As tendências de marketing digital que surgem a cada ano precisam ser acompanhadas de perto por quem se importa com essa área de atuação. Cada vez mais ligado a tecnologias e inovações possibilitadas pela internet, esse mercado vem se tornando ainda mais promissor e disputado.
Se está pensando em fazer a sua marca crescer no meio virtual e se destacar da concorrência, esse é o artigo certo para você. Por isso, continue a leitura e descubra quais são as 5 maiores tendências de marketing digital para 2018!
Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre alguma “blogueira”. Essa expressão é muito usada para representar as mulheres que, por estarem diretamente ligadas a um tema, possuírem milhares (ou milhões) de seguidores nas redes sociais e transformarem suas próprias vidas em um constante objeto de desejo, exercem grande influência nessas áreas.
Os digital influencers, no entanto, não são apenas mulheres, e muito menos falam apenas de moda ou maquiagem. Microinfluenciadores, por exemplo, podem exercer influência sobre os nichos, enquanto os macroinfluenciadores se comunicam com um público maior e mais heterogêneo.
Todas essas possibilidades dão a qualquer empresa o poder de alcançar públicos específicos por meio de digital influencers, fazendo com que a divulgação do produto ocorra de forma mais natural e melhor aceita pelo público. Por isso, essa é uma das principais tendências de marketing digital para 2018.
De acordo com um relatório de estatísticas da Livestream, uma das maiores plataformas do mundo de transmissão e consumo de vídeos, 80% das pessoas já preferem assistir um vídeo on-line a ler um post de blog. As notícias urgentes são o tipo de conteúdo mais visto, seguido de shows e festivais.
Para 2018, a tendência é que, cada vez mais, as pessoas produzam e assistam vídeos ao vivo. Além do YouTube, essas transmissões são também realizadas por outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, que vêm oferecendo cada vez mais melhorias e facilidades em relação a essas funções.
O marketing digital tem se expandido tanto nos últimos anos que conseguiu até migrar para o off-line. O principal conceito do Out of Home é atingir o público mesmo desconectado e fora de casa, como o próprio nome diz.
Apesar de isso nos remeter a práticas antigas (e talvez já ultrapassadas) como outdoors, placas e banners, novas tecnologias estão revolucionando esse conceito. Alguns exemplos são os displays digitais já instalados em várias bancas de jornal, além de painéis interativos em locais de grande circulação como aeroportos e shoppings.
Os chatbots já vêm sendo usados como verdadeiras soluções para a comunicação entre empresas e clientes (ou possíveis clientes). Essa ferramenta pode realizar atendimentos, oferecer suporte e desempenhar várias outras funções, trazendo economia de tempo e dinheiro.
Para 2018, essa é uma das tendências de marketing digital a serem mais exploradas. Isso porque a tecnologia pode ser ainda melhor aproveitada com a ajuda do machine learning, passando a desempenhar cada vez mais funções e de forma mais completa e natural.
A inteligência artificial vem sendo, a cada ano, mais usada no marketing digital. Não é à toa que máquinas, robôs e outros dispositivos estão desempenhando, de forma crescente e mais eficaz, funções antes realizadas por profissionais humanos e, por sua vez, susceptíveis a falhas.
Essa tecnologia possibilita a ampliação das ações realizadas e a automação de processos. Alimentar banco de dados e “ensinar” essas máquinas, no entanto, é um desafio também crescente para os profissionais da área, já que falta qualificação no mercado. Por isso, além de uma tendência, essa também é uma área profissional bem promissora.
Agora que você já conhece as principais tendências de marketing digital para 2018, que tal aprender mais sobre o Marketing 3.0 e qual a importância dele para as empresas? Leia o artigo agora e descubra!
(Imagens: divulgação)
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