busque informações sobre o seu lead

O primeiro passo para encontrar seu cliente ideal é analisar os que você já tem. Separe os melhores que você possui atualmente e pelos quais nutre o melhor relacionamento.

Faça uma lista das preferências dessas pessoas, mas também não se esqueça de pensar no retorno financeiro desses clientes.

Ao analisá-los, tente traçar um padrão de comportamento, preferências, poder aquisitivo, produtos que mais compra, idade, hobbies, etc.

Quanto mais informações, melhor.

Entenda suas dores e necessidades

Após traçar as características do cliente ideal, é importante ir além. Entenda por que esses clientes compram na sua empresa, quais suas necessidades, dores e em que sua empresa os ajuda.

Com essas respostas em mãos, você perceberá o quanto elas são importantes.

O consumidor procura por soluções quando percebe que tem um problema, então, por que não dar as melhores soluções?

Trace o perfil do Cliente Ideal

Com todos esses pontos definidos, é possível traçar o perfil do cliente ideal e criar planos estratégicos focados.

Um exemplo é:

Empresas de pequeno porte que trabalham com cerâmica, localizadas em São Paulo e com faturamento de até R$ 100.000,00 por mês. Possuem até 30 funcionários e sua maior dificuldade é entrar no mundo digital para ampliar os canais de venda.

A partir dessa definição, você poderá compreender melhor os pontos fortes e fracos da empresa e otimizar os processos de acordo com as preferências dele.

Você perceberá melhores resultados e terá em mãos um leque de oportunidades de criar ações direcionadas, mais eficientes e que atraiam pessoas com esse mesmo perfil.

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(Imagens: divulgação)

ICP: tudo o que você precisa saber para identificar o seu Cliente Ideal!

Flávio Sales

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Flávio Sales
Tags: agencia de inbound marketingagencia de marketing digitalinbound marketinginboundmarketingmarketing de conteúdomarketing digitalMarketing OnlinemarketingB2Bmarketingdigitalmarketingonlinemktwelldoneresultados digitaisvendascomplexasweb bizzwebbizz
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